27 de out de 2011

Bombay | Gatos de Raça



Origem

Nikki Horne, uma criadora de gatos americana, queria criar uma raça de gatos que lembrasse o leopardo negro da Índia, com pelo curto, brilhante e de cor negra e olhos cor de cobre. Com esse objetivo, ela começou a desenvolver a raça Bombay em 1953, a partir de cruzamentos de American Shorthairs de cor preta com Burmeses da cor sable.


Suas primeiras tentativas não foram bem sucedidos, mas mesmo assim ela continuou tentando, até que em 1965 ela conseguiu finalmente o que desejava, criou a raça Bombay, cujo nome é o mesmo de uma cidade indiana bastante conhecida.


Nikki Horne criava gatos desde os 16 anos e em 1970, quando a raça Bombay foi finalmente aceita para competição em exposições, ela parou de criar, mas outros criadores, que se entusiasmaram pela aparência e temperamento do Bombay, levaram a raça adiante.


Os criadores Herb e Suzanne Zwecker foram importantes na progressão e popularidade da raça, eles desenvolveram novas linhagens, com novas combinações do Burmês com o American Shorthair. Um dos gatos de sua criação chamado Road to Fame’s Luv It Black, até hoje aparece nos pedigrees de vários exemplares da raça.


Aparência

O Bombay é um gato de tamanho médio, com musculatura e ossatura bem desenvolvidas, sendo que única cor aceita para a pelagem é o preto. A cabeça do Bombay tem forma arredondada com muzzle curto, as orelhas são de tamanho médio, bem separadas e os olhos são grandes, redondos, de cor dourada ou, de preferência, cobre.


A característica mais marcante da raça, sem dúvida, é a pelagem inteiramente negra, brilhante e bem ajustada ao corpo. Os pelos são inteiramente negros, da ponta à raiz.



Saúde e Predisposição a Doenças

O Bombay tem predisposição a prolapso da glândula da terceira pálbebra (também conhecido como Cherry Eye, ou “olho de cereja”).


Outro problema ao qual a raça está sujeita é a fenda de palato, que é uma falha dos ossos do palato se desenvolverem e se fundirem, o que resulta numa abertura entre as cavidades nasal e oral. Quando isso ocorre, a sobrevivência do filhote depende da alimentação através de tubo, porque ele não consegue mamar.


Uma condição similar também pode ocorrer em gatos adultos a partir de um golpe na face, associado à fratura do palato.


Bombays também podem nascer com lábios leporinos, que pode ocorrer devido ao desenvolvimento anormal do lábio superior, mas trata-se de um problema de natureza estética, que pode ser resolvido com cirurgia plástica.


A raça também está sujeita a mal formação de dentes e também dos ossos da cabeça e maxilares.


Como o narizinho do Bombay é curto, ele pode também apresentar problemas respiratórios.


Cuidados

Por ter a pelagem curta, o Bombay não requer muitos cuidados. O corte de unhas e limpeza de orelhas devem ser feitos conforme orientação do veterinário responsável e os banhos regulares, além de escovação ocasional com escova curta de borracha mantém a pelagem em ordem, sem pelos mortos.


Temperamento/Comportamento

O gato acima se chama Barack Obama e essa foto foi feita
durante um evento patrocinado pela IAMS e pela CFA em 2008 
chamado "Vote em seu Democat ou Republicat". O evento
durou uma semana e apresentou exposição de gatos,
gatos treinados e também gatos para adoção.
O Bombay é um gato extremamente afetuoso com toda a família, ama brincar e ama mais ainda colo! É o típico lap cat (gato de colo). Devido à pelagem curta, ele é sensível ao frio, por isso gosta tanto do contato com os donos e não faz cerimônia em procurar a cama de seus humanos durante a noite.


Convive muito bem com crianças e outros pets, apesar de se estressar em ambientes muito barulhentos.


Mia alto e bastante, é o “carente profissional felino”, portanto não é um bom gato para quem passa longos períodos fora de casa e tem que deixar o bichano sozinho, porque ele solicita bastante atenção de sua família.


Eu escolhi a raça Bombay para minha despedida da coluna, devido à proximidade com o Halloween, que nem é uma tradição brasileira, mas aos poucos tem sido mais divulgada e incorporada à nossa cultura e também por ser uma época em que protetores de animais entram em pânico cada vez que tem que doar um gatinho preto.


A preocupação dos protetores é justificada, porque, infelizmente, em pleno século XXI, ainda existem pessoas que acreditam mesmo que gatos pretos trazem má sorte, assim como existem pessoas ignorantes que usam esses pobres animais em rituais religiosos (?).


A Constituição do nosso país garante a liberdade de culto religioso, a finalidade do blog não é discutir crenças ou religiões, mas eu confesso que não sei que deus ou entidade é capaz de se alegrar com o sacrifício de um animal inocente e recompensar com algo de bom aqueles que praticam esse tipo de coisa.


Eu desejo sinceramente que as pessoas se tornem mais esclarecidas, que se deem conta de que o direito à vida não é um privilégio exclusivo dos seres humanos e que maltratar um ser indefeso é um ato de extrema covardia, que não condiz com a atitude de um ser humano civilizado e de bem. Eu também gostaria muito que as pessoas entendessem que o que dá um azar tremendo é a ignorância, não o gato preto!


Em relação ao Bombay, não há criadores da raça no Brasil – Felizmente! A raça é mesmo muito bonita, mas há muitos gatinhos pretos, tão ou mais lindos que os Bombays na “Adote um Gatinho” e em outras ONGs de proteção animal, aguardando um lar e humanos carinhosos.


Se você deseja um gato, pense com carinho na possibilidade de adotar um “pretinho básico”! Tenho certeza de que não irá se arrepender!


Eu escrevi este texto e não sabia, mas hoje, 27 de outubro, é o dia do gato preto!!! Não acredita? Dê uma espiada no link abaixo:



Eu sou suspeitíssima pra falar em gatos pretos, porque sou apaixonada por eles, acho eles lindos, tanto que já decidi que o próximo gato que terei será um preto, adotado, como a maioria dos gatos que já tive. Em casa, há muitos anos, já tivemos gato preto, tenho parentes e amigos que tem e posso garantir que ninguém teve má sorte por causa disso, muito pelo contrário, todos estão muito bem, muito felizes com seus pretinhos!


Agradeço muito, de coração, todo o apoio, a gentileza e o carinho que recebi neste tempo em que estive escrevendo os textos sobre raças de gatos. A coluna ficará em boas mãos!



Um abraço!
Heloisa



11 comentarios:

Zanarde disse...

Oi
Pode ter certeza de que vamos sentir a sua falta...adoro o que vc escreve e sempre comento isso....
Eu tenho fascínio por gatos,desde que eu vi o gato preto lido da minha tia eu amo esses...e se for arrisco fica perfeito...sim gosto de gatos aRiscos,tem um charme...
Essa raça é linda mas não mais que o misk....esse gato era a perfeição dos pretinhos...
Como sempre amei o post...a minha bebe fala sempre...pode barbar por essas raças lindas, mas vc é minha humana de estimação exclusiva...assim não posso ter o meu primeiro pretinho...
Viva o dia dos pretinhos....
Boa sOrte nas próximas coisas que vc fizEr...
Bjsss

Laura disse...

Heloisa!! Sentiremos saudades!!! Sucesso pra vc!

bjs

Cami disse...

Oi Heloísa!! Vou sentir falta dos seus posts!
Adorei esse último, principalmente porque meu gato é preto e tenho muito orgulho de ter adotado ele.
Sempre quis um pretinho e parece que qto mais vc deseja uma coisa, mais fácil de acontecer né? De tanto que quis um pretinho, Felipe apareceu na minha vida, preto, magrinho, só orelhas tadinho hehehe Foi amor à primeira vista, adotei, cuidei com muito amor e continuo cuidando. HOje ele é um gatão enorme e muito amoroso!!! Bjsss

disse...

Aqui em casa um de nossos 3 adotadinhos é um "pretinho básico" muito carinhoso e dengoso e que adora uma atençãozinha...
Adorei o post e certamente sentiremos falta...

Joelma Alves disse...

Oi, Heloísa!
Não sabia que hoje era o dia do gato preto, mas depois que vi aqui já corri lá no meu blog e fiz uma postagem pra homenagear a minha pretinha, a Tíbia!
Eu adoro essa coluna, e boa sorte na próxima empreitada!!!!

Anônimo disse...

Meu Lili era "vaquinha" e a Alice também é, e p/ ser sincera adoooooooooooro um gato preto!
"Azar" de quem é preconceituoso e não tem um!

Lau
www.linhasemais.blogspot.com

faby disse...

Irei sentir sua falta, mas desejo muito sucesso pra ti viu.
E amei o post, já tive muitos pretinhos básicos, dois deles foram muito especiais, o Gwidyon e o Jack Sparrow, hoje tenho dois pretinhos muito fofos, o Pé Grande e a Fúria, são umas figuraças, e os mais guapos da casa, pois seus pelos estão sempre lustrosos heheh.
É pura ignorância dizer que gatos pretos trazem má sorte, azar é de quem não tem um pra se esfregar em suas pernas.
bjus e boa sorte.

Anônimo disse...

Os gatos pretos sao extremamente sedutores, meigos e misteriosos, adoro gatos, mas todos os gatos que eu tive eu fiz questao que fossem pretos, sao uma miniatura da pantera negra.
Azar, é não ter um. bjos

♥εїз♥ Isa ♥εїз♥ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
♥εїз♥ Isa ♥εїз♥ disse...

Eu sou mt suspeita de falar tbm...ja tive mts gatos mas os que mais amei foram os pretos, estou com a 4º, e não sei se tem algo a ver, mas acho eles mais carinhosos, e companheiros em relação aos de outras pelagens, minha pretinha me chama pra dormir, qnd deito com ela na cama ela me da um "banho" se enrrosca em mim e dormimos...linda...concordo com a postagem acima...azar é não ter um!!!

Anônimo disse...

Boa materi nós agradecemohttps://www.dropbox.com/s/8n1jfzbae5ooihg/2014-09-28%2010.23.38.jpg?dl=0s:

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...