26 de jul. de 2012

Saculite | Dia de Veterinária


foto: giane portal / fofurasfelinas
Existem muitas coisas que os gatos odeiam e uma das principais é ficar doentes. Nas consultas eles são manipulados, apertados, puxados, furados e, ainda por cima, às vezes saem humilhados parecendo um abajur pelo uso do colar elisabetano. Foi me lembrando da cara de mau humor de uma das minhas pacientes, a Priska, que eu escolhi o tema para esse artigo de hoje, e ele se chama: Impactação e Abscedação do saco anal.


A Priska já não gostava das visitas à clínica, mas eram toleráveis. Sua súdita (como costumo chamar os proprietários de gatos) é bastante dedicada e qualquer mudança de comportamento ela levava a gatinha para nossa atenção.


A Priska estava agindo estranho, se lambendo muito na região da base da cauda, tanto que a pelagem nessa área já estava mais rarefeita. Durante o exame físico eu percebi que ela também protegia a cauda, se virando todas as vezes e me encarando de frente. Juro que se eu pudesse ler os pensamentos da Priska, nessas horas, eu estaria vendo algo do tipo: "Não sei o que deu na cabeça da minha súdita em me trazer aqui, mas isso não significa que você tem permissão para me apertar e ainda por cima avançar o sinal".


Eu tive que pedir ajuda para examinar e, ao chegar à região perianal (ao redor do ânus), percebi um aumento de volume. Durante a palpação, a pobrezinha soltou o maior grito já registrado na história do atendimento felino. Ela estava com uma saculite.


Ao redor do ânus os felinos possuem duas estruturas chamadas de sacos anais, não visualizadas na pele, mas elas abrigam glândulas sebáceas e apócrinas. Quando o animal defeca, devido à compressão mecânica, essas glândulas secretam substâncias que vão auxiliar na lubrificação. Os felinos também secretam por essas glândulas de forma voluntária para marcar território e quando se sentem ameaçados. São os tão conhecidos “rabujo”.



A secreção dessas substâncias pode estar reduzida levando à impactação do conteúdo (figura 1), gerando dor e tenesmo (dificuldade para defecar). Além disso, pode ocorrer a infecção com formação de abscesso no saco anal, levando ao acúmulo de secreção purulenta (figura 2), intumescimento da região e muita dor.

Figura 1: Esvaziamento do saco anal com presença de material espesso – impactação
Figura 2: Drenagem de abscesso de saco anal.

Geralmente o gato começa a se esconder, proteger, lamber e morder a região da cauda e perianal. O tratamento para impactação envolve sedação e esvaziamento do saco anal com muito cuidado. O tratamento para abscesso envolve sedação, drenagem, limpeza, irrigação da ferida e antibiótico. Ah sim, claro, uso do colar elisabetano.



Ao contrário do que as pessoas acreditam, os sacos anais não devem ser esvaziados no banho e essa prática pode levar à injúria e infecção do local.



E foi assim, um dos atendimentos na Priska, seu abscesso foi drenado e ela foi para casa aborrecida, mas com menos dor com certeza. Hoje a Priska já não está mais entre nós, mas eu prefiro acreditar que lá no fundo, um dia, em algum momento, ela me perdoou e até gostou um pouquinho de mim.


Alice Ribeiro
diarioveterinaria.blogspot.com
www.formspring.me/alicevet
twitter: @alicevet


Imagens - Fonte: NORSWORTHY et al, 2011 (The Feline Patient)



7 comentarios:

Rafaela - Tudo em Foco disse...

Nossa, que problemão! Nunca achei que algo assim pudesse acontecer com um gato, mas serve como alerta aos "súditos" para que cuidem dos seus bichanos. Com certeza, a saculite deve causar muita dor e o que todo mundo quer é manter a vida do bichinho da melhor maneira possível. Por isso, ficar de olho no comportamento do gato é fundamental.

Milene disse...

Já aconteceu com minha Mina. Notei que ela lambia seguidamente embaixo da cauda, fui examinar e vi o abcesso, parecia um furúnculo. Deve doer muito, pois ela não queria que o veterinário se aproximasse dela de jeito nenhum. Mas a recuperação foi relativamente rápida, e depois da drenagem, o alívio que ela sentiu ficou evidente.

João Víctor disse...

Já ouvi falar de problemas nos sacos anais, mas não pensei que ficasse tão feio O.o

Epílogo: Dr. Alice diz "colar elizabetano", eu digo "CONE DA VERGONHA!!" :))))

Renato Barba disse...

"Hoje a Priska já não está mais entre nós, mas eu prefiro acreditar que lá no fundo, um dia, em algum momento, ela me perdoou e até gostou um pouquinho de mim."

Chorei! :'|

Anônimo disse...

eu tb chorei, Renato...

Unknown disse...

Oi Alice! Fiquei emocionada ao ler seu texto e ao lembrar da primeira consulta de Priska com você. A saudade é enorme! Obrigada pelo carinho, bjs

Anônimo disse...

Olá saiu como uma tripa pequena no ânus do meu gatinho o q pode ser

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...