Esse mês fui inspirada pela excelente coluna da Trinity sobre a Menina-Mogli! Se vocês notaram, a última foto é da garota com um Serval Africano (Leptailurus serval), que é um gato selvagem!



O serval é caracterizados por uma pelagem amarelada com manchas negras em torno do focinho e nas costas, pescoço e pernas longas para ver melhor as presas na vegetacao alta da savana. Eles têm orelhas enormes, portanto possuem agudo senso de audição.





Existem dezenove (!) sub-especies de serval, todas vivem no continente africano:

Leptailurus serval serval
Leptailurus serval beirae
Leptailurus serval brachyurus
Leptailurus serval constantinus
Leptailurus serval faradjius
Leptailurus serval ferrarii
Leptailurus serval hamiltoni
Leptailurus serval hindei
Leptailurus serval kempi
Leptailurus serval kivuensis
Leptailurus serval lipostictus
Leptailurus serval lonnbergi
Leptailurus serval mababiensis
Leptailurus serval pantastictus
Leptailurus serval phillipsi
Leptailurus serval pococki
Leptailurus serval robertsi
Leptailurus serval tanae
Leptailurus serval togoensis



A maioria das sub-especies são classificadas como "em perigo de extinção" mas o Leptailurus serval serval é considerado extinto. Como sempre, a maior razão para o declínio das especies é a influência humana: caça e perda de território. Na natureza, os maiores inimigos são os leopardos.


Servais são comuns nas savanas, onde há relativa abundância de água. Eles parecem preferir áreas de mato, grama alta e canaviais próximos a córregos secos, mas são encontrados também em matas de bambu.


O serval é principalmente noturno e, durante o dia, pode ser difícil de ver na grama alta. Quando caça, o serval escuta cautelosamente o movimento da presa, a cabeça levantada acima da grama. É até capaz de localizar animais subterrâneos por qualquer barulho minúsculo que façam! Uma vez que o som é localizado, o serval se aproxima furtivamente e pula de repente, aterrizando diretamente na presa com as patas dianteiras. Assim como alguns gatos domésticos, muitas vezes brinca com as suas capturas antes de comê-las.


Esse felino leva uma vida solitária e se juntam apenas por alguns dias, quando a fêmea está no cio. Filhotes nascem em ninhadas de 2 a 4, mas são difíceis de observar pois a mãe os esconde muito bem e mudam freqüentemente de lugar. Quando os filhotes são independentes o suficiente para caçar, a mãe "expulsa" os machos do convívio familiar. Fêmeas jovens permanecem um pouco mais tempo com a mãe, mas quando se tornam sexualmente maduras também saem pelo mundo para estabelecer seus próprios territórios e famílias.


Servais se alimentam de uma variedade grande de presas, incluindo roedores, aves, répteis, sapos e insetos. Eles pegam muitos animais saltando no ar e capturando pássaros em pleno voo, mas também foram vistos cavando em tocas com suas patas dianteiras longas, ou até puxando peixes fora d'água! Eles são caçadores exímios e raramente comem restos de outros predadores ou animais mortos.


Alguns países permitem o serval como um animal de estimação... Sim, são absurdamente lindos e não é um gato particularmente perigoso, mas precisa viver em ambiente adequado, MUITO espaço para correr e pular; e como qualquer animal, pode machucar mesmo numa brincadeira! Se considerarmos que um serval macho adulto pode chegar a 1m de comprimento, pesar 18kg e pular 3 metros no ar, pode fazer um bom estrago, material e físico! Eu já contei sobre um dos servais das fotos num artigo anterior, o Pixie, que foi resgatado na Bélgica, onde era um animal doméstico. Mas os donos, não se sabe se, por ignorância ou falta de consideração mesmo, acabaram fazendo declaw (procedimento cirúrgico extremamente invasivo que retira as unhas) e dando comida normal de gato, o que causou problemas de crescimento e artrite - e comportamento também pois o coitado vivia com dores! Hoje em dia ele tem todos os cuidados necessários no santuário de gatos selvagens, mas a mobilidade desse lindo animal estará sempre comprometida.




Para quem realmente sonha em ter um felino desses em casa e tem excelentes condições financeiras e de espaço, uma opção é a raça savannah, que nasceu do cruzamento do serval com gatos domésticos - mesmo sendo um felino considerado como animal de estimação, ainda são muito maiores que um gato normal e precisam de alimentação especial!


Bea
twitter: @Foco_felino



1 comentarios:

Anônimo disse...

Bom dia qual a altura maxima do savannah? Grato.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...