25 de ago. de 2015

Selkirk Rex | Gatos de Raça


animalia-life.com

O Selkirk Rex lembra um bicho de pelúcia que você só quer pegar e abraçar. Às vezes chamadas de gato em pele de cordeiro, estes gatos suaves trazem um sorriso em seu rosto e um calor em seu coração como aquele brinquedo favorito que você tinha quando criança.

Esta raça não é para proprietários tensos. Devem estar preparados para todos os tipos de piadas sobre a pelagem, tais como: "por que você não escova seu gato?", "este gato tomou chuva e secou no sol".

Tais comentários ocultam um segredo: eles fazem você rir. Embora eles não irão sempre ganhar o concurso de beleza, eles sempre ganham o título de miss ou mister simpatia.


História

O Selkirk é o mais recente gato para se juntar à parte “rex” das raças felinas.

A pessoa por trás do sucesso deste gato é Jeri Newman, uma criadora de persas, de Livingston, Montana. Sempre interessada em novos tipos de gato, em 1987, ela foi presenteada por um cliente com uma gatinha com a pelagem invulgarmente encaracolada.

Jeri Newman chamou a gatinha de DePesto, e mais tarde acasalou com um macho Persa, produzindo uma ninhada de seis filhotes. Três desses gatinhos também tinha cachos fascinantes. Newman, em seguida, introduziu as qualidades do Britain Shorthair, American Shorthair e do Exótic Shorthair na linhagem Selkirk, e promoveu a raça em várias associações.

Com a ajuda de alguns criadores, Newman conseguiu ganhar reconhecimento para o Selkirk Rex em diversas associações, e são aceito por: AACE, CCPA, CCA, CFA, TICA e UFO.

animalia-life.com
Aparência

Descrição
O Selkirk Rex é um gato de tamanho médio a grande com a ossatura pesada, que dá a ele um peso surpreendente, com impressão de poder.

Corpo
O corpo é musculoso e mais retangular do que quadrado.
A parte posterior é reta com uma ligeira subida para os quartos traseiros; ombros e quadris parecem ter a mesma largura.

Membros locomotores
Membros são de tamanho médio a longo, e terminam com patas redondas e grandes.

Cauda
A cauda é de comprimento médio, em proporção com o corpo, larga na base afinando na ponta.

Cabeça 
A cabeça é redonda e larga com bochechas cheias. O focinho tem largura média com a estrutura óssea arredondada.

Nariz
O nariz tem uma inclinação para baixo com uma curva convexa e está situado abaixo da linha dos olhos.

Orelhas
As orelhas são de tamanho médio, largas na base, afinando, bem separadas, e se encaixam nos contornos arredondados da cabeça sem distorcê-la.

Olhos
Os olhos são grandes e arredondados, e bem separados; os cantos internos e externos dos olhos estão no mesmo plano. Qualquer cor dos olhos é aceitável.

Google*

Pelagem
O Selkirk Rex vem em duas variedades de pelo curto e pelo comprido.
Ambos os comprimentos são macios, densos, cheios, e, obviamente, encaracolado. O pelo encaracolado, no entanto, aparece no nascimento, endireita naturalmente e, em seguida, reaparece entre oito e dez meses de idade. Este casaco de veludo e seda, em seguida, vai amadurecer quando o gato faz dois anos.
Qualquer padrão de cor ou combinação de cores é aceito, incluindo o padrão color point.


Mais detalhes:
http://www.cfainc.org/Portals/0/documents/breeds/standards/selkirk.pdf
http://www.tica.org/members/publications/standards/sr.pdf


Saúde e Predisposição a Doenças

Não há problemas de saúde específicos, no entanto, a raça foi desenvolvida utilizando raças conhecidas por possuir certos problemas de saúde hereditários, e como eles são cruzados com a maioria dessas raças, há uma chance de que os Selkirks podem ter herdado alguns desses problemas de saúde. Em particular, é aconselhável comprar de um criador que tenha animais negativos para a doença renal policística (PKD), uma doença renal hereditária que pode causar insuficiência renal e é conhecida por existir em algum Persas, Himalaias, British Shorthair, Exotic Shorthair.


Além disso, algumas linhas do American Shorthair e Persas são conhecidos por possuir displasia felina e cardiomiopatia hipertrófica hereditária felina (HCM).


Cuidados
  • Geralmente bom com: Adultos, idosos e crianças com mais de 6 anos.
  • Tempo que pode ficar sozinho: quatro a oito horas por dia
  • Atenção: Precisa de atenção média
  • Apesar de precisar de cuidados mínimos, é uma boa ideia escová-los regularmente para remover pelos mortos soltos e ajudar a prevenir bolas de pelo.
  • Oferecer ração de boa qualidade.
  • Visitar regularmente o médico veterinário para vacinas e orientações detalhadas.

Comportamento/Temperamento

Os criadores dizem que os Selkirks herdaram os melhores traços de personalidade de todas as raças que contribuíram para as linhagens. Eles são inteligentes, amorosos, divertidos, tranquilos, travessos e adoram jogos.


Curiosidade

Muhammad, o grande profeta do Islã, era um amante de gatos bem conhecido. Uma história contada muitas vezes conta a história de um gato Turco chamado Muezza que Muhammad ao invés de perturbar o sono do gato quando ele foi chamado para a oração, cortou a manga de seu roupão em que o gato dormia, para não acordá-lo.


Notas 

Nota 1: Apesar de todas as qualidades de um gato de raça, um vira latinha apresenta milhões de qualidades, que o farão tão ou mais especial que qualquer gato de raça pura.

Nota 2: Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção. Seja adulto ou filhote, não compre, adote.













facebook: @marcelo.samegimaaleixo
e-mail: msaleixo@hotmail.com

_

* Pessoal, não conseguimos rastrear essa imagem. Se alguém souber quem é o verdadeiro dono, favor comunicar para darmos os devidos créditos!



0 comentarios:

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...