Mães e pais dos felinos mais amados do mundo, hoje o papo é sério. BOLAS DE PELO. Eu não estou falando daquela bola de pelo que você cria na sua casa, que mia desesperadamente a cada momento que você passa perto da geladeira ou corre para todos os cantos durante a madrugada, mas daquela que se forma do trato gastrointestinal do gato devido à grande quantidade de pelos deglutidos.

Então, vamos começar! Em primeiro lugar, apesar de o gato emitir sons semelhantes à tosse, e de fato às vezes tossir mesmo, antes de eliminar a bola de pelo, esta não fica nos pulmões ou traqueia, e sim no trato gastrointestinal do animal.

E quais são as causas da formação de bola de pelo?

Bom, basicamente, a bola de pelo se forma porque os pelos são deglutidos e não são digeridos, devendo ser eliminados regularmente nas fezes. Porém vários fatores podem levar à formação da bola de pelo e geralmente estão ligados ao aumento da prática de lambedura da pelagem do felino, aumento da quantidade de pelos deglutidos, alterações na estrutura ou mobilidade gastrointestinal. Algumas causas são:
  • ESTRESSE:

Quando o gato está em um ambiente de estresse ele pode adoecer e deixar de se lamber, isso acontece comumente e é uma queixa trazida ao veterinário, a falta de cuidado próprio, entretanto se o estresse ambiental levar à ansiedade, o animal vai aumentar a frequência e intensidade da lambedura do pelame.

  • DOENÇA DE PELE E PELO:

A presença de lesões de pele e/ou parasitas que causem prurido (coceira) tais como pulgas e ácaros, vai levar ao aumento do comportamento de lambedura.

  • USO DE PERFUMES:

Alguns animais não toleram o uso de perfumes, e aumentam a lambedura depois que recebem esse cheiro. O mesmo vale quando o proprietário abraça e felino usando um perfume muito forte. Não podemos nos esquecer de que os gatos transferem odores para os seres humanos no objetivo de reconhecê-los como amigos, portanto o olfato é muito importante no comportamento felino, que usa 30% do cérebro nesse sentido (nós usamos 3%, faz as contas). O ideal é não usar nada ou, se usar, que seja próprio para a espécie.

  • PELAME EMBARAÇADO:

Os gatos de pelo longo perdem pelo tal como os de pelo curto. A diferença é que nos animais de pelo curto o pelo cresce e cai, aparecendo mais na varredura do chão da casa no dia a dia, enquanto que os de pelo longo, o pelo cresce, cresce, cresce, mas também cai. Aqueles animais com pelo longo e embaraçado não vão perder esse pelo, ficando preso nos nós, fazendo com que durante a lambedura o animal acabe deglutindo mais pelo do que deglutiria se este pelo tivesse caído.

  • ALTERAÇÕES GASTROINTESTINAIS DE ESTRUTURA OU MOTILIDADE:

Essas alterações devem ser diagnosticadas pelo veterinário e incluem: desordens de motilidade primárias, doenças inflamatórias ou neoplásicas do trato gastrointestinal, divertículo ou hérnia de hiato.

Muitos guardiões só sabem que o gato está com bola de pelo depois que as encontram pela casa, ou veem o gato vomitando. O animal vomita um bolo de pelo, geralmente em formato cilíndrico, e a frequência vai depender da gravidade do caso.

Como a formação de bola de pelo pode causar vários transtornos gastrointestinais, os sintomas vão variar. Esses transtornos são:

ESOFAGITE
GASTRITE
OBSTRUÇÃO GASTROINTESTINAL POR CORPO ESTRANHO
CONSTIPAÇÃO

O animal pode apresentar:

- Dificuldade em defecar, com presença de pelos nas fezes.
- Pelame seco ou embaraçado.
- Tosse seca e frequente, principalmente depois das refeições.
- Perda de interesse em se alimentar.
- Letargia.
- Consumo de grama e plantas.
- Vômitos profusos de início súbito (obstrução por corpo estranho).

Fonte: O Paciente Felino -  4ª Edição
O tratamento vai depender da causa e das consequências da bola de pelo, podendo ser a simples troca de alimentação como a realização de cirurgia emergencial.

A melhor forma de prevenir a formação de bola de pelo no gato saudável ainda é a escovação. O pelo do gato deve ser escovado diariamente. A maior reclamação que eu ouço é que o gato não gosta de ser escovado, mas a maioria dos gatos que não gostam de ser escovados também está com muitos nós nos pelos. Eu sempre recomendo a tosa, seguida do início da escovação. A escovação deve ser feita no momento de interação entre o guardião e o gato, este deve procurar no mercado o tipo de escova mais eficiente, que retire os pelos e não estresse o gato. Esse momento deve ser prazeroso e pode ser seguido de reforço positivo, como o oferecimento de petiscos ou alimento saboroso.

Outra forma de prevenção é o uso de rações de categoria super premium. Essas rações possuem na sua formulação a adição de fibras que facilitam o trânsito gastrointestinal e, desta forma, também evitam a formação da bola de pelo. 

As causas de aumento da lambedura devem ser tratadas, como a presença de parasitas, situações de estresse, etc. Entretanto, animais saudáveis, com comportamento normal de lambedura, podem apresentar regurgitação ou vômito da bola de pelo como um fenômeno natural ou como indicador de um problema gastrointestinal, portanto, em TODAS as situações de bola de pelo, o veterinário deve ser consultado para que possa identificar estas causas.
--
Portanto, gente, a bola de pelo não é só nojenta, mas preocupante a muitos níveis, devendo ser prevenida e tratada, visando sempre à qualidade de vida dos nossos bichanos.

Já que estamos retomando as nossas publicações sobre os cuidados com os felinos, vamos voltar com tudo! Preparem-se para a cobertura da 13ª Edição da Pet South America, que acontecerá de 28 a 30 de Outubro na cidade de São Paulo, confira no site: http://www.petsa.com.br/
See ya!!



Fonte consultada:
NORSWORTHY, G. D.; GRACE, S.; CRYSTAL, M. A. The Feline Patient, 4ª ed., Wiley-Blackwell, 2011, 1052 p.
http://cats.about.com/cs/catmanagement101/a/hairballs.htm




2 comentarios:

Unknown disse...

queria entender melhor... não é normal vomitar pêlo? ou não é normal fazer isso com frequencia? #preocupada..obrigada

vanperoli disse...

Huuumm..., To pesquisando sobre isso. Gostei e vou contar p/ minha mãe. Lambidinhas

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...