Dessa vez eu comprei uma passagem de primeira classe na Hellman's Airways para falar de um felino que a grande maioria das pessoas conhece, mas ninguém nunca viu... O Tigre-dentes-de-sabre! Eu tive a ideia ouvindo uma conversa entre dois estudantes primários no trem, discutindo se os tigres-dentes-de-sabre realmente existiram ou se era mitologia. Fui pesquisar sobre o assunto e descobri que, na verdade, ambos estavam certos!


Quando se menciona Tigre-dentes-de-sabre a gente logo imagina o “gatinho” dos Flintstones ou o Diego dos filmes A Era do Gelo – mas esse é na verdade o smilodon, o mais famoso e somente uma de muitas espécies de grandes gatos pré-históricos. Até o nome “tigre” não se aplica bem  a esses animais: tigres são felinos selvagens modernos, completamente diferentes dos ancestrais! E não eram somente felinos que tinham dentes caninos super desenvolvidos, alguns marsupiais no hemisfério sul também possuíam essa característica.

Os mais antigos vestígios de um mamífero com dentes-de-sabre datam de mais ou menos 35 milhões de anos atrás, mas ainda longe de ser um felino, como imaginamos, era um tipo de animal carnívoro, veloz, de médio porte (mais ou menos do tamanho de um leopardo), conhecidos como nimravides. Os caninos desse animal eram bastante longos, mas finos e achatados como um facão. Esses animais são os ancestrais dos felinos, dos marsupiais e pequenos mamíferos carnívoros, como suricates e lontras.

O smilodon era um felino de grande porte, um pouco maior que um leão moderno, extremamente musculoso mas não muito rápido, que vivia nas Américas – a maior concentração de esqueletos desse animal foi encontrada em Los Angeles, nos poços de betume La Brea, mas os primeiros fósseis foram achados em 1941 em Minas Gerais e no sul de São Paulo. Acredita-se que a estratégia de caça do smilodon era similar a dos leopardos: se esconder em vegetação densa ou em galhos baixos de árvores, literalmente esperar a presa desavisada passar e dar o bote, usando os caninos para causar feridas profundas, resultando na morte por perda de sangue ou asfixia.

As três sub-espécies de Smilodons possuíam diferentes tamanhos e pesos: Smilodon gracilis entre 55 e 100 kg; Smilodon fatalis entre 130 e 300kg e 1m de altura; e Smilodon populator entre 350 e 470 kg e1,2m de altura.

Outro grande gato de dentes de sabre que vivia na mesma época, não só nas Américas, mas também no que é hoje em dia a Europa e Ásia era o homotherium, que apesar de ser um felino, lembrava mais uma hiena do que um gato, pois tinha as patas posteriores bem mais longas que as inferiores. Os caninos não eram tão longos como os do smilodon, mas muito mais afiados, além de serem bastante ágeis. Evidência sugere que os homotheriumes caçavam em grupo, pois uma das presas preferidas eram os mamutes! Mas como qualquer felino, tudo que era menor e se mexia entrava no cardápio.


Ambos viveram no planeta de 5 milhões ate 10 mil anos atrás. Coincidência ou não, os primeiros humanos pré-históricos começaram a desenvolver armas para a caça mais ou menos na mesma época que esses grandes felinos começaram a desaparecer… Por isso que a conservação das espécies é extremamente importante agora, que temos o conhecimento, recursos e tecnologia!

Bea
facebook.com/tudogato



1 comentarios:

Alu disse...

Adoro o vosso trabalho sobre miaus!
Deixei um selinho para vocês no meu blog :)

http://bau-dos-livros.blogspot.pt/2012/09/versatile-blog.html

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...