O que é preciso saber sobre o comportamento dos gatos

O número de felinos domésticos nos lares brasileiros vem aumentando consideravelmente, ano a ano. Em alguns países, o número de gatos já supera o de cães como animais de estimação. O fascínio que esse pet exerce sobre aqueles que convivem com ele é notório. Por outro lado, o que dizer para uma pessoa que jamais conviveu com um gato, mas pensa em ter um como companheiro de quatro patas?

Há algumas características desses animais incríveis que devem ser destacadas, além do esclarecimento de alguns mitos que ainda perduram quando o assunto é comportamento dos gatos domésticos. 


Foto de Giane Portal / Fofuras Felinas

Independência

Há pessoas que desejam um gato como animal de estimação, pois já ouviram falar que são independentes, ou seja, seria um animal que não necessita de muito contato com a família ou outros animais. Apesar dos felinos serem realmente autossuficientes, em vários aspectos, isso não significa que eles não precisem de atenção e interação com os moradores da casa. Qualquer dono de gato sabe o quanto eles são capazes de demonstrar carinho e desejo de estar perto daqueles em quem confiam. 

Foto de Giane Portal / Fofuras Felinas
Mas, a maior questão nesse sentido diz respeito ao tempo que o gatinho leva para confiar, efetivamente, em uma pessoa (ou em outro animal de estimação). 

Diferentemente dos cães, sociáveis por natureza (em sua grande maioria), gatos precisam ter absoluta certeza de que a pessoa ou animal não causará a ele qualquer sensação desagradável para, daí sim, passar a demonstrar afeto. 

São desconfiados, precisam ter o controle do ambiente e da situação para, então, começarem a interagir com mais confiança. 

Esse comportamento não significa que sejam “traiçoeiros” ou “interesseiros”. São apenas diferentes e é preciso paciência para aceitá-los como são, no tempo deles.  

Daí também a importância de uma boa sociabilização na fase de filhote, o que significa permitir ao gatinho convívio com várias pessoas e animais, sempre com associações positivas, para que ele se torne um adulto confiante, capaz de estabelecer novos laços mais rapidamente.


Higiene

Essa é uma característica dos felinos que agrega fãs e mais fãs: são animais extremamente limpos. E, o melhor: naturalmente!  Gatos se limpam o tempo todo. Lambem-se e a saliva retira pelos mortos, poeira e outros detritos. Sua língua áspera auxilia nesse processo. É realmente muito difícil sentir cheiro desagradável provindo de um gato.



Fotos de Giane Portal / Fofuras Felinas

Quanto ao quesito necessidades, não é necessário treiná-los para utilizar um determinado local como “banheiro”: eles já nascem sabendo! Basta colocar uma caixa de areia (há vários tipos de substratos à venda em pet shops) e o gato naturalmente procurará esse lugar para cavar, fazer as necessidades e enterrá-las. Esse comportamento é inato e, uma das teorias para que isso ocorra provém da necessidade instintiva dos felinos de esconder seus resíduos e, assim, proteger-se de eventuais predadores. Ou seja, apesar de se tratar de um comportamento que tem origem em instintos ancestrais de proteção e camuflagem, facilita bastante a convivência dentro de casa.


Foto Fofuras Felinas
Atividades 

- caçador 
Felinos são caçadores natos e esse instinto prevalece de forma bem acentuada nos gatos domésticos. Por esse motivo, o bichano caça tudo que se movimenta: mosquitinhos, pássaros, insetos em geral, etc. 

Trata-se de um comportamento natural e cabe ao dono providenciar que seu gatinho possa exercitar essa sua habilidade. Aqui, valem bolinhas de pingue-pongue, brinquedos que se movimentam e podem ser “perseguidos”, laser refletido na parede de casa. 

Ou seja, providenciar bastante enriquecimento ambiental permitirá que ele faça exercícios e se divirta.  


- escalador
Controlar o mundo do alto é um dos maiores prazeres dos gatos. Assim, instalar prateleiras pelas paredes da casa, de forma a permitir que possam ser escaladas e servir de refúgio, será garantia de bem-estar ao gatinho.



Segurança

Finalmente, é muito importante assegurar que janelas e varandas sejam teladas, para evitar quedas, pois gatos certamente se aventuram por esses locais. Aliás, essa é uma providência que garantirá ao gato poder observar o mundo com segurança – e poder se deitar ao sol, em um peitoril de janela: é um comportamento bastante adotado por eles. 


Foto de Giane Portal / Fofuras Felinas

Disposto a desfrutar da companhia de um animal incrível? Um gato pode ser a escolha certa, desde que se esteja disposto a aceitá-lo como ele realmente é!



___



Cassia Rabelo Cardoso dos Santos, adestradora da equipe Cão Cidadão.

Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 10 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone (11) 3571-8138, ou acesse www.caocidadao.com.br.




3 comentarios:

Cristi@ne disse...

Olá...
Adorei o post, já tenho novos filhotes em casa, com apenas 20 dias, sempre é bom aprender mais sobre eles... amooo!

Anônimo disse...

Muito útil pra mim que terei meus gatinhos em janeiro <3 ...e quero fazer tudo que está ao meu alcance para se sintam em casa e gostem da gente. Adorei o ponto sobre confiança porque tive cachorro e é bom saber a diferença nesse comportamento.

Tenho uma dúvida que não encontrei resposta pesquisando seu blog: Quando for levar os felinos para passear (por 4 ou 5hrs), como devo me preparar quanto as necessidades básicas deles?! Pensa em alguém que não faz ideia! heheh

Muito obrigada!
Beijos
Kaa

Priscilla disse...

Q post lindo!!! amei!!! tenho 5 gatos e cada um é uma fofura à sua maneira...

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...