O dia começou cedo, às 7:19 de uma manhã gelada em São Paulo o meu celular tocou. Era o despertador dizendo que eu deveria me levantar e me aventurar na “neve” desta cidade. Depois de um longo banho e um curto café, eu fui até o metrô.


O moço do hotel disse que era uma caminhada de sete minutos e após 20 minutos (tenho pernas curtas) eu cheguei à estação.


Dois trens e um táxi depois eu estava fazendo meu credenciamento como imprensa nos congressos CONPAVEPA, CONPAVET/2011 e da Pet South America.


Diante de uma grade extensa sobre os mais diversos assuntos de especialidades veterinárias, eu me vi obrigada a escolher entre duas ou mais palestras imperdíveis.


Prof. MSc. Alexandre Daniel
Comecei na palestra sobre pancreatite em gatos, ministrada pelo Prof. MSc. Alexandre Daniel, da Universidade Metodista de São Paulo, chegando elegantemente atrasada, mas nada que me fizesse perder a melhor parte, a passagem da experiência.


Nada supera a experiência do palestrante no assunto abordado. Ao final da palestra eu tive que dizer que era imprensa para tirar fotos, aparentemente eu ainda tenho carinha de estudante de veterinária.


Corri para a segunda palestra intitulada Principais causas de mortalidade neonatal em filhotes de cães e gatos, ministrada pela Prof. Dra Maria Lúcia Gomes Lourenço, da UNESP Botucatu. Nela foram abordadas várias causas congênitas e adquiridas de condições que levam ao óbito do filhote, sendo a mais comum conhecida como Síndrome do Recém Nascido (ou neonatal).


Nessa síndrome o filhote sofre de hipoglicemia (pois não está se alimentando), hipotermia (<34°C) e desidratação. Foram abordados aspectos terapêuticos e, ao final, eu nem pensava mais em escrever ou tirar fotos, de tão concentrada que estava.


Prof. Dra Maria Lúcia Gomes Lourenço
Nosso querido Laurence Esgalha acompanhava as novidades em primeira mão pelo GTALK e até estranhou quando eu ficava quieta.


Desisti de tentar comover o pessoal do coffee break e convencê-los a me dar um lanchinho de congressista, porque a colunista também come, e fui atrás da sala da imprensa. Lá me perguntaram: “Qual é o seu veículo?”. Por uma fração de segundos eu quase respondia “metrô”... mas eu pensei: “imagino que não queiram saber como eu vim para a feira e, mesmo se quisessem, eu também não acho que vá conseguir alguma carona”. Então a mocinha olhou meu crachá e disse: “Ah, sim, blog.” Ah, sim, veículo de informação. Eu dei um sorrisinho, peguei um café e me sentei no sofá. Outra mocinha ficou me olhando, tentando ler de longe o meu crachá, e eu já sabia ao menos a resposta quanto ao veículo. Então ela me fala: “Desculpe, você já fechou sua pauta?”... Eu pensei: “gente do céu, definitivamente eu não sou jornalista, ou colunista, eu sou uma veterinária que gosta de escrever sobre seus casos. Se eu fechei pauta? Que pauta? Alguém me ajuda.” Mas claro, não falei nada disso, apenas: “Hum, não... acho que não.” Enfim, durante o horário do almoço eu aprendi que veículo não é metrô e que até o final do dia eu TERIA que descobrir o que era pauta para poder fechar.


Fui para a coletiva de imprensa de abertura da Pet South America. Lá estavam presentes a senhora Lígia Amorim, Diretora Geral da NürnbergMesse Brasil, o senhor Peter Ottmann, CEO da NürnbergMesse, o Dr. Ricardo Coutinho, Presidente da Anclivepa/SP, o Dr. Thomas Faria Marzano, da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) e o Dr. Enio Bovino, também da SPMV.


Nessa ocasião foram apresentados os resultados dos congressos de especialidades que acontecem em paralelo (CONPAVEPA e CONPAVET) e da Pet South America, que neste ano comemora sua décima edição. Também foram apresentadas para 2012 que incluíam novas feiras do ramo pet, no México (Junho) e outra, menor e com alvo regional, no Rio de Janeiro (Agosto). Além disso falaram sobre a realização do Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária - CONBRAVET (Novembro) de 2012 em São Paulo.


Saindo da coletiva, eu corri para a palestra da Prof. Dra. Maria Alessandra M. del Barrio sobre a Peritonite Infecciosa Felina.

Prof. Dra. Maria Alessandra M. del Barrio
A sala estava lotada com várias pessoas sentadas no chão e eu, para variar, andei até a primeira fila onde, não achando lugar, também me sentei no chão. O auxiliar da palestra me trouxe uma cadeira e todos olharam para mim, eu acho que tenho a arte de chamar atenção quando não quero.


Peritonite infecciosa felina é uma doença desafiante e complicada, cujo diagnóstico é difícil e deve ser realizado com cautela e o tratamento é de suporte. Mesmo sendo um tratamento de suporte, e não curativo, a palestra trouxe muitas dicas interessantes que favorecem o bem estar do animal.


Ao final, corri para ver o Prof. Dr. Archivaldo Reche Jr falar sobre Asma Felina. Eu já havia assistido uma palestra dele sobre esse assunto, em 2009 (?)... ou 2008 (nossa, já estou ficando velha) mas sempre há novidades e, cá entre nós, eu nunca me canso de ouvir as suas histórias. Pedi para tirar uma foto com ele e, ao me identificar, ele disse: Eu já fiz uma entrevista para esse Blog!

Eu (Alice) e Dr. Archivaldo Reche

Eu pensei: Claro que fez, Dr. Valdo, e todos os nossos leitores se lembram (http://www.tudogato.com/2009/05/tg-entrevista-dr-archivaldo-reche.html).

Voltei para a feira e perambulei pelos stands. Parei para ouvir tudo que poderiam me falar sobre gatos e acho que consegui visitar pelo menos uns 25%.

Depois de me carregar em mais de 10kg de papel, sacolas, material dado pelos acessores de imprensa das marcas e algumas amostras, eu decidi que era hora de voltar para o hotel. Um ônibus, dois trens, 30 minutos de caminhada com parada para a janta e um longo banho depois, cá estou eu terminando a minha pauta.

Preparem-se leitores do Tudo Gato, muitas novidades ainda vão aparecer por aqui!

Tenham todos um bom fim de terça feira e... nossa.. já é quarta.

Acompanhem durante o dia as micro-postagens aqui: facebook.com/tudogato


Alice Ribeiro
diarioveterinaria.blogspot.com
twitter: @alicevet



5 comentarios:

Andrea disse...

Ótimo Alice, sou jornalista, mas adoraria ser veterinária também, que bom que vc pode ser os dois. Daria tudo pra dar uma olhadinha nos stands, ano passado um amigo meu cobriu a feira e foi me atualizando das palestras, maravilha poder ler vc este ano!
Beijo!

Anônimo disse...

Ai que invejinha boa.. rs Queria muito estar lá tbm! Adorei sua cobertura, Alice!!! e a cobiçada camisa do TG ficou linda!!!!

Beijinhos

Laura.

ESMERALDA disse...

Puxa que maravilhoso!!!Sem dúvida nós gateiros queriam estar neste evento também!!!!

Zanarde disse...

Adorei a cobertura....muito legal poder acompanhar mesmo de longe....
Ficaram lindas a camiseta, a matéria e as fotos.
bjss

João Víctor disse...

Vai ter feira aqui no Rio ano que vem??? OOOOOOBA!!!! Vai ser a MINHA vez de usar essa camiseta com o logo do TG!!!!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...