Foto: Google
Esta é uma questão que costuma afligir aqueles que convivem com mais de um bichano: a convivência entre eles pode ser harmoniosa, mas também pode se tornar um verdadeiro martírio para todos, humanos e felinos. 

Assim, uma boa maneira de garantir que tudo está bem é observar como os gatos convivem no dia a dia, ou seja, saber identificar os comportamentos que demonstram que está tudo bem entre eles. 

Gatos são considerados animais mais independentes, mas isso não significa que não estabeleçam laços entre sim. Atualmente, diversos autores são unânimes ao afirmar que felinos domésticos são animais sociais, capazes de estabelecer vínculos afetivos com outros da mesma espécie, se houver abundância dos recursos essenciais para sua sobrevivência. 

Foto: Giane Portal / Fofuras Felinas
Além disso, bichanos com temperamentos individuais compatíveis têm uma chance maior de conviverem harmoniosamente. Da mesma forma, a introdução gradual e supervisionada de um novo gato no ambiente onde já residiam outros aumenta a probabilidade de aceitação por parte dos moradores anteriores. 

Por outro lado, pensando na situação das pessoas que já convivem com mais de um gato na residência (realidade bastante comum atualmente), como saber se os gatos estão convivendo bem, se têm laços afetivos entre si e se nenhum deles está sendo submetido a estresse excessivo, em razão de um relacionamento ruim com outro gato? 

Bichanos com laços afetivos entre si apresentam comportamentos afiliativos (amigáveis). Mesmo dentro de uma colônia com vários gatos, eles são vistos frequentemente juntos em várias situações e contextos, mantendo-se juntos por conta do vínculo afetivo existente entre eles. Gatos amigos também dormem juntos, se aninhando confortavelmente no outro na hora da soneca.

Outro comportamento afiliativo é a limpeza mútua, ou seja, gatos que realmente têm um bom relacionamento costumam se lamber mutuamente. Muitas vezes, só um deles aceita a limpeza mútua, mas não a pratica no parceiro. Frequentemente, é possível perceber que estão ronronando durante esse processo, o que demonstra o quanto estão relaxados. A esfregação mútua e toques “focinho a focinho” também são entendidos como comportamentos afiliativos. Da mesma forma, a aproximação com a cauda em pé sinaliza intenções amigáveis quando um bichano está se aproximando do outro.
Comer espontaneamente próximo um do outro também é um sinal de que os gatos têm laço de amizade. Assim como usar as caixas de areia que estão à disposição no ambiente, sem que um fique “montando guarda” enquanto o outro usa.

Foto: Google
Finalmente, observar se os gatos ficam relaxados quando o outro está no ambiente, mesmo que seja correndo ou fazendo movimentos bruscos. Aliás, gatos amigos, especialmente os mais jovens, costumam brincar muito entre si. Mas, muitas vezes, os jogos podem parecer um pouco mais “violentos”, o que não é de todo anormal. Mas esse será o assunto do próximo post, já que é muito importante diferenciar brincadeira de comportamentos efetivamente agressivos. 

Conhecer as condutas afiliativas e saber distinguir comportamentos amigáveis daqueles que podem provocar agressividade é essencial para prevenir inúmeros distúrbios comportamentais.

Afinal, o que todos querem é a paz reinando dentro de casa, entre bichanos e humanos!

______

Cassia Rabelo Cardoso dos Santos
Colabora com textos para diversas publicações como o Guia Universo Pet, a Revista Pulo do Gato e a Revista Expressão. É adestradora da Cão Cidadão, franquia criada pelo especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, que há mais de 10 anos atua no mercado oferecendo serviços de adestramento e consultas de comportamento em domicílio para gatos, cães e outros pets.
Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br 





0 comentarios:

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...