1 de mai. de 2015

Van Turco | Gatos de Raça


vetstreet.com

Van Turco não é um automóvel, nem um modelo de roupa, não é algo para comer, não é um tipo de dança. Van Turco é uma poderosa raça de gatos, grande, maravilhosa, ativa, inteligente, bonita, forte, saudável e sem defeitos genéticos conhecidos. É uma raça natural originária da Turquia, e não uma raça feita pelo homem.

O Van Turco tornou-se famoso por seu amor à água, e é conhecido como o gato nadador. Esta predileção por água é visto como surpreendente por muitas pessoas que erradamente acreditam que "todos os gatos odeiam água.

História
O gato conhecido como Van Turco é uma raça rara e antiga que se desenvolveu na região central e sudoeste da Ásia, que abrange hoje os países do Irã, Iraque, ao sudoeste da União Soviética e Turquia oriental. "Van" é um termo comum na região que tem sido dado a um número de cidades, aldeias e até mesmo a um lago - Lago Van - por isso não é nenhuma surpresa que o gato exclusivamente modelado para a região foi nomeado o "gato Van" pelos moradores.

Em 1955, duas fotógrafas britânicas, Laura Lushington e Sonia Halliday, foram contratadas pelo ministério da cultura e turismo da Turquia para divulgar o país e promover o turismo na Turquia, viajando e fotografando pessoas e locais de interesse para os turistas. Enquanto estiveram, na Turquia, as fotografas tornaram-se interessadas nos gatos brancos de pelos  compridos com marcações coloridas na cabeça e cauda.

Quando as senhoras Laura Lushington e Sonia Halliday devido ao grande calor do verão, foram se banhar em uma lagoa e ficaram maravilhadas quando os gatinhos entraram na água e nadaram ao seu redor. Elas levaram dois gatinhos para a Inglaterra e começaram a promover a raça.

O primeiro Van Turco chegou aos Estados Unidos na década de 1970, mas foi depois que os criadores Barbara e Jack Reark importaram dois gatos da raça Van Turco da França, em 1983, que a raça começou a florescer na América do Norte.

CFA aceitou a raça para o campeonato em 1994.

TICA aceitou a raça para o campeonato em 1985.

vetstreet.com

Aparência

Descrição
O Van Turco é uma raça natural, conhecida por seu padrão de cor distinta. Na verdade, a palavra "Van" agora é usada para descrever gatos brancos com cabeça e cauda com marcações coloridas. Os machos adultos pesam entre 5 e 7 quilos; fêmeas adultas pesam entre 4 e 5 quilos. O Van pode levar de três a cinco anos para atingir a plena maturidade.

Corpo
O corpo é moderadamente longo, amplo, robusto, de peito largo e musculoso. Os machos adultos mostram acentuado desenvolvimento muscular no pescoço e ombros; os ombros são tão amplos quanto à cabeça e se direcionam para a caixa torácica de forma arredondada e, em seguida, uma acentuada musculatura na região pélvica.

Membros locomotores
Com grandes desenvolvimentos musculares, moderadamente longos e bem separados.

Cauda
A cauda é longa, com pelagem cheia, mas em proporção com o corpo, com a aparência de pincel.

Cabeça 
A cabeça é  substancialmente ampla, em formato de  cunha com contornos suaves e um focinho de comprimento médio, maçãs do rosto proeminentes, e um queixo firme em uma linha reta. De perfil, o nariz tem uma ligeira quebra abaixo do nível dos olhos. O focinho é arredondado.

Pescoço
Pescoço curto e musculoso.

Orelhas
As orelhas são moderadamente grande, largas na base, definidas, bastante elevadas e bem abertas. As pontas são ligeiramente arredondadas; o interior possui bastante pelagem.

Olhos
Alertas e expressivos são moderadamente grandes, com uma abertura arredondada que é um pouco puxado nos cantos e com uma inclinação, eqüidistante da base externa da orelha até a ponta do nariz.
As cores dos olhos são âmbar, azul ou mista. A cor pode mudar com a idade

Pelagem
A pelagem é semi- longa, sem subpêlo. Tem uma textura de cashmere única que, repelem água e sujeira. Quando amadurece, a pelagem fica mais ampla e mais exuberante. Em resposta às faixas de temperaturas extremas encontradas na região montanhosa em torno do lago Van, o Van Turco se adaptou para uma pelagem mais curta nas estações quentes do ano, e no inverno  crescem tufos de pelos entre suas patas para proteger do frio.
Cor branca, com marcações na cabeça de e na cauda. As marcações podem ter qualquer  cor, com exceção daqueles que mostram provas de hibridação, como colorpoint e chocolate.

Mais detalhes:
http://www.tica.org/members/publications/standards/tv.pdf
http://www.cfa.org/Portals/0/documents/breeds/standards/turkish-Van.pdf

Saúde e Predisposição a Doenças

Ele é forte, vigoroso e saudável. Não há problemas genéticos conhecidos com esta raça.

Nenhuma doença ou predisposição digna de nota.

Cuidados


Apesar de precisar de cuidados mínimos, é uma boa idéia escová-los regularmente para remover pêlos mortos soltos e ajudar a prevenir bolas de pêlo.
Muitos deles gostam de água e assim podem desfrutar de um banho semanalmente.

Oferecer ração de boa qualidade.

Visitar regularmente o médico veterinário para vacinas e orientações detalhadas..

Comportamento/Temperamento

É extremamente enérgico e ativo. É sempre visto em movimento, saltando em prateleiras, correndo e saltando pela a casa ou simplesmente brincando com algum objeto.

É conhecido por ser um gato que prefere ficar no topo de tudo, observando os acontecimentos.

Alta energia emparelhada com um amor aos lugares altos faz deles gatos descuidados quando se trata de ornamentos que você colocou em locais altos, que achava inacessíveis.

Se você tiver um Van como companheiro, espera-se que as coisas sejam removidas das prateleiras.

Como um leão, o Van é conhecido por ser corajoso, e por ser um excelente caçador. Ele pode ser muito protetor, rosnando quando ouve sons incomuns de fora.

O Van constrói uma estreita ligação, com uma ou duas pessoas, mantendo-se dedicado por toda a vida, não sendo interessante mudar de proprietários.

Ele gosta de nadar, e freqüentemente o gato estará na piscina ou no lago. O fascínio com água estende-se a torneiras e chuveiros. O gato também é muito vocal e adora ser o centro das atenções, especialmente durante as refeições.

Curiosidade

Muhammad, o grande profeta do Islã, era um amante de gatos bem conhecido. Uma história contada muitas vezes conta a história de um gato Turco chamado Muezza que Muhammad ao invés de perturbar o sono do gato quando ele foi chamado para a oração, cortou a manga de seu roupão em que o gato dormia, para não acordá-lo.

Notas 

Nota 1: Apesar de todas as qualidades de um gato de raça, um vira latinha apresenta milhões de qualidades, que o farão tão ou mais especial que qualquer gato de raça pura.

Nota 2: Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção. Seja adulto ou filhote, não compre, adote.














http://www.facebook.com/profile.php?id=100000623329523
e mail e MSN: msaleixo@hotmail.com




0 comentarios:

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...