29 de nov. de 2011

Maine Coon | Gatos de Raça




Foto: Leslie Watts
Mitos e lendas cercam o Maine Coon. Não faltam assuntos para falar sobre esta raça.

As pessoas nunca se cansam de contar historias incríveis, fantasiosas ou não, sobre este gigante de bom coração.

Origem.

Algumas lendas:

1. A crença mais aceita, mas biologicamente impossível, seria o amor entre um gato selvagem do estado de Maine, e um guaxinim (racoon em inglês).

2. Outra lenda, é que durante a revolução francesa, Maria Antonieta em fuga, levava consigo seis gatos. E o cruzamento dos mesmos originou o Maine Coon.

3. Muitas pessoas acreditam que o Maine Coon é resultado do cruzamento de um lince americano, com gatos de pelo longo trazido pelos colonizadores.


Lógica:

Cruzamento entre gatos de pelo longo, principalmente russos e escandinavos, com gatos nativos do estado de Maine. Após uma seleção natural, que manteve os mais resistentes ao frio.

Em 1878, em uma exposição em Boston, foi apresentado o Maine Coon Captain Jenks.

Uma exposição realizada em maio de 1895, na Madson Square Guarden, de Nova York, teve como campeã uma Maine Coon chamada Cosey.

O grande interesse por persas e siameses, ocultou o Maine Coon por meio século. Em 1950, houve um novo interesse pelos Maine Coon, e desde então, o crescimento populacional da raça não para.

Na reunião de criadores, na primavera de 1974, a Sra. Rose Jean anunciou ao CFA, um clube da raça Maine Coon. Os membros afirmaram que já tinham preenchido todos os requisitos para fundação de um clube da raça. Tinham 133 gatos cadastrados.

Em 1976 a CFA reconheceu o Maine Coon como raça. E em 1980, a FIF reconheceu como raça.

Foto: John Nyberg

Aparência

O Maine Coon é um gato enorme, que pode chegar a 10 kg. Pelos longos, corpo musculoso, longo e retangular, possui cinco classes de cores. Pelagem mais curta nos ombros, cabeça e nas patas. E mais longa no dorso e no abdômen. Olhos grandes, ovais quase redondos, com um ângulo oblíquo. Todas as cores de olhos são permitidas.

Fêmeas: 4 a 6 kg.
Machos: 5,5 a 10 kg.
Mais informações: http://www.cfa.org/documents/standards/maine.pdf


Saúde e Predisposição a Doenças

- HCM (cardiomiopatia hipertrófica),
Mais informações: http://www.tudogato.com/2011/05/cmh-gatos-doentes-do-coracao-dia-de.html.

- Atrofia muscular espinhal.

- PKD (doença dos rins policísticos).

- HD (displasia coxofemural).


Cuidados

Escovação semanal, corte de unha periódico, limpeza de ouvidos, e demais cuidados conforme orientação de um médico veterinário.


Comportamento/Temperamento

Gentil, leal e brincalhão. Adora crianças e cães. Dominante, porem sociável.
Precisa de grandes espaços, sendo uma casa com um belo jardim mais apropriado que um apartamento.


Nota: Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção.


Marcelo Samegima Aleixo
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000623329523
msaleixo@hotmail.com





Sinopse: Cinco gatos. Cinco histórias. O destino de um mudando a vida de todos. Em uma grande cidade, cinco felinos vivem suas vidas. Um é o bichinho de estimação de uma enfermeira, outra viva na casa de uma madame. A casa de ração desse bairro é o lar de outra gatinha, enquanto um gato que era branco mas ficou cinza vigia a oficina do borracheiro. Somente o gatuno ronda livre pelas ruas. Estão separados, mas o Destino faz com que se unam novamente para atender um último pedido. “O Livro dos Gatos” de Estevão Ribeiro fala sobre diversos temas relacionados ao convívio entre pessoas e animais nas cidades, como abandono, adoção, segurança, morte e cooperação. Também será usado como uma maneira de alertar as pessoas sobre as condições – muitas vezes precárias – em que vivem os animais de rua e como parte de uma campanha para arrecadar fundos para Organizações Não Governamentais que auxiliam animais abandonados. Já foram escolhidas duas ONGs, uma em São Paulo e outra no Rio, que a cada livro vendido irão receber 5% do preço de capa como doação para manterem o seu trabalho.


Começo esta resenha parabenizando o autor pela bela iniciativa de doar parte dos direitos autorais do livro para ONGs que cuidam de gatinhos de rua (A Confraria dos Miados e latidos em SP e os Gatinhos Encantados, no RJ).


"O Livro dos Gatos" é um livro infantil, com fofas ilustrações em preto e branco que o autor nos convida a pintar para dar aos gatinhos do livro uma cor de gatinhos que, por vezes, tenham passado pelas nossas vidas. Afinal, quem não conhece uma gatinha que mora em uma casa de ração ou em uma borracharia??


São cinco histórias bem curtinhas sobre cada gatinho, até que estas histórias se entrelaçam, ensinando sobre cuidados com os gatos, o que pode acontecer com gatos que moram nas ruas ou os que, apesar de terem um lar, tem acesso às ruas.



A história é muito fofa e contada em forma de poesia. Vale a pena para adultos e crianças! Principalmente para crianças, é uma boa forma de começar a aprender sobre amor aos animais e posse responsável!


Compre você também "O Livro dos Gatos" neste link: http://llyreditorial.wordpress.com/nossos-livros/catalogo/o-livro-dos-gatos/ e ajude a salvar um gatinho de rua!


Laura
www.gatosnabiblioteca.blogspot.com
@GatosBiblioteca



25 de nov. de 2011

Cats, O Musical | Gato Geek


Depois de um tempinho sem postar nada achei que seria uma boa escolha falar de um musical, já que junta teatro e música e além disso, se tem como protagonistas nossos queridos felinos não teria como errar.


Cats já foi representado em 11 idiomas; encenado em mais de 300 cidades pelo mundo todo com cerca de 50 milhões de espectadores em aproximadamente 45 mil apresentações. Os números desse fabuloso musical falam por si e não poderia ser diferente: foi composto por ninguém menos que Andrew Lloyd Webber, produtor de obras fantásticas como “O Fantasma da Ópera”, “Jesus Cristo Superstar” e “Evita”.


Concebido a partir de poemas de T. S. Eliot, conta através da narração do gato Munkustrap a história dos gatos Jellicle. Estes aguardam ansiosos pelo seu líder, chamado Deuteronomy que fará no beco o anúncio anual de quem irá viajar para Heavyside Layer para renascer pra uma nova vida. É assim que cada gato contará sua história a partir de números musicais para, quem sabe, ter o privilégio de ser escolhido.


Dentre as belas canções que formam a peça se destaca “Memory” que ficou famosa nas vozes de Elaine Page e Barbra Streisand e mais recentemente ficou conhecida por ser a música cantada por Susan Boyle na fase semifinal do programa de TV “Britains Got Talent” em 2009.


Em 2010 o musical voltou ao Brasil e contou com a cantora Paula Lima no papel de Grizabella e as letras foram adaptadas por Toquinho que recebeu as letras traduzidas mas ficou com a incumbência de ajustar rimas e métrica para que as músicas ficassem o mais parecidas com as versões originais em inglês.


A obra não está mais em cartaz no país, mas é possível ser vista em DVD e eu recomendo bastante.



Alison
twitter: @menino_magro

Fotos: Divulgação



23 de nov. de 2011

Simon's Cat in 'Catnap'

Mais um ótimo filme de "Simon's Cat"!!!


Povo! Desculpem pela falta de posts! Os colunistas estão me mandando mas não tive tempo de postar por conta do trabalho.
Vou tentar compensar isso amanhã!

Abraços a todos!
Laurence Esgalha




E aí?! Alguém aí identificou a difícil tarefa de tirar o gato de casa pra ir ao veterinário?! XD

Conte pra nós se seu bichano já "sumiu do mapa" na hora de visitar o "doutor"!

Um ótimo final de semana com feriado grudado pra todos!!!
Laurence Esgalha



10 de nov. de 2011

Lince | Foco Felino Selvagem



A coluna desse mês é sobre outro gato bastante fácil de ser identificado... Será? Estou me referindo ao lince! "Como assim, não é fácil de identificar, são os gatos com os "tufinhos" nas orelhas!" Bom, isso é verdade, mas existem quatro espécies, além do caracal, que também tem os tufos, mas pertence a uma família completamente diferente!


As espécies de linces são:

Lince Iberico (Lynx pardinus)

Esses animais são os mais ameaçados de extinção. Como o nome indica, o habitat original é a Península Ibérica (Portugal e Espanha), mas atualmente só existem cerca de 100 indivíduos na natureza. São os menores linces, atingindo mais ou menos 70cm de altura, 1,10m de comprimento e até 13kg (como em todos os felinos, as fêmeas são um pouco menores). O pelo, geralmente acinzentado, possui muitas rosetas negras, lembrando um leopardo. A classificação de conservação é CR (condição crítica).


Lince Boreal ou Eurasiático (Lynx lynx)

Do menor para o maior; os linces eurasiáticos são os mais comuns, tendo como habitat natural o norte da Europa, Rússia e Asia ocidental.

Podem medir cerca 1,30 de comprimento e pesar 30kg. As patas são relativamente grandes e possuem tufos para proteger da neve no inverno. A pelagem de verão é curta e bem avermelhada - no inverno fica longa e prateada - com pequenas rosetas em número muito variável, alguns são bem pintadinhos e outros possuem pelagem quase que totalmente uniforme.


Lince Pardo (Lynx rufus)

Esses são um dos linces americanos (também chamados de bobcat ou lince-montes), vivem nos Estados Unidos e México. O nome bobcat deriva da cauda curta, que é uma característica dos linces.

Um macho adulto chega a medir 1,25 de comprimento e pesar 19kg. O pelo é curto e sedoso e ocorre em várias tonalidades de cinza e marrom, com a barriga branca. Não tem rosetas perfeitas, são ovais ou formam listras curtinhas. Possuem 14 sub-espécies, conforme a região onde se encontram.


Lince-do-Canadá (Lynx canadensis)

Obviamente esse felino tem como habitat o Canadá e Alasca, e como vivem em regiões quase sempre muito frias, têm uma pelagem espessa e bem longa, prateada no inverno e avermelhada no verão. Não possuem rosetas ou listras, o pelo é "ticado" (com as pontas negras). Por causa do pelo denso, parecem maiores do que realmente são: medem 1,05cm e pesam até 11kg, mas as patas são enormes em relação ao tamanho, chegando a medir 10cm de circunferência - evitando que o animal afunde na neve durante os longos invernos.


Todos os linces são carnívoros e se alimentam de qualquer animal menor que eles, como qualquer felino. Coelhos e lebres, pássaros, anfíbios e pequenos antílopes fazem parte do menu. Os linces eurasiáticos também atacam renas e os linces pardos podem atacar cães e gatos domésticos! Não são felinos muito atléticos e costumam usar o elemento de surpresa na caça, ficam escondidos e imóveis esperando a presar passar, fazendo uma emboscada.


Normalmente solitários, os linces as vezes formam pequenos grupos quando caçam. O período de acasalamento é geralmente no final do inverno, a gestação dura cerca de 70 dias e a ninhada dificilmente é de mais de 2 filhotes, que permanecem com a mãe até completarem um ano e meio. Em cativeiro vivem cerca de 20 anos (10 anos na natureza). Um dos linces eurasiáticos mais idosos em cativeiro faleceu recentemente aos 22 anos.


A expressão "olhos de lince" provavelmente deriva da mitologia grega dos Argonautas: um dos 55 heróis que embarcaram no navio a busca do Tosão de Ouro se chamava Linceu, que segundo a lenda, tinha a visão tão desenvolvida que enxergava através de qualquer barreira, achando os tesouros facilmente. Porém, como a maioria dos animais com orelhas grandes, os linces na verdade tem a audição mais apurada que a visão!


As fotos daqui são todas de linces eurasiáticos em zoos europeus, infelizmente ainda não ganhei na loteria pra poder passar as férias fotografando animais ao redor do mundo, mas a esperança é a ultima que morre! A segunda foto foi tirada durante um evento especial, depois que o zoológico fechou para o público, onde além de uma palestra, tivemos a oportunidade de ver vários felinos sendo alimentados de um modo diferente, com a comida dentro de caixas ou suspensa em arvores, como no caso do lince. Foi um pouco chocante e ao mesmo tempo fascinante ver um coelho inteiro sendo devorado em poucos minutos!


Para mais informações sobre a conservação dos linces ibéricos, visitem este site (em espanhol) http://www.lynxexsitu.es/index.php


Bea
twitter: @Foco_felino



Bom dia gente!

Tem um concurso cultural bem bacana rolando, principalmente para você, que ADORA tirar fotos com seus bichinhos!

Vejam só:

--


Ele é companheiro, espera você na porta quando chega em casa, cuida, brinca, protege, apronta e até dorme na sua cama! Quer seu carinho e atenção e retribui isso de uma maneira que só quem tem um animal de estimação sabe como faz bem. Vira um membro da família, um grande amigo e faz o seu dia-a-dia muito mais feliz.

Por todos esses motivos, a fotofeliz realiza o concurso cultural “Meu querido Pet” em sua Fan Page no Facebook e quer engajar todos os brasileiros a compartilharem uma imagem que mostre porque o seu animal de estimação faz seu dia mais feliz. O concurso terá início no dia 03 de novembro e conta com duas etapas, sendo que a escolha final será feita por nosso fãs do Facebook.

Para participar o interessado deve curtir a Fan Page da fotofeliz no Facebook, enviar uma foto sua com o seu Pet e pedir para seus amigos votarem. Todas as fotos que alcançarem 100 votos serão classificadas nesta 1ª etapa e não há limite de participantes. Uma comissão julgadora da empresa escolherá as 10 melhores fotografias que estarão disponíveis em nova votação no Facebook, onde nossos fãs escolherão a vencedora.

As 3 fotos mais votadas nesta 2ª etapa serão premiadas, e o participante que ficar em primeiro colocado receberá uma câmera digital, um photobook da fotofeliz e terá a foto do seu querido Pet em nosso site www.fotofeliz.com.br.

A fotofeliz transforma seus melhores momentos em fotos, fotolivros e calendários para que você possa guardar suas lembranças e compartilhar com quem quiser!

Data: Início dia 03/11/2011

• 1ª etapa: inscrição e votação no Facebook. De 03/11/2011 a 20/11/2011;
• 2ª etapa: votação no Facebook das 10 melhores fotos. De 22/11/2011 a 27/11/2011
• Resultado: Dia 29/11/2011 em nosso site www.fotofeliz.com.br.

Tema para a foto: Uma imagem que mostre porque o seu animal de estimação deixa o seu dia mais feliz. Além do animal de estimação deverá estar presente na foto obrigatoriamente o dono ou uma pessoa que tenha uma ligação com o animal.

Como participar: O interessado deverá enviar, através da página do concurso na Fan Page da fotofeliz no Facebook (www.facebook.com/fotofeliz), uma foto com o seu Pet. As fotos, a partir do momento da inscrição, já estarão disponíveis para receber votos no Facebook e todas as fotos que receberem 100 votos serão classificadas, não havendo um limite de classificados. As 10 melhores fotos, escolhidas por uma comissão julgadora da fotofeliz participarão de nova votação no Facebook, e as 3 mais votadas serão premiadas.

Prêmios: As três imagens classificadas para a segunda fase serão premiadas:
• 1º Lugar: Câmera digital da DSC-W510 12.1MP da Sony, um vale-photobook Premium médio retrato de A4 de 24 páginas e a sua foto divulgada no site www.fotofeliz.com.br
• 2º Lugar: Um vale-calendário clássico A4 da fotofeliz
• 3º Lugar: Um vale – poster A3 da fotofeliz

Restrições:
• Os participantes deverão ter autorização para uso da foto;
• Os participantes deverão ter um perfil válido no Facebook;
• Cada pessoa pode votar uma única vez durante toda a promoção em cada foto;
• As fotos serão escolhidas pelo júri seguindo critérios subjetivos.

Sobre a fotofeliz
Especialista na produção e venda de fotolivros de alta qualidade, a empresa de origem alemã fotofeliz traz a expertise de atuação de seus sócios no mercado europeu de impressões fotográficas personalizadas desde 2001. A empresa iniciou suas atividades no Brasil no primeiro semestre de 2011, ciente do potencial de crescimento do país e da paixão do brasileiro por dividir seus melhores momentos com os amigos por meio de fotografias.

Para mais informações, acesse o site www.fotofeliz.com.br.

Contato: info@fotofeliz.com.br





BEST OF BREED CAT
IW SGC BEAUCHADOR PAINT BOX
BROWN (BLACK) CLASSIC TABBYWHITE
Você está procurando um gato que será um bom companheiro para seus filhos, um bom companheiro para pessoas que vivem sozinhas, e que conviva bem com seus cães? O American Shorthair é exatamente o que você procura.



Origem

O American Shorthair chegou aos Estados Unidos da America, em navios, junto com seus primeiros colonizadores. Eles eram usados como caçadores de ratos, pois tinham uma grande habilidade para caça, e uma saúde muito resistente.


No inicio do século 20, raças importadas para os Estados Unidos cruzaram com os American Shorthair, dando origem à animais com cores e pelagens variadas, descaracterizando toda a raça.


Até 1966, a raça era conhecida como Domestic Shorthair. Após este ano, criadores começaram a importar mais Domestic Shorthair, e começou uma reprodução seletiva, que deu origem à raça como conhecemos hoje; que foi rebatizada para American Shorthair.


Um gato sem raça definida pode ter uma enorme semelhança com o American Shorthair. A grande diferença, é que um gato com pedigree pode produzir constantemente gatinhos com o mesmo padrão físico, temperamento e aparência, enquanto um animal sem raça definida não pode.


Aparência

Um gato de tamanho médio, onde os machos adultos pesam entre 5 e 7 kg, e as fêmeas adultas pesam entre 4 e 5,5 kg. Eles atingem o crescimento total entre 3 e 4 anos. E vivem até 20 anos.


Além da medida padrão que caracteriza a raça, existem variações de cores das pelagens e dos olhos, que podem sem verificados no seguinte link: http://www.cfa.org/documents/standards/american-sh.pdf



Saúde e predisposição a doenças

Um animal muito resistente á doenças, porém com relato de casos de cardiomiopatia hipertrófica (CMH) , uma doença no coração, sem cura, mas com tratamentos para controle. O link sobre a doença escrito pela médica Veterinária Alice Albuquerque, traz informações complementares.

http://www.tudogato.com/2011/05/cmh-gatos-doentes-do-coracao-dia-de.html

BEST OF BREED ALTER
IW SGCA KELLOGGS SWEET EMOTION
BLACK SILVER CLASSIC TABBY

Cuidados

Oferecer sempre uma ração de boa qualidade, escovação semanal, e banhos somente quando necessário.


Sempre procurar um veterinário, para uma melhor orientação quanto à vacinação e vermifugação.


Temperamento/Comportamento

Esta raça é conhecida por sua longevidade, cerca de 20 anos, sua beleza, sua calma e seu amor por crianças e cães.


Os machos são mais descontraídos, e as fêmeas mais responsáveis.


Eles podem ser calmos, mas muito brincalhões quando os procuramos, mesmo em idades avançadas.


Em geral são gatos inteligentes, sempre atentos ao que ocorre ao seu redor. Adoram observar aves e outras atividades á partir de uma janela.


Mantém seus instintos de bom caçador, sempre que algum inseto se aventure em conhecer o lar do gatinho.


Uma raça que, se todas as pessoas da casa estiverem ocupadas, ele fica tranqüilo, sem incomodar; e se alguém quiser brincar, ele estará sempre disposto.


Adoram colo, mas sempre tem seus momentos de independência.


BEST OF BREED KITTEN
IW KELLOGGS EMPIRE
BLACK SILVER CLASSIC TABBY


Notas: Apesar das inúmeras características positivas do American Shorthair, pense sempre na possibilidade de adotar um vira latinha. São gatinhos, que precisam muito de um lar e de amor.


Abraço
Marcelo Samegima Aleixo



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...