O que fazer quando o gato não usa a caixa de areia?

Gatos são, naturalmente, animais bastante limpos, ou seja, não costumam fazer as necessidades fora da caixa de areia. Aliás, ao contrário do que ocorre com os cães, não é necessário um treinamento específico para que eles se acostumem a usar o “banheiro”: enterrar as necessidades é um comportamento instintivo. Assim, quando esse problema comportamental surge, é preciso identificar as causas, para saber qual a melhor forma de resolver a questão. 




A primeira providência é consultar um médico veterinário, para descartar qualquer problema de saúde como, por exemplo, doenças renais ou diabetes, que podem promover o aumento da produção e eliminação de urina. Assim, se for diagnosticada alguma doença, o médico veterinário prescreverá o tratamento e a tendência é que o gato volte a utilizar a caixa de areia. 


Outro motivo para fezes e urina fora da caixa de areia pode estar relacionado ao substrato. 

Cada gato pode ter preferência por essa ou aquela areia, entre as várias comercializadas no mercado. 

Uma boa dica é testar com duas caixas, cada uma com um tipo de areia: a que for mais utilizada, contém o substrato preferido do bichano! 

Além disso, substratos com odores artificiais são ótimos para os humanos, mas os gatos podem rejeitar a caixa, justamente pelo forte cheiro artificial!


A limpeza da caixa também é outro item importante: se ela estiver suja, os gatos certamente vão procurar outro local para fazer as necessidades. Dessa forma, o ideal é que sejam limpas, no mínimo, duas vezes por dia, dependendo do número de gatos na casa. 




As caixas podem estar também em menor número em relação à quantidade de gatos na casa. Nesse sentido, o ideal é que seja disponibilizada uma caixa a mais do que o número de gatos residentes no mesmo local. As caixas de areia devem ser grandes o suficiente para que o gato possa girar e cheirar, sem ficar muito apertado. A quantidade de areia deve permitir que ele possa cavar e enterrar suas necessidades. 





Finalmente, o local onde estão localizadas as caixas pode gerar aversão ao gato. 




Eles preferem fazer as necessidades de forma reservada, em locais silenciosos, de fácil acesso e que não tenham muita movimentação de pessoas ou animais. Ou seja, uma caixa colocada ao lado de uma máquina de lavar barulhenta pode ser horrível para o gatinho! 

Verificadas e descartadas todas as suposições acima, chega-se à hipótese de demarcação, cujas causas e providências para lidar com o problema foram detalhadas neste outro post.


___________


Cassia Rabelo Cardoso dos Santos
Colabora com textos para diversas publicações como o Guia Universo Pet, a Revista Pulo do Gato e a Revista Expressão. É adestradora da Cão Cidadão, franquia criada pelo especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, que há mais de 10 anos atua no mercado oferecendo serviços de adestramento e consultas de comportamento em domicílio para gatos, cães e outros pets.
Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br 



6 comentarios:

J disse...

Em fêmeas não castradas, leve em conta a possibilidade de gestação. A minha gata tava urinando na casa toda, e aí descobrimos do jeito mais, digamos, intenso, que ela nos escondeu o primeiro cio e namorou escondido antes da hora. Agora temos cinco gatos em casa.

Unknown disse...

Voce pode por favor divulgar meu blog...comecei agora ele fala sobre a minha gatinha http://blogdagatinhamia.blogspot.com.br/ obg!

Magareth Krause disse...

Por sorte não tive problemas com nenhum dos meus gatos, todos foram muito instintivos e usaram a caixinha de areia rapidamente. Uma coisa que eles gostam muito, é a casinha fechada. E eu tb gostei pois diminui o odor no ambiente.

Anônimo disse...

muito legal, recentemente li esse artigo sobre gatos, será verdade? muito incrível .. e bizarro!

http://www.nodeoito.com.br/#!5-descobertas-que-provam-que-gatos-so-d/ct93

Anônimo disse...

Que tristezinha, o blog acabou ou é falta de tempo mesmo?
Anelita

Zorro disse...

Cadê vocês?

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...