21 de set. de 2012

Tonquinês | Gatos de Raça


Esses gatos estão firmemente convencidos de que os seres humanos foram colocados na terra para amá-los e servi-los.

Eles ronronaram seu caminho através de séculos para serem aceitos por todas as associações de gatos.


Foto: http://ourworldofcats.com/tonkinese

História

O tonquinês é um gato criado através do cruzamento entre birmaneses e siameses, para combinar as melhores qualidades de ambos. É muito provável que o cruzamento natural entre as duas raças exista há centenas de anos, uma vez que essas raças vieram da mesma região, Sião, hoje conhecida como Tailândia.

Birmaneses, siameses, e gatos com as características dos torkineses já eram descritos no “livro de poemas sobre gatos do Sião”, escrito no Sião, no período Ayudha, compreendido entre 1358 e 1767.

Acredita-se que em 1800, na Inglaterra alguns siameses, chamados na época de chocolate, foram o que hoje chamamos de torkinês.

Em 1960, Jane Barletta dos Estados Unidos, e Margareth Conroy, do Canadá, cruzaram birmaneses com siameses, originando os primeiros torkineses produzidos intencionalmente. Jane e Margareth começaram a se comunicar, e trabalhar em conjunto para desenvolver essa raça.

• A primeira associação a aceitar o tonquinês foi a Canadence Cat Association (CCA) em 1971.
• A Cat Fanciers Federation (CFF) em 1972
• Em 1979 foi criada a associação da raça tonquinês (TBA).
• A The Cat Fanciers' Association (CFA) aceitou para registro em outubro de 1978, o status provisório veio em 1982, e o status de campeonato em maio de 1984.
• A The International Cat Association (TICA) em 1979.


Aparência

• Nem magro como o siamês nem encorpado como o birmanês, o tonquinês tem características intermediárias.
• Tem o corpo de comprimento médio que mostra bem sua musculatura desenvolvida, sem ser grosseiro, tendo a parte posterior mais elevada que a anterior.
• O abdômen é tenso, bem musculoso e firme.
• As patas são relativamente finas em relação ao corpo, com os membros posteriores ligeiramente mais longos que os membros anteriores. Os pés são mais ovais que redondos.
• A cauda é fina em proporção ao corpo.
• São surpreendentemente pesados para seu tamanho, os machos adultos pesam entre 3,6 a 5,5 quilos e as fêmeas adultas geralmente pesam entre 2,7 e 5,5 quilos. O equilíbrio geral e a proporção são mais importantes do que o tamanho.
• A cabeça tem formato de triangulo equilátero ligeiramente arredondado, um pouco mais longo do que largo, com maçãs do rosto altas e suavemente aplainadas. O focinho rombudo é quadrado de tamanho médio. Queixo de tamanho médio.
• As orelhas de tamanho médio, larga na base com pontas ovais. O pelo nas orelhas é muito curto e pode mostrar completamente a pele.
• Os olhos têm formato de caroço de pêssego, são proporcionais ao rosto e estão inclinados ao longo das maçãs do rosto em direção à borda externa da orelha. A cor dos olhos depende do padrão da pelagem, e podem ser: olhos azuis, olhos Aqua (água-marinha) e olhos verdes. A clareza, profundidade e brilho da cor dos olhos são mais bem vistos na luz natural.
• A pelagem é curta, macia, sedosa, bem deitada sobre o corpo e com um brilho lustroso. As cores podem ser confusas, porque cores semelhantes existem nos siameses e birmaneses, porem não tem o contraste nítido entre as marcas, como nos siameses.
• Mais detalhes em: http://www.tica.org/members/publications/standards/to.pdf


Saúde e Predisposição a Doenças

http://www.coolest-cat-care.com/tonkinese-cat-breeders.html
Felizmente, os gatos tonquineses são uma raça saudável, porque eles começaram como híbridos, sem um monte de endogamia. Muitos dos criadores trabalharam para identificar problemas e tiveram sucesso na eliminação de linhas que parecem ter problemas genéticos. Cruzamento com outras raças não foi permitido no CFA por quase vinte anos.

Como todas as raças fechadas, criadores estão preocupados com a redução do pool genético, que pode conduzir a uma raça menos saudáveis com vida mais curta e ninhadas menores, mesmo na ausência de problemas genéticos específicos. Para ajudar a documentar esta redução no pool genético, Bruce Nickerson fez uma avaliação estatística das linhas existentes em comparação com aquelas existentes em 1984. Algumas linhas foram perdidas, mas os criadores estão alertados para a necessidade de compartilhar linhas e tendem a assumir uma postura pró-ativas antes de ocorrerem problemas.

Os siameses e birmaneses a partir do qual os tonquineses foram desenvolvidos possuem alguns problemas de saúde hereditários, mas, aparentemente, o tonquinês não herdou muitos deles. Os criadores tiveram o cuidado de evitar a consanguinidade e trabalharam para eliminar quaisquer linhagens que pareciam ter genes prejudiciais. São geralmente muito saudáveis e resistentes, mas ainda é aconselhável comprar de um criador que oferece uma garantia de saúde atestada e válida.

No entanto, assim como os siameses e os birmaneses, o tonquinês está propenso à formação de placa bacteriana, depósitos de tártaro e gengivite. O tártaro é um acúmulo de placa calcificada e repleta de bactérias, que pode atingir a corrente sanguínea e causar infecções bacterianas no coração ou septicemias. Gengivite pode levar à doença periodontal (uma doença inflamatória que afeta os tecidos circundantes e que suporta os dentes), a qual pode fazer com que haja inflamação no tecido, perda de dentes e perda de massa óssea.

Se o seu gato é propenso a problemas dentários, ela precisa de exames dentários durante seus exames anuais veterinários e limpeza dos dentes por seu veterinário, se necessário.


Cuidados

• Oferecer uma dieta equilibrada, preferencialmente uma ração de qualidade super premium, e água mineral ou filtrada.
• Cortar as unhas semanalmente.
• Escovar semanalmente com uma escova de borracha, e evitar escovar de metal.
• Escovar diariamente os dentes com escova e pasta indicada pelo veterinário.
• Evitar deixar sozinho por mais de 5 horas.
• São gatos de casa, então coloque telas nas janelas, mantenha as portas fechadas, assim como faria para um bebe de dois anos.
• Arranhadores são interessantes.
• Visitas freqüentes ao veterinário para orientações quanto aos cuidados e vermifugação, alem de todo esquema de vacinação.
• Muito amor, carinho e atenção.


Comportamento/Temperamento


O tonquinês caloroso e amoroso gosta de estar com você, no seu ombro, no seu colo, ou supervisionando tudo que você faz.

Vivem bem com outros gatos, cães e crianças.

Esses adoráveis felinos combinam os traços dos siameses: super carinhoso, super inteligente e muito vocal com os traços dos birmaneses: super dedicado e super brincalhão. Isso faz com que o tonquinês seja: super carinhoso, super brincalhão, super dedicado e super inteligente. Estes super gatos são também conhecidos por suas habilidades atléticas, sendo muito rápidos e são capazes de pular do alto das árvores em um único salto. Alguns criadores chegam a afirmar que eles têm visão de raios X e podem ver através de recipientes fechados e através das portas de armários fechados.

Eles querem compartilhar todas as notícias com seus donos amados, quando eles chegam em casa.

Eles falam em frases e parágrafos, quando querem se expressar. Não é sábio ignorar quando ele está vocalizando com você. Um tonquinês ignorado vai encontrar outro método para ganhar sua atenção. Sua inteligência os ajuda a encontrar uma maneira diferente de fazer você ouvir, que pode ser menos desejável do que se você tivesse acabado de ouvir em primeiro lugar.

Tudo é um brinquedo para um tonquinês, desde o mais barato pedaço de papel ao mais caro controle remoto da televisão, desde que você esteja disposto a participar da brincadeira. Depois de uma sessão de brincadeiras, os tonquineses gostam de cochilar em ou ao lado de seus donos. Se você quer um gato de colo amoroso, o tonquinês é sua raça.


http://cattime.com/cat-breeds/tonkinese-cats

Quando se fala de tonquinês os criadores dizem que os gatinhos escolhem suas novas famílias ao invés da família lhes escolher. Se você tiver sorte o suficiente para encontrar um criador que lhe permite escolher o seu próprio filhote, escolha o que brinca com você, sobe ronronando no seu colo, ou incita-o a jogar, mesmo se o gatinho não tem a cor que você tinha em mente.

Tonquineses anseiam atenção de seus donos. Esteja preparado para que ele se enrole em torno de sua perna. Estes gatos formam ligações muito fortes com os seus donos. Eles amam seus donos e exigem serem membros da família, em vez de "apenas animais de estimação”.

Tonquineses não são para todos, é claro. Compartilhar sua vida com uma tonquinês não é uma decisão fácil a se tomar. Muito social, não faz bem deixa los sozinhos por longos períodos. Se você realmente for sair, tenha certeza que ele tem um companheiro felino ou outro animal amigo com quem interagir enquanto você estiver fora. Muito envolvido emocionalmente com seus donos, ele pode se tornar deprimido se deixá-los sozinhos por muito tempo, ou não lhes der bastante amor e atenção.

Foram descritos pelos seus proprietários como gato cachorro (segue seu dono ao redor da casa), gato macaco (suas "acrobacias" são fantásticas), e gato elefante (uma memória incrível, e uma força anormal). Em resumo: eles vão rapidamente assumir sua casa e sua vida! Seus caminhos afetivos são impossíveis de ignorar, e eles rapidamente encantam a família e os visitantes.


Notas

http://www.besosdegato.com/2010/01/27/gato-tonquines/
Nota Um: Desde que o tonquinês se tornou popular, geralmente não existe um número suficiente para suprir a demanda de cores e características. Se vocês têm o coração ajustado para um determinado sexo, uma determinada cor e um padrão específico estejam preparados para esperar, ou tenham mais flexibilidade sobre estes detalhes, reduzindo o tempo de espera. Encontre um reprodutor respeitável primeiro, então reserve um gatinho de uma ninhada próxima ou entre na lista de espera do criador. Se o criador for próximo, melhor, já que vocês podem visitar o gatil e conhecer os pais e os filhotes, mesmo antes do desmame. O gatinho precisa de um contato cedo para crescer com amor aos seus futuros donos.
Se você não tem tempo para dar o carinho abundante que precisam, outra raça poderia ser uma escolha melhor.

Nota Dois: Apesar de todas as qualidades de um gato de raça, um vira latinha apresenta milhões de qualidades, que o farão tão ou mais especial que qualquer gato de raça pura.

Nota Três: Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção.
Seja adulto ou filhote, não compre, adote.

Peço que, por favor, após a leitura do artigo, curtam esta matéria no facebook, no twriter e no google, ajudando o blog crescer, e estar cada vez melhor.

Médico Veterinário Marcelo Samegima Aleixo.
Tel. (13) 3466-8585 (Consultório DogVila)
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000623329523
e mail e MSN: msaleixo@hotmail.com



1 comentarios:

Anônimo disse...

Olá, queria muito que vocês fizessem uma matéria sobre a raça Nebelung. Ainda é rara, mas é muito interessante!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...