Olhe para os olhos amarelos desta graciosa trica e tente imaginar o que ela mobilizou. Durante um semestre: pessoas, impressoras, canais da internet, correios de todos os cantos do planeta... Vamos conhecer a emocionante história desta Cinderela-felina.

Do quintal de sua casa na Alemanha, em setembro de 2011, Tim Munz [artista e customizador de toys] e sua namorada Johanna Diesel escutaram gemidos sofridos, de um gato que parecia estar passando por dor extrema. Quem já teve orelhas para escutar sabe que gatos podem gritar bem alto quando querem. Chegando na origem dos gritos, encontraram o felino jovem com as costas esmagadas [ferimento que, ‘expostamente’, sugeria que uma roda tinha passado por ali]. Estavam testemunhando as dores e a infelicidade de um recém-atropelamento. No veterinário mais próximo, eles tiveram duas opções – sacrificar o animal imediatamente ou permitir a cirurgia, complicada e caríssima, que exigiria cuidados pós-operatórios minuto a minuto. Tim não hesitou em poupar a vida do ser.

Danger Munz [seu pseudônimo] com uma recheada conta em mãos, um animalzinho costurado de cabo a rabo e uma longa receita de medicações a comprar, não sabia o que fazer, assim como não sabia que todo gato tricolor doméstico quase-que-100%-sempre é do gênero fêmea [a genética explica: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-verdade-que-gatos-de-tres-cores-so-podem-ser-femeas].
Artista e estudante, diante do aperto, ele fez o que podia e sabia fazer, apelando também para os amigos. Gerou uma ação artística internacional e conjunta, que arrecadaria fundos para cobrir os custos deste resgate - o que lhe valeu ainda uma amiga de estimação para toda a vida, batizada de Maggy [ela não atendia ao nome Dinah, que é da gata de Alice, do País das Maravilhas, então foi renomeada por vontade própria... GATOS e suas personalidades fortes!].

Tim imprimiu manualmente 120 cartões com o desenho exclusivo “Breakfast at Maggy’s” criado pelo estúdio Pause Designs [e inspirado no cartaz do filme cult-clássico de 1961 “Breakfast at Tiffany’s” ou “Bonequinha de Luxo”, estrelado pela beldade Audrey Hepburn].



Criou uma raríssima versão de “Breakfast at Maggy’s” esculpida a laser na madeira de lei “service tree” [ecologicamente correta] para elaborar mais impressos.


Compilou em uma série única, 13 toys customizados na plataforma Dunny e 1 na plataforma Fat Cap [todos da fabricante Kidrobot] por artistas de diferentes países, que lhe enviaram suas criações baseadas no tema GATO. Foi um balaio de gatos para todos os gostos, de todas as cores e raças. Chamada de “all CATS” [‘felinizando’ a expressão ‘all caps’, usada comumente por designers para determinar quando todas as palavras devem ser escritas em letra maiúscula], a coleção conta com 3 artistas brasileiros.



Eu tive a imensa alegria e fiquei honrada em participar desta iniciativa nobre - assim que fui apresentada ao Tim Munz por nosso amigo em comum, Igor Ventura, fui escalada para criar um toy surpresa. Com o design “Tuxxy Tuxedo, the closet invader” homenageei o Gary, meu frajolão de 13 quilos. Foram usadas as tintas acrílicas convencionais e mais ainda, tecidos aplicados para simbolizar a bagunça que um gato pode fazer ao adentrar um armário. Tuxxy tem duas pequenas meias e micro pantufas-de-coelho como acessórios, costurados à mão [foi assim que arduamente descobri que precisava aviar meus primeiros óculos].



Igor Ventura, o impecável e talentosíssimo artista-amigão, presenteou a série com seu anguloso “Bonsai Kitten”.



O esmagadinho, porém feliz “No problem” de Luihz Unreal, deixa os gateiros menos traumatizados com o fatídico atropelamento.



De outras terras distantes, atravessando mares, estes toy-gatos foram se acumulando em prol da Maggy:


1 - “Rusty and Friends”
Tim Munz ‘Danger Munz’ / Alemanha


2 - “Cheshire Cat”
Tim Munz ‘Danger Munz’ / Alemanha


3 - David Bishop ‘RUN DMB’ / Inglaterra


4 - Matthew Plater ‘Map Map’ / Inglaterra





5 – “White Tiger”
Owen Dewitt ‘Grimsheep’ / Canadá


6 – “Fritz, the gravediggas
Simon Walter / Alemanha


7 – “Sabertooth”
Betso / Estados Unidos


8 – “Fat Cat”
Tim Munz ‘Danger Munz’ / Alemanha





9 - “Orly”

10 - “Al Catpone”

11 - “Puss in Boots”
Johanna Diesel e Tim Munz ‘Danger Munz’ / Alemanha

Colecionadores de toyart, artistas, fãs, gateiros, amigos e colaboradores desta causa [do mundo todo] babaram a cada revelação de um novo design de ‘all CATS’, compraram pilhas de impressos, participaram das rifas, suaram frio durante os sorteios e efetuaram doações. Todos os custos foram quitados! Todos os toys foram entregues em suas novas casas aos felizardos benfeitores. Maggy felizmente está perfeita, pulante e curiosa como todo GATO deve ser. A Arte em Ação foi um sucesso!

Quem me dera estar perto para aninhar a sortuda Maggy no meu colo por instantes e ouvir um tiquinho do seu ronronar...

[Recado desta colunista ao leitor: meu lema para cuidadores de gatos, assim como é o lema de todas as instituições gateiras sérias é “Lugar de Gato é dentro de casa!”. Milhares de matérias pela internet explicam que o gato não é tarado pela liberdade dos telhados, assim como a lenda urbana sempre nos empurrou goela abaixo. O gato é elástico até nesse sentido - ele se adapta e formula sua rotina de acordo com o espaço saudável que ele dispõe [só não pode ser cubículo!]. E vive FELIZ! Milhares de matérias pela internet também alertam sobre os perigos das ruas para nossos felinicos. É só digitar lá no Oráculo-Google e a verdade vai aparecer. Tele seu apartamento, tele seu quintal, se informe pelamor!]





Trinity Carolina
@CatSouvenir



8 comentarios:

LP Decor disse...

E hoje a Maggy tá bem?
Parabéns pelo trabalho e contribuição!

Anônimo disse...

Tbm quero saber da Maggy!!! Como ela está?!

Adorei o trabalho ^^ E Parabéns pela iniciativa em prol da Maggy!

Trinity Carolina disse...

Pessoal, jajá vamos ter as notícias atuais da Maggy!
Obrigada!

Trinity Carolina disse...

Acompanhe o twitter @CatSouvenir hoje para ver mais fotos de Maggy durante seu tratamento e 100% recuperada!
Obrigada a todos os leitores.

Beth disse...

Maravilhosa a atitude do casal alemão em salvar a gatinha antes e correr atrás do dinheiro depois.
Parabéns a todos que colaboraram, lindos os trabalhos, não dá para dizer qual o mais bonito. Gostaria de ter um exemplar de cada...
Todos os meus gatos (seguros dentro de casa) agradecem o carinho.
Abraço,
Beth

Nena Machado disse...

que coisa linda. Tb acredito muito que Lugar de gato é em casa. Tenho 13 e todos vivem dentro de minha casa.

Trinity Carolina disse...

Olá Beth e Nena,
muito obrigada pelo carinho!
Todos os gatinhos merecem um lugar seguro e feliz,
além de Artes multiplicadas em seus nomes, pelo mundo todo!
Beijos bigodudos
Trinity Carolina

Marcela disse...

Amei!!!!!Gente como a gente...bjbjbjbj e saudades de ti!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...