6 de set. de 2011

Sphynx - Gatos de Raça

Origem

Em 1966, no Canadá, uma gata srd preta e branca teve um filhote sem pelos. O dono deu ao gatinho o nome de Prune (ameixa seca, em inglês). Seu dono o cruzou com outros gatos numa tentativa de se obter mais filhotes sem pelos. Como a ausência de pelos é característica de genes recessivos, alguns filhotes nasceram sem pelos, mas outros não.


Esses filhotes foram chamados de Canadian Hairless Cats (Gatos Canadenses sem Pelos), o nome Sphynx se deve ao fato de esses gatos serem parecidos com uma escultura de um gato do Antigo Egito chamada The Sphinx.


Entre 1975 e 1978, algumas mutações naturais de gatos sem pelos foram encontradas em Minnesota (EUA) e Toronto (Canadá). Esses filhotes chamados Epidermis, Punkie e Paloma foram cruzado com Devon Rex, que é uma raça com poucos pelos no corpo. A raça Sphynx traça sua história a partir dos descendentes dessas uniões. A raça foi reconhecida há mais de 20 anos e hoje existem milhares de Sphynxes registrados pelo mundo.


Aparência

O Sphynx não é totalmente pelado, ele possui uma camada de penugem fina espalhada pelo corpo, tanto que quem o toca tem a impressão de estar tocando um pêssego quente.


Todas as cores e padrões são aceitos e podem se apresentar em qualquer estágio da maturidade. Inclusive, podem apresentar coloração ponteada, como os Siameses. É um gato de estrutura bem desenvolvida e deve apresentar uma barriguinha, como se tivesse acabado de jantar. Os olhos do Sphynx são grandes e em formato de limão.


A maioria das pessoas pensa que, por ser “pelado”, o Sphynx é hipoalergênico e seria o gato ideal para pessoas alérgicas, mas isso não é totalmente verdade. Se a pessoa é alérgica a pelos, provalvelmente não terá grande problemas tendo um Sphynx, mas se a alergia for a saliva ou pele, terá problemas como com qualquer outro gato.


Saúde e Predisposição a Doenças

O Sphynx perde calor corporal com muita facilidade devido à ausência de pelos , além de ter sensibilidade extrema à anestesia, vacinas e pesticidas.


Assim como o Bengal, o Maine Coon, entre outras raças, eles têm maior propensão ao HCM (hipertrofia do músculo cardíaco). Inclusive, a Dra.Alice postou um ótimo texto sobre essa doença, aqui no Tudo Gato.


Cuidados

Muitas pessoas pensam que pelo fato de não terem pelos, os Sphynxes têm menos necessidade de banho que um gato “normal” e é justamente o contrário. Devido ao fato de não ter pelos, a oleosidade natural da pele não tem como ser absorvida e o Sphynx tem que tomar banho pelo menos uma vez por semana, para remover o óleo, que acaba pegando pó e sujeira. Por outro lado, alguns exemplares possuem a pele seca, com uma ligeira descamação, semelhante à caspa. É preciso usar um shampoo adequado ao tipo de pele do gato.


É imprescindível que tenha as unhas cortadas, caso contrário, ele acaba se machucando ao se coçar, além disso, as patas e os dedos precisam ser limpos.


A questão da oleosidade na pele é tão séria que, há algum tempo atrás, a Bea me enviou o link de um blog onde havia sido postada a foto de uma parede com uma mancha marrom de tamanho considerável, porque um Sphynx se deitava encostado nela. Procurei a página, mas não encontrei, de qualquer forma, o endereço do blog é este:
http://www.sphynxcatblog.com/?s=oily+stain+in+the+wall

É normal que o Sphynx tenha secreção ocular, então os canais lacrimais precisam ser limpos, assim como as orelhas.


É preciso que se tenha muito cuidado com o sol, porque a pele do Sphynx é sensível e pode se queimar. No inverno, também é preciso atenção, para evitar a perda de calor, que é uma tendência da raça.


Esses cuidados básicos, além da alimentação adequada são imprescindíveis à saúde do gato.


É também imprescindível que, a pessoa que adquira um gato desses, esteja ciente dos cuidados dos quais ele necessita e se responsabilize por eles.


Temperamento/Comportamento

O Sphynx está entre as 10 raças de gatos mais amigáveis e simpáticas.


Eles têm nível de atividade alto, são inteligentes, gostam de brincar, são extremamente apegados ao dono, apreciam colo e – milagre! - gostam de receber visitas. Convivem bem com cães e outros gatos, mas preferem a companhia humana, tanto que gostam de colo e adoram dormir com seus humanos, o que é bastante conveniente, já que precisa se manter aquecido.


Eles costumam procurar lugares mais quentinhos para se deitarem, como monitores de computador (os de tubo, é claro), TVs, etc.


O interessante nessa raça é que, à primeira vista, poucas pessoas se encantam por esses peladinhos, mas depois que veem pela segunda, terceira vez, já começam a achá-los charmosos. Daí, pra caírem de amores por eles, é rapidinho.


De qualquer forma, volto a dizer que os interessados em terem um peladinhos precisam estar conscientes de que não são só os gatos peludos que dão trabalho.



Um abraço,
Heloisa.
twitter: @all_breeds

Fonte: TICA, CFA



17 comentarios:

Zanarde disse...

oi

Acho esses gatos lindos...sempre fofos. Não sabia que eles davam tanto trabalho assim, suspeitava com o problemas do sol.

bjss

Anônimo disse...

Confesso que nunca simpatizei mto pela raça. Mas tenho certeza que se eu visse um pessoalemte ia cair de amores (nunca vi um de perto!!).

O que eu nao sabia é que ele dava tanto trabalho, ele ta´concorendo com os persas para ver quem precisa de mais cuidados. Quem for comprar um Sphynx tem que ter consciencia de todos os cuidados que ele necessita!!

Bjs

ESMERALDA disse...

Realmente eles são bem sensíveis...eu queria ter um peladinho desses,tem aparência de ser bem macia a pele!

Renata Bastos disse...

Curti bastante o texto. Tenho um Sphynx e concordo que eles dão uma trabalheira danada rs... Tenho muito medo da quantidade de "criadores" que anda surgindo aqui no Brasil, muita gente desavisada vai acabar adquirindo um exemplar e depois se desfazer com uma facilidade enorme... em que mãos esses pobres gatos cairão? Mas eles ñ são assim tão simpáticos assim, o meu é bem fresquinho.

Reynaldo N Kajita disse...

kkkkkkkkkk....depois diz o ditado que quem nasce pelado é filho de rato kkkkkkkkkkkkkkkk

João Viíctor disse...

Minha irmã acaba de me falar que os Sphynx (principalmente filhotes) parecem sobreviventes de uma bomba atômica. Eu acho eles tão feinhos que são até bonitinhos... go figure.
Tb morri e não sabia que eles davam tanto trabalho assim.
E quantoà feiúra, pra mim a raça de gato masi feia é o Persa peke face. Me dá pesadelos!!!

Priscilla disse...

Acho que quem ama os gatinhos, ama todos eles... mas concordo com meu irmão, o persa peke face é bem mais feio que o sphynx

Joana disse...

Nem preciso da 2a vez para me apaixonar. rs
Beijinhos

Bea disse...

Meu comentário sumiu, mas vamos la de novo!

É verdade, eu lembro bem da foto que a Heloisa menciona, a dona do gato nao deu banho por uns 10 dias e ficou BEM sujinho! Sphynxs não são gatos pra qualquer um, dao bastante trabalho, mas sao lindos demais! Eu desafio quem não gosta a afofar um e não se apaixonar perdidamente :)

faby disse...

Nossa esses sphynx são muito extranhos, acho que é por isso que logo na primeira vez que li sobre a raça eu me encantei, adoraria ter um.

Heloisa disse...

Zanarde, eu também nem imaginava que dessem tanto trabalho, eu imaginava que não pudessem ficar ao sol, mas nem suspeitava da oleosidade ou descamação da pele e a necessidade de banhos frequentes.Quem se dispõe a ter um gato desses precisa ser muito disciplinado para cuidar dele direito!

Bjs!


Laura,o Persa e o Sphynx são dois extremos e eu prefiro ficar no meio! Eu confesso que não troco nossas Siamesas genéricas por nenhuma dessas duas raças!:D

Bjs!

CAT, dizem que segurar um Sphynx é como segurar um pêssego morno...

Renata, o abandono não é algo a que só os Sphynxes estão sujeitos, infelizmente.Aliás, acho que há outras raças bem mais sujeitas a isso,principalmente Persas, que são bem mais populares que os peladinhos - no Brasil, as pessoas gostam mais dos pelos, que dos gatos!rss... Mas concordo com vc que há muitas pessoas que criam gatos (e cães tambem), que além de não conhecerem direito a raça que criam, também não dão a mínima para o tipo de pessoa para quem vendem seus exemplares, só pensam no lucro que poderão ter com a criação.Acho isso nojento.

Reynaldo, se não for filho de rato, é Sphynx!:D

João Victor, os bebechanos Sphynxes são umas coisinhas bem esquisitinhas mesmo, mas dizer que parecem sobreviventes de bomba já é maldade!rss...
Eu confesso que também não gosto de Persas peke faced, adoro narizinho de gato!(respondi os comentários sobre os Persas, só agora pude parar pra fazer isso).

Priscilla, penso o mesmo que vc!Entre o Sphynx e um Persa com cara muito achatada, fico com o primeiro.

Joana, eu sei bem como é isso!:)
Bjs!

Bea, eu não achei aquela foto da parede com aquela mancha marrom horrível e enorme, infelizmente!Acho que as pessoas ficariam de queixo no chão, assim como eu fiquei, ao ver aquilo!:O)
De fato, Sphynx não é um gato pra qualquer pessoa.

faby, a aparência deles é bem exótica mesmo.Muitas pessoas se encantam com eles por isso!

gatos nao gatos disse...

credo este e GATO MAIS ESTRANHO QUE EU JA VI NA MINHA VIDA UAO PARECE A KIT GALORF

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso comprar um filhote, se alguém conhece um criador ou loja que tenha esses filhotes por favor não deixe de entrar em contato.Obrigado!
yvigaucha@gmail.com

Sofia disse...

Olá tenho uma sphynx com 3 meses foi.me oferecida pois a senhora não conseguia vender eu já sabia de todos estes cuidados há que ter atenção ao ter um gato destes pois precisa de mais atenção que um gato normal, um animal não é um símbolo de moda há que terr atenção a isso pois a maioria das pessoas a minha volta querem e não têm condições pesquise bem e uma opinião minha é adopte um animal tenho vários mais 3 gatas e 4 cadelas e são todas da rua não compre o seu animal há tantos que precisam de um lar cheios de amor para lhe dar

Liana disse...

...pelo amor de Deus como eu faço´pra ter um deles.... são lindos............... amo amo amo gatos!!!

Anônimo disse...

nossa meu sonho e ter um gato desses,sphynx,se alguem souberem de um pra adoçao,mim comunica.meu sonho e ter um, mas nao tenho condiçao de comprar vou passar meu imail.antoniabatista47@hotmail.comsou de goias.abraços a todos.

.

Anônimo disse...

se por um acaso alguem queira doar um gato da raça sphynx mim procura meu imail antoniabatista47@hotmail.com. sou de goias.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...