29 de nov. de 2011

Maine Coon | Gatos de Raça




Foto: Leslie Watts
Mitos e lendas cercam o Maine Coon. Não faltam assuntos para falar sobre esta raça.

As pessoas nunca se cansam de contar historias incríveis, fantasiosas ou não, sobre este gigante de bom coração.

Origem.

Algumas lendas:

1. A crença mais aceita, mas biologicamente impossível, seria o amor entre um gato selvagem do estado de Maine, e um guaxinim (racoon em inglês).

2. Outra lenda, é que durante a revolução francesa, Maria Antonieta em fuga, levava consigo seis gatos. E o cruzamento dos mesmos originou o Maine Coon.

3. Muitas pessoas acreditam que o Maine Coon é resultado do cruzamento de um lince americano, com gatos de pelo longo trazido pelos colonizadores.


Lógica:

Cruzamento entre gatos de pelo longo, principalmente russos e escandinavos, com gatos nativos do estado de Maine. Após uma seleção natural, que manteve os mais resistentes ao frio.

Em 1878, em uma exposição em Boston, foi apresentado o Maine Coon Captain Jenks.

Uma exposição realizada em maio de 1895, na Madson Square Guarden, de Nova York, teve como campeã uma Maine Coon chamada Cosey.

O grande interesse por persas e siameses, ocultou o Maine Coon por meio século. Em 1950, houve um novo interesse pelos Maine Coon, e desde então, o crescimento populacional da raça não para.

Na reunião de criadores, na primavera de 1974, a Sra. Rose Jean anunciou ao CFA, um clube da raça Maine Coon. Os membros afirmaram que já tinham preenchido todos os requisitos para fundação de um clube da raça. Tinham 133 gatos cadastrados.

Em 1976 a CFA reconheceu o Maine Coon como raça. E em 1980, a FIF reconheceu como raça.

Foto: John Nyberg

Aparência

O Maine Coon é um gato enorme, que pode chegar a 10 kg. Pelos longos, corpo musculoso, longo e retangular, possui cinco classes de cores. Pelagem mais curta nos ombros, cabeça e nas patas. E mais longa no dorso e no abdômen. Olhos grandes, ovais quase redondos, com um ângulo oblíquo. Todas as cores de olhos são permitidas.

Fêmeas: 4 a 6 kg.
Machos: 5,5 a 10 kg.
Mais informações: http://www.cfa.org/documents/standards/maine.pdf


Saúde e Predisposição a Doenças

- HCM (cardiomiopatia hipertrófica),
Mais informações: http://www.tudogato.com/2011/05/cmh-gatos-doentes-do-coracao-dia-de.html.

- Atrofia muscular espinhal.

- PKD (doença dos rins policísticos).

- HD (displasia coxofemural).


Cuidados

Escovação semanal, corte de unha periódico, limpeza de ouvidos, e demais cuidados conforme orientação de um médico veterinário.


Comportamento/Temperamento

Gentil, leal e brincalhão. Adora crianças e cães. Dominante, porem sociável.
Precisa de grandes espaços, sendo uma casa com um belo jardim mais apropriado que um apartamento.


Nota: Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção.


Marcelo Samegima Aleixo
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000623329523
msaleixo@hotmail.com



9 comentarios:

ESMERALDA disse...

Falando em Maine Coon, dei uma passada na Exposição de gatos realizada pelo Clube Brasileiro do Gato, que foi realizada no dia 27/11 no Pet Memorial em São Bernardo do Campo, realmente uma exposição de tirar o fôlego, Muito Linda e num ambiente super agradável, e tinha cada Gatão!!!Nossa fiquei de queixo caído, Amei todos os felinos que lá estavam, eu não conhecia esses gatos de raça de perto. só por fotos,mas vendo pessoalmente é Surreal,dá vontade de sair com um gato de cada espécie!!!E o Maine Coon é muito fofo...Lindo!Lindo!Lindo!Mas a observação do post, realmente vale a pena, tem muitos gatinhos sem raça definida, que merece um aconchego e um lar com carinho!!!Eles também tem um coração enorme!!!Vale apena adotar!!!!
Um Abraço!

Anônimo disse...

Adorei o Blog sobre gatos e com certeza já está nos meus favoritos, essa é a minha primeira de muitas visitas ao site... bjus Afife Lana

Bea disse...

Ai meus sais....... esses gatoes sao os meus favoritos (especialmente um black smoke extremamente sociavel chamado Bono que eu sempre vejo em exposicoes, sou totalmente apaixonada por ele!) ja que adoro gato grande e de pelo longo! E eu posso PESSOALMENTE garantir que existem srds que passam muito bem por um Coon legitimo :)

Zanarde disse...

oi,

eu sou completamente apaixonada por esses gigantes... as fotos quase me fizeram voar para o pc e meter a minha cara na tela. Que coisas mais fofas.
Como a minha bebê é grandona, acho essas coisas lindas mais ainda. Cada raça que aparece eu posso falar: "vocês ainda me perguntam pq amo gatos".
Acho que nunca compraria um gato. Eu nem posso ter outra bebe. =´(....
Adorei o poste... só pra lembrar. Falta pouco para o bazar do Adote um Gatinho. Acho que são trEs dias ou dois.
Esse blog sempre contribuindo para a minha curiosidade sobre gatos.

Reynaldo N Kajita disse...

Ai como queria um gatao desse em casa....deve de ser o maximo ver um bichao desse andando pela casa...rs

marisa disse...

Um dia terei um...tenho os raggies que eram um sonho e não me decepcionaram em nada! São tudo o que dizem! Tenho muitos srd´s e 2 persinhas... adoro e ainda terei um maine :)

Marcelo Samegima disse...

Obrigado a todos que prestigiaram meu post...

João Víctor disse...

A única raça pela qual estou disposto a pagar uma fortuna para ter um exemplar em casa! Não basta ser grande, tem que ter pelo longo pra parecer ainda maior. Show!

Miss Sunshine disse...

Lindossss, eu amoooo maine coons!!!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...