26 de out. de 2011

Abandono | Adotar e Amar


São 10 horas da noite do dia 25 de outubro e era para termos entregue o texto da postagem para o Laurence ontem, mas além dos afazeres normais do nosso dia a dia, estamos atarefados tentando fazer com que seis cachorrinhos consigam sobreviver. Um deles está, neste momento, provavelmente morrendo no colo da Carol. Ok, sabemos que o espaço aqui é para falarmos sobre gatos, mas isso diz respeito à ambas as espécies.


Os cachorrinhos foram abandonados dentro de uma caixinha, com uns três dias de vida. Ainda com os umbigos pendurados.


Normalmente não resgatamos animais. Muita gente nos procura querendo que a gente recolha um cão ou um gato que está abandonado na sua rua ou em frente o portão da sua casa. Não podemos recolher. Não temos abrigo. Tentamos conseguir com que cada um faça um pouquinho da sua parte, damos o apoio que for necessário e ajudamos a encontrar um bom adotante para o bichinho.


Mas em certas situações simplesmente não conseguimos ser racionais. Foi o caso desses cachorrinhos.


Tentar fazer com que uma ninhada dessa idade sobreviva sem a mãe é muito, muito difícil. Por mais apoio de veterinários que tenhamos, eles são extremamente frágeis. Gatinhos então! Já aconteceu de perdermos quatro em uma ninhada de cinco bichanos. E ver um bichinho desses morrer na sua mão, tentando até o último minuto, não é uma experiência a ser desejada para ninguém.


Mentira. As pessoas que têm a coragem de abandonar esses bichinhos para morrer aos poucos – sim, eles estão sendo abandonados para morrer aos poucos, pois a chance de alguém resgatar e cuidar deles é remota – deveriam passar por essa experiência. Deveriam ter que mudar sua rotina completamente para tentar alimentar um animalzinho – ou seis, às vezes sem sucesso, de três em três horas. Deveriam ter um cãozinho ou um gatinho de 10 ou 15 centímetros em suas mãos e vê-lo tentando, sem sucesso, conseguir mais um pouco de ar. Deveriam ver um bichinho com alguns dias de idade morrer. Deveriam conhecer as conseqüências do seu ato.


Por que não deixar os filhotes com a mãe até que tenham idade para serem desmamados? A mãe vai fazer todo o trabalho. É fácil. Depois é só doá-los. Doá-los fortes e saudáveis.


Abandonar um animal é um ato de covardia. Abandonar bichinhos dessa idade é inominável. Seria menos covarde sacrificá-los ao nascer. Mas o que os olhos não vêem o coração não sente, não é?



Um abraço.
Carol e Allan
http://miaaudote.blogspot.com/
twitter: @miaaudote

PS: Desculpem o desabafo e a falta de gatinhos na postagem.

Update: o cachorrinho morreu em agonia por volta da meia noite, antes de enviarmos este texto.



14 comentarios:

Zanarde disse...

Estou com os olhos cheios de água... Acho que deve ter um desabafo desses para sensibilizar as ´pessoas. A minha bebe foi abandonada com 3 meses, pelo menos ela era forte para me achar...eu sei q não tem nada haver.
A minha vizinha tem um imã para gatinhos filhotes...segunda uma gata deixou 4 filhotes e eles caíram no vão entre duas paredes...mas deu tudo certo e eles estão com a mãe... Eles estão sendo doados, se alguém quiser...

Escrevi isso para aplacar um pouco a minha mente, pois lembrando desses cachorrinhos vem a memória os gatinhos resgatados... A pouco tempo atrás um ser abominável jogou 6 gatinhos com 2 dias de vida na sarjeta em um dia de chuva. Um dos bebes quase morreu, se a minha vizinha não o ressuscitasse. Corremos muito com esses gatinhos... A mãe teve q ser separados deles, pois aquela ********** ameaçou matar a mãe caso a visse... Encontramos um lugar para eles.
O pior é ter que ver essa coisa e não poder fazer nada...ela é perigosa....
Fico triste pelo cachorrinho...boa sorte...parabéns pela ação.
Acabei falando demais, mas ainda tenho vontade de chorar...

Bea disse...

Que Deus e Sao Francisco olhem por esses bebes... sintou MUITO que um se foi, que sensacao horrivel, mas tenho certeza que voces estao fazendo tudo que podem! E o acefalo que os abandonou... bom, que alguem deixe morrerem a mingua quando ficarem velhos e doentes!!!

Gatos da minha vida: Lola, Lilica, Smigol e Preta disse...

Nooossa, triste muuuuuito triste seu desabafo, mas é a mais pura verdade! Essas pessoas não tem coração, só pode...tem o outro lado da história tb, e a mãe sem os seus bebês??? Acham que as mães desses fihlotinhos não tem sentimentos??? Absurdo atrás de absurdo, é só o que eu vejo cada dia mais contra animais indefesos....;-(, fico triste pelo cachorrinho mas ainda esparançosa por ainda existir pessoas assim, que tentem salvá-los a todo custo! Parabéns!
Bjinhaaaus
Wayne

Anônimo disse...

Tristeza!! Profunda tristeza!! Mil vezes os animais que certos seres "humanos". carol, Allan, o trabalho de vocês é maravilhoso!! Força, pois apesar de perderem alguns, ajudam e muito a tantos outros.

Quando o ser humano vai entender que qulquer mal feito aos animais é exatamente a mesma coisa do que faezr o mesmo mal a um ser humano?

Unknown disse...

Nossa, que triste... eu sei bem como é ver um bicho morrendo e você não poder fazer nada... inúmeras vezes na vida passei por essa experiência que não é nada agradável.

Certas pessoas ainda tratam animais como coisas e objetos, e acham que fazer isso não tem nada de mais. Como disse a colega, agredir a natureza é agredir a si próprio, mas tem gente que não percebe isso... Depois ainda reclama dos infortúnios da vida, mas a lei do retorno nunca falha...

Boa sorte com os filhotes!

faby disse...

Nossa, lendo essa postagem lembrei de uma gatinha que encontrei, a veterinária disse que devia ter nascido á tarde e sido jogada fora de manhã, eu e meu namorido acordávamos várias vezes de madrugada para alimentá-la, passava algodão para ela fazer as necessidades, mas após uma semana de esforço e muito amor nossa bebe morreu, caimos aos prantos ao enterrá-la no pátio.
Fico indignada ao saber que existem pessoas estúpidas e insensiveis que cometem essas atrocidades a seres que não podem se defender, mas um dia elas pagaram por isso.
Torço para que os outros filhotes se salvem, boa sorte!

Patricia e Matheus disse...

É triste, muito triste ver como o ser humano é pior do que um animal. Os animais são mais compreensivos e amorosos do que muitos seres humanos por ai. É duro, mas pessoas que tratam os animais desse jeito tem seu troco, mais cedo ou mais tarde, pq para tudo que fizemos existem consequências.

Gisele e Lori Oliveira disse...

Humanos desumanos e covardes! Depois algumas pessoas se perguntam pq o Mundo está tão desgraçado. Estamos colhendo o que plantamos: Falta de respeito ao próprio Mundo em que vivemos, aos próprios seres criados pelo mesmo Deus!

LucyAnna Von Beust disse...

Tadinhos!!!:'(
Eu queria comentar algo bacana, mas fiquei sem palavras.

ESMERALDA disse...

Não sei o que dizer, só consigo chorar, mas uma pessoa que fez um horror desses merece a Morte, sei lá ser mutilado aos pedacinhos, que horrível, que horrível, fico apavorada com uma coisas dessas e infelizmente não tem uma punição severa, rígida e inafiançável para esses tipos de crimes,falta justiça e punição neste país.É muito dolorido, independente de ser gato, cachorro,passarinho,golfinhos, enfim não importa, respeitar, amar tem que estar presente em nossos corações!

Ale disse...

Chorei muito ao ler este post. Lembrei-me de um gatinho que não consegui salvar há alguns anos. Por mais que eu tenha salvo muitos, aquele foi minha falha, um buraco que nunca vai ser preenchido.
Há 2 meses salvei uma gatinha, de pouco mais de 1 mês que tinha sido largada numa lixeira em uma caixa amarrada para ela não sair. Para sua sorte a resgatei e hoje ela está em um lar com muito amor e carinho, pois cuidei dela e depois a doei para uma família com muito amor para dar.
Infelizmente ainda existem donos irresponsáveis, que não castram seus bichinhos de estimação e descartam os filhotes como se fossem apenas um resultado indesejado.
Força para quem luta por um futuro melhor para nossos amados peludos (sejam cães ou gatos)!

Unknown disse...

Nossa, eu nunca esqueci os 2 filhotinhos da minha gata q morreram (nas 2 ninhadas de 7 gatinhos q ela teve 1 morreu, n sei pq), chamei o primeiro de polegar pq ele era o menorzinho, abria espaco pra ele mamar, alimentava com colher mas mesmo assim ele era soh pele e osso... Ateh q um dia ele morreu nas minhas maos e da minha mae,.. Nossa, chorei d+ mesmo... Qdo fui enterrar ele a empregada aqui de casa ficou falando pra eu parar de chorar tanto pq era "soh um bicho", q oooooooodio >.< O segundo foi do mesmo jeito, esse eu pensei q ia sobreviver pq ele estava mais gordinho... Nao sei o q acontecia com eles, parecia q n abosrviam o q comiam... Pena q naquela epoca soh tinha 1 veterinario na cidade e ele cobrava caro d+ pra eu ter condicoes de leva-los, talvez se salvassem... Mas ateh hj fico pensando no polegar e se n tinha nada + q eu pudesse ter feito pra salvar ele... A gente nunca esquece um bichinho q morre na nossa mao, eh mto triste... E saber q isso poderia ter sido evitado, ou q aconteceu por causa da ignorancia/maldade de outra pessoa, eh o fim x//// Espero q os outros sobrevivam, torco mto por eles!

PS: sinceramente q algumas pessoas mereciam ter sido largadas na lata do lixo ao nascer viu >.> Se desse pra saber como a pessoa vai ficar depois q nascer, acho q eu seria totalmente a favor do aborto! >.<

George disse...

Eu cheguei aqui graças ao meu gatinho, eu o encontrei hoje perto de minha casa, alguma pessoa idiota deixou ele e mais 3 de seus irmãos jogados na rua. Mas não vou absorver esse post não, se depender de mim ele irá viver e ser lindo, (ele já fica meio em pé, orelhas estão levantadas e os olhos já estão abertosm nem imagino quantas semanas ele possa ter)

Unknown disse...

Acho isso horrível, se não quer ter filhotes porque deixa acontecer do animal ficar prenha se não quer filhotes acho uma brutalidade, no dia 24 no ano passado estava chovendo muito e quando eu ia sair para ir para casa da minha família comemorar o natal tinha um cachorro preso com um fio de energia , antes de ir comprei comida e botei água para ele, e desde estão peguei amor com o cãozinho tão novinho , ontem andando na rua tinha um gato que os cara na rua estavam judiando dele , fiquei muito nervoso peguei o gato e trouxe para minha casa , o legal que o gato comeu bebeu água e se deu bem com o cãozinho e não fugiu daqui de casa e espero que ele fique ! como não sei nada sobre gatos procurei e achei este BLOG , obrigado ao BLOG por toas estas informações. o BLOG É perfeito , vocês indicam adotar mais eu tirei aquele gatinho da rua... ele estava com o nariz machucado e a orelha completamente machucada, vou levar ele no veterinário para ver se o gato precisa de alguma coisa e a partir de hoje o gatinho é meu :D

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...