Dessa vez decidi variar um pouco e não falar de um felino específico, mas de mutações naturais de gatos selvagens! Já mencionei especialmente os controversos tigres brancos e, de passagem, sobre os leões brancos entre outros animais melanísticos, mas existem outras variações muito mais raras.



Os tigres e leões brancos não são albinos, são leucistas! O que causa a coloração é um gene recessivo, apesar de raro é bem mais comum em leões. No momento existem cerca de 500 leões brancos em cativeiro e em uma reserva florestal na África do Sul. Os olhos desse leões podem ser castanhos-claros, azuis ou cinzentos. Eu sou muito suspeita para falar desses leões, são os meus preferidos!


Os animais melanisticos são completamente negros, mas nesse caso a mutação é causada por um gene dominante, por isso onças e leopardos negros são relativamente comuns. Alguns estudos indicam que o gene melanistico aumenta a resistência de felinos a certas viroses, alem de servir como camuflagem extra para os caçadores noturnos.


Um outro gato selvagem extremamente raro é o guepardo real, só existem 9 na natureza, mas são criados em cativeiro para fins de conservação da espécie. Essa pelagem maravilhosa é também devida a uma mutação genética. Alem do pelo a única diferença é que o guepardo real é um pouco maior que um guepardo normal.



Recentemente varias notícias de gatos selvagens especiais apareceram em jornais e na internet! Além de um gato-selvagem-escocês melanistico que foi filmado pela primeira vez por um programa britânico, também foram publicadas fotos de um leopardo "rosado" (a pantera cor-de rosa! Hahaha!) e um guepardo bem diferente!

O leopardo rosado foi fotografado em uma reserva na África do Sul e os cientistas acreditam que esse individuo possui uma mutação chamada eritrisma, onde existe um exagero de produção de pigmentos vermelhos na pelagem. Bom, realmente chamá-lo de rosado é um pouco de exagero, mas que é um leopardo bastante diferente, sem dúvida!


Outro animal muito especial que foi fotografado há apenas alguns meses é esse guepardo sem rosetas, que foi visto numa reserva animal no Quénia. É a primeira vez que esse tipo de pelagem foi observada em um guepardo desde 1921!


E finalmente esse lindo leão negro que andou pelo Facebook ultimamente... Infelizmente é um ótimo trabalho de manipulação de imagem, que se saiba não existem leões negros... Seriam absolutamente maravilhosos, não acham?



Bea



7 comentarios:

Marcelo Samegima disse...

São todos mutantes, iguais o Wolverine, Dente de Sabre e cia...E o próximo filme sera, x men "animais".

Marilia disse...

Lindos! Amo todos! Inclusive o photoshopado!

ESMERALDA disse...

Impossível não querer ter um de cada...São Muito Lindo!!!!

João Víctor disse...

Show de bola!!! Esse leopardo "rosa" foi realmente bem interessante. Aliás, essa coluna me deu uma ideia: mutações genéticas em gatos domésticos! Ouviu, Dra Alice? :D

Bea disse...

Obrigada pelos comentarios! E se o Dr Marcel nao fosse vet, seria roteirista em Hollywood :) adorei a ideia de Xanimals!

Priscila disse...

Lindos! é meu sonho ver um leão branco!! e o negro se tivesse seria perfeito!!!

Juh Avila disse...

Uau! O leão negro ia ser o animal mais lindo do mundo...imaginem...

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...