Gato-selvagem-escocês

Na coluna deste mês vamos voltar no tempo, às origem de TODOS os gatos domésticos: o gato-selvagem (Felis silvestris)!



Gatos-selvagens não são gatos mal humorados (se bem que alguns viram tigres quando provocados...) nem ferais, são parte de uma espécie diferente e, atualmente, bastante rara.


Existem 5 espécies de gatos-selvagens:

- Europeu (Felis silvestris silvestris)
- Ocidental (Felis silvestris lybica)
- Africano (Felis silvestris cafra)
- Asiático (Felis silvestris ornata)
- Chinês (Felis silvestris bieti)
Gato-selvagem-escocês


Todos possuem características semelhantes, mas dependendo de onde vivem, são ligeiramente maiores ou menores e, logicamente, existem diferenças na cor e textura do pelo.


Eu escolhi me concentrar mais no gato-selvagem-escocês, porque é o único que tem a sua própria sub-especie (Felis silvestris grampis - sub-espécie do grupo Europeu) e com algumas caracteristicas especiais, por ter evoluído em uma ilha.


O gato-selvagem-escocês é um pouco maior que um gato doméstico, mas muito mais musculoso, com os traços faciais bem definidos. Um macho adulto chega a pesar 9kg, e uma fêmea, 7kg. O pelo é listrado como alguns gatos domésticos, mas muito mais espesso, com sub-pelo, inclusive na cauda. As listras da cauda são bem escuras e definidas, a ponta é sempre negra e arredondada. Esse gato é extremamente ágil e rápido e pode alcançar velocidades de até 45km/h!!! Atualmente existem cerca de 400 gatos-selvagens na natureza (somente na Escócia) e bem poucos em cativeiro em zoológicos britânicos.

Gato-selvagem-escocês

Um grande problema da linhagem do gato-selvagem-escocês é, surpreendentemente, a perda da raça pura, pois é muito comum gatos-selvagens e "domésticos" (ferais e gatos que vivem em fazendas) cruzarem; os filhotes obviamente não são nem selvagens, nem domésticos - esses sim são gatos indomáveis pois não têm o medo inerente dos humanos como os selvagens e não são nada dóceis como os domésticos! Muitos desses gatos híbridos são pretos e são conhecidos como "kellas". Acredita-se que um único gato-selvagem-escocês melanístico (preto) existe no momento, filmado quase que por acidente por um time da BBC, que há dois anos gravava um programa sobre esses gatos tão especiais.


A dieta do gato-selvagem-escocês consiste principalmente de coelhos e lebres, mas também outros roedores e até peixes, pois esse gato não é tão averso a água como a maioria dos felinos. Incrivelmente não caçam pássaros, a não ser em último caso, quando não acham nada mais apetitoso.


As fêmeas têm uma gestacao de 60 a 68 dias e nascem em média 4 filhotes. A expectativa de vida na natureza é de 8 anos, 15 em cativeiro. Segundo estudos, 92% das causas de morte do gato-selvagem é de origem humana: armadilhas, atropelamento, caça ilegal, envenamento, perda de habitat, etc.

Gato-selvagem-africano

E uma curiosidade: acredita-se que o verdadeiro antecessor dos gatos domésticos, como os conhecemos hoje, foi um gato-selvagem-africano, domesticado há cerca de 100 mil anos. Os genes desses gatos ainda são encontrados no código genético dos nossos gatinhos!


Bea
facebook.com/tudogato



2 comentarios:

Anônimo disse...

legaaal!

Charly disse...

Muito bom, ótimo texto.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...