30 de out. de 2013

Korat | Gatos de Raça


História

O gato Korat foi descoberto na província Korat, um planalto na região nordeste de Sião (atual Tailândia). 


Segundo a história, a raça foi nomeada pelo Rei Chulalongkorn (1853-1910), o filho mais velho do rei Mongkut, que foi retratado no musical 'O Rei e Eu'. Ao ver um destes belos felinos azuis, o rei disse:
_ De onde é este gato tão bonito?
Foi-lhe dito: 
_ Khorat, sua majestade.

O registro mais antigo da raça Korat apareceu no livro 'The Cat-Book Poems', escrito algum tempo durante o período ayudhya da história Siamesa (1350-1767). 
Este livro apresenta os dezessete gatos tailandeses da “boa sorte”, incluindo o Korat e o Siamês, e está atualmente localizado na Biblioteca Nacional de Bangkok.

O Korat ocupou seu lugar na cultura tailandesa como símbolo de prosperidade, saúde, boa sorte, respeito e apreço. Sua cor prateada simboliza a riqueza e seus olhos com a cor do arroz simbolizam boas colheitas. Um casal de Korats com seus rostos em forma de coração, dado a uma noiva, garante um casamento sólido e feliz.

Jean Johnson, de Oregon, é creditada como importadora dos primeiros Korats na América do Norte. Johnson viveu por seis anos em Bangkok, onde tentou, sem sucesso, comprar um par de Korat. Mesmo em seu país nativo, eles são raros e muito valorizados.
Em 1959, quando ela e seu marido voltaram para os Estados Unidos, ela foi presenteada pelo Gatil Mahajaya de Bangkok, com um par de Korats - os irmãos Nara e Dara. Para evitar que o gato se tornasse inato, Johnson cruzou Nara e Dara com siameses azuis, que ela também tinha trazido da Tailândia. Outros criadores tornaram-se interessados pela raça, e durante a década de 1960 mais Korats foram importados de seu país Natal. 

Em 1965, a associação Korat Cat Fanciers foi fundada para proteger e promover a raça. 
Apenas os gatos que vem da Tailândia foram autorizados a entrar no programa de melhoramento. 

Em 1966, o CFA aceitou o Korat para o campeonato.

Em 1968, o criador Daphne Negus, do Arizona, viajou para Bangkok e conseguiu adquirir nove Korats, que foram uma grande ajuda para o pool genético limitado.

Hoje, todas as associações norte-americanas de gatos reconhecem a raça. Desde os primeiros dias, a população Korat tem crescido lentamente, porque os criadores estão mais preocupados com a qualidade e a saúde do que a quantidade. Ainda assim, o gato da boa sorte da Tailândia ganhou aclamação de criadores dedicados.



Aparência

Há um total de cinco corações associados ao Korat. 


A cabeça contém três. O quarto coração pode ser encontrado na área muscular do peito, quando o gato está sentado. Quando o  Korat amadurece, as formas de coração se tornam mais proeminentes.

Os Korats desenvolvem-se lentamente e podem levar até 5 anos para atingir a maturidade completa. Como um bom vinho, o Korat fica melhor com o passar dos anos.

É conhecido por ser um patinho feio em seus anos mais jovens.

Os machos pesam de 3,5 a 4,5 quilogramas; fêmeas pesam de 2,5 a 3,5 quilogramas. 





Cabeça

Formato de coração.

Olhando de frente, você vê a cabeça em formato de coração. 

O segundo centro é encontrado olhando para baixo, sobre a parte superior da cabeça.

O terceiro coração (associado com a cabeça) é o formato do nariz.

O perfil está bem definido, com uma ligeira paragem entre a testa e o nariz, que tem uma curva descendente logo acima da trufa. 

O queixo e a mandíbula são fortes e bem desenvolvidos, nem excessivamente quadrados, nem pontiagudos.





Orelhas

As orelhas são grandes e largas na base. Estão situadas no alto da cabeça, dando ao gato uma expressão alerta, e têm pontas arredondadas. 
As orelhas possuem quase nenhum pelo na parte interna e, na parte externa, os pelos são curtos e ralos.


Olhos

Os olhos são grandes, bem abertos, luminosos, alertas e sempre atentos. Quando fechados ou parcialmente fechados, eles têm uma inclinação asiática.
Nascem com olhos azuis, os filhotes têm a  cor dos olhos amarelo âmbar, que muda gradualmente à medida que amadurecem. A cor é verde no gato adulto (dois a quatro anos de idade).



Corpo

O corpo é de tamanho médio,  musculoso, com um afilamento na cintura. 

Não parece ter muito peso, mas quando é levantado, encontra-se um peso inesperado parecendo estar levantando uma pedra. 

O pescoço é bastante curto e pesado, o peito é largo, com os ombros um pouco mais largos do que o peito. 

Este corpo foi projetado pela natureza para ser a de um animal gracioso (embora tenha a aparência de uma enorme força) e ágil o suficiente para mover-se rapidamente.


Pelagem

o Korat deve ter a cor azul-prata e estar livre de todas as marcas. Seus pelos começam na raiz com uma cor azul clara, escurecendo ao longo do eixo, em uma cor cinza-azul ardósia, e tornando-se prateada nas pontas. 

Essa nuance dá ao corpo do gato um efeito brilhante e radiante.




Membros locomotores

As patas têm o tamanho proporcional em relação  ao corpo, com as patas anteriores ligeiramente mais curtas do que as posteriores.


Cauda

A cauda é de comprimento médio, grossa na base e afunila para uma ponta arredondada. A torção na cauda é permitida apenas se não for visível; uma torção visível é motivo de desqualificação em campeonatos.








Saúde e Predisposição a Doenças

Korats são geralmente gatos saudáveis e apenas três doenças hereditárias são conhecidas: Gangliosidose GM1 e GM2. Infelizmente, ambas as doenças hereditárias são fatais e regidas por mutações genéticas recessivas, portanto, um gato deve herdar o gene defeituoso de ambos os pais para desenvolver a doença. No entanto, há gatos que herdam apenas um gene, de difícil detecção, e por isso geralmente não são removidos do programa de melhoramento. Felizmente, testes genéticos para gatos afetados de ambas as doenças têm sido desenvolvidos pelo Dr. Henry Baker, do Centro de Pesquisa na Auburn University, em Auburn, estado de Alabama, nos Estados Unidos. 

Doenças de armazenamento lisossômicas: são causadas por uma ausência de enzimas que são necessárias para executar as funções metabólicas. É uma doença rara. A doença provoca uma acumulação de várias substâncias que, de outra forma, seriam eliminadas pelas enzimas, e que passam a ser armazenadas nos tecidos do gato em quantidades anormais (que ocorrem normalmente no sistema nervoso). Como resultado, as células incham e param de funcionar normalmente. Infelizmente, as doenças de depósito lisossômico são sempre fatais.


Cuidados

Durante o outono e primavera, onde ocorre troca de pelos, pentear com um pente de aço, de duas a três vezes por semana. 


Oferecer uma dieta equilibrada, preferencialmente uma ração de qualidade super premium, e água mineral ou filtrada.


Cortar as unhas semanalmente.


Escovar diariamente os dentes com escova e pasta indicada pelo veterinário.


Arranhadores são interessantes.


Visitas freqüentes ao veterinário para orientações quanto aos cuidados e vermifugação, além de todo esquema de vacinação.




Comportamento/Temperamento

O Korat cativa, com a sua personalidade afetuosa, e foi conhecido por converter pessoas que detestavam gatos, em amantes de gato. 

Devoção, fortes laços de lealdade e amor com seus donos são suas principais características. Ficam tristes se deixados sozinhos por muito tempo. São companheiros constantes, com sua lealdade inabalável e amor sem reservas. Eles também são observadores argutos da natureza humana.

Para certificar-se que a curiosidade não mate o Korat, esta raça deve ser mantida dentro de casa.
Korats geralmente não vocalizam tanto, como seus companheiros siameses, mas eles encontram outras maneiras de mostrar seus sentimentos. 

São extremamente expressivos e aperfeiçoaram suas expressões faciais, para que com um olhar possam transmitir qualquer mensagem para seus donos. Se você não receber a mensagem, ou fingir que não, o Korat vai vocalizar para mostrar o que pensa.





Nota
Apesar de todas as qualidades de um gato de raça, um vira-latinha também apresenta milhões de qualidades, que o farão tão ou mais especial que qualquer gato de raça pura. Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto a adoção. Seja adulto ou filhote, não compre, adote.


____________












3 comentarios:

Anônimo disse...

Tive um korat quando era criança.

Unknown disse...

Quanto vale um korat?

Unknown disse...

Quanto vale um korat?

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...