Por Cassia Rabelo Cardoso dos Santos, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

Foto: Google

Saber identificar se a interação entre dois bichanos é uma mera diversão ou uma briga feia é extremamente importante para os amantes dos felinos manterem a paz na residência. 

A dúvida surge já que gatos costumam praticar verdadeiros rituais de luta, que nada mais são do que brincadeiras, apesar de parecerem, muitas vezes, um tanto quanto violentas.

Já mencionamos no post anterior (link) os sinais que demonstram que dois gatos realmente são amigos. Esses mesmos gatos, que dormem e comem juntos, fazem limpeza mútua, entre outros comportamentos habituais, certamente também brincarão de perseguição e luta, exercitando seus rituais de caça, muitas vezes podendo confundir seus donos.

Nos vídeos abaixo, você pode observar que os gatos estão simplesmente brincando:


1:10 a 2:15


 0:18 a 1:05


É importante prestar atenção nas posturas corporais dos gatos nos vídeos  citados acima: apesar de se encararem vez ou outra, como que chamando para a brincadeira, o corpo se mantém relaxado, muitas vezes ficando um dos gatos deitado.

A barriga fica exposta, sem que a “vítima” demonstre receio de ser atacado em local tão vulnerável. As patadas geralmente não expõem as unhas, o que demonstra a intenção de não ferir o outro. E mais: não há vocalizações que demonstrem uma tentativa de afastar o outro. Finalmente, nenhum dos dois, apesar de ter tido oportunidade, foge da situação. Pelo contrário, eles se mantêm assim, nesse ritual, até um dos dois se cansar. E essas brincadeiras geralmente terminam da mesma forma que iniciaram: os felinos simplesmente se cansam e se afastam tranquilamente.

No dia a dia é fundamental observar se essas brincadeiras não estão deixando um dos gatos acuado demais: muitas vezes, um deles acaba sendo mais “empolgado” e, o outro, não reage bem à intensidade da brincadeira. Um sinal de que isso está ocorrendo é começar a ouvir o famoso “fuuuu”, durante essas interações. Isso indica uma tentativa clara de afastar o outro bichano.

Agora, para que fique clara a diferenciação entre brincadeira e agressão, a compilação abaixo não deixa dúvidas:


até 1:00


00:10 a 00:50

Perseguição feroz que culmina em um ataque intenso: certamente não se trata de brincadeira. Além disso, você pode ver claramente que as patadas e mordidas têm a clara intenção de machucar o oponente. As orelhas são mantidas para trás e os olhos, muitas vezes quase fechados, visando proteger esses órgãos de ferimentos. A vocalização é intensa e barulhenta, visando intimidar o outro. Os pelos ficam eriçados boa parte do tempo, para dar a impressão de que são maiores e mais fortes. Finalmente, fica nítida a tentativa de um acuando o outro, demonstrando sua força e poder, especialmente quando se encaram fixamente. Basta um vacilo do outro e pronto: o ataque é inevitável e certeiro.

Esse tipo de agressividade é muito comum para defesa de território. O gato que percebe algum tipo de ameaça invadindo o seu ambiente, provavelmente tentará espantá-la. Essas situações podem ocorrer entre gatos que vivem na mesma casa e não se dão bem. Nesses casos, não é indicado deixar que os bichanos se entendam por meio dos confrontos, como muitos preferem fazer. Esse tipo de situação pode levar a um estresse crônico, que por sua vez pode causar problemas de saúde, sem contar nos ferimentos que podem advir das brigas.

Por isso, na dúvida, o ideal é consultar um especialista em comportamento e seguir as orientações, para evitar episódios de agressão. Afinal, o que todos querem é paz e harmonia dentro de casa.

Foto: Giane Portal / Fofuras Felinas


______

Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (11) 3571-8138 ou acesse www.caocidadao.com.br.





0 comentarios:

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...