Um Leão Chamado Christian (Anthony Bourke e John Rendall)

Sinopse: Um vídeo de dois minutos exibido no YouTube e assitido, em apenas um mês, por mais de 4 milhões de pessoas, transformou Um leão chamado Christian num dos maiores fenômenos da internet de todos os tempos. Neste livro com mais de 50 fotos, você vai conhecer toda a história do leão mais fofo mundo.


Acho que o mundo todo já assistiu a este vídeo do youtube, né? Com certeza, você, leitor do blog e que, portanto, ama animais, já viu este vídeo:


Mas e a história por trás deste vídeo, você conhece?

É que conta o livro "Um Leão Chamado Christian" e o Gato do Livro de hoje é sobre este livro. (Sim, hoje é dia de Gato do Livro e não de Foco Felino Selvagem - oi Bea! - rs).

Era 1969 e na Inglaterra, mas precisamente em Londres, em uma loja de departamento chamada Harrods, havia animais selvagens à venda. Anthony e John haviam acabado de chega da Austrália e passeavam pela loja quando se deparam com um casal de filhotes de leão. Instantaneamente se apaixonaram pelo macho e, de uma forma impulsiva, acabaram comprando por 500 libras. O batizaram de Christian.

Anthony e John trabalhavam em uma loja de móveis, a Sophistocat, e moravam em um apartamento em cima da loja. Logo, achando que o nome da loja (algo como "Sofistogato") tinha tudo a ver, pediram aos donos da loja para criar Christian ali.

Christian tinha apenas 5 meses e era um filhote fofo! Carinhoso e brincalhão, sempre demonstrando muito amor e obediência a seus donos, que faziam de tudo para lhe proporcionar uma via muito boa, dando-lhe brinquedos, boa comida e até passeios por um imenso jardim de uma Igreja Moraviana.

Christian ficou famoso, todos sabiam que havia um leão na Sophistocat. Foi requisitado para aparecer na tv, tirar fotos e até na rádio ele foi. Vários artistas famosos da época foram lhe visitar e Christian fez muitos amigos.

Assim foi sua vida por oito meses, até que ele foi ficando grande demais para o espaço que tinha. Anthony e John começaram a se preocupar com o futuro do leão, principalmente porque viam que ele estava ficando mal humorado e entediado.

Assim perceberam que não podiam mais criar Christian em sua casa. Outro destino havia de lhe ser dado. Pesquisaram diversos zoológicos, mas nenhum deles os agradou. Eles queriam ver Christian feliz e bem cuidado.

Até que por uma coincidência do destino, Bill Travers e Virginia McKenna, famos atores pelo filme a História de Elza, sobre uma leoa resgatada, entraram na Sophistocat para comprar uma mesa. Eles conversaram e intermediaram John e Anthony a George Adamson, um respeitado profiossional que reintegrava leões a seu habitat natural.

E assim, após muito esforço, lá foi Christian, Anthony e John para Nairóbi para a readaptação do leão.

O livro traz uma história tão fofa, a princípio mostrando a convivência dos autores com o filhote de leão (que nos lembra em muito os filhotes de gato, só que tudo em maiores proporções, rs) e mais à frente a dimensão de seu amor por este animal, amor tão grande que foram capazes de abrir mão de Christian para que ele pudesse ser feliz. Existe amor mais forte do que esse?

E a retribuição deste amor, que podemos ver claramente no video do Youtube, quando quase um ano após deixar Christian na África, John e Anthony retornam para visitá-lo e são reconhecidos por Christian.

No ano seguinte, eles foram à África mais uma vez, e Christian foi tão carinhoso com eles como da primeira vez.

Assim, o livro nos faz pensar na capacidade de amar dos animais, que mesmo os selvagens tem, apesar de seus instintos. E mais ainda, no maravilhoso exemplo de amor e de desprendimento que Anthony e John nos dão, ao amar Christian incondicionalmente e de forma não egoísta.

Lindo! E uma maravilhosa lição de vida! Leitura imperdível, e para aqueles mais sensiveis, como eu (rs) impossível não terminar o livro com lágrimas nos olhos!

Leiam! Leiam! Leiam!


Laura
www.gatosnabiblioteca.blogspot.com
twitter: @GatosBiblioteca



9 comentarios:

Bea disse...

Eu tenho o livro, filme, programa de TV, camiseta, bone, caneca :D Vi esse video umas 300 vezes e ainda fico muito emocionada - e tambem me levou a conhecer historias do casal George e Joy Adamson e da Fundacao Born Free! Leiam leiam leiam MESMO!

Silvia disse...

Essa historia sempre me emociona, é linda demais!!!!

disse...

Nossa essa história é realmente emocionante...

ESMERALDA disse...

AMEIIIIIIIIIIIIII O POST, E JÁ VOU PROCURAR O LIVRO PARA CONTAR!!!!EU JÁ TINHA VISTO O VIDEO NO YOU TUBE!!!EMOCIONANTE!!!!

Zanarde disse...

oi

Eu já tinha ouvido essa história. Acredito que o livro não deixa a desejar para essa linda história.

bjss

Anônimo disse...

Bea, lembrei mto de vc durante e leitura.. rs

E queria ver o docmentario Chritian: The Lion, vc sabe onde eu posso encontrar???

Silvia, Rê, Cat e Zanarde, não deixem de ler, é tudo de bom!!!

Bea disse...

Laura, eu tenho o documentario em DVD que comprei pela Amazon britanica! No Brasil, nao tenho ideia...

Heloisa disse...

Laura, assim como vc, sou apaixonada por livros! Recentemente, vi esse, mas adiei a compra, porque comprei VINTE E DOIS livros nos últimos 3 meses e pretendo terminar de ler todos eles em breve.Só que lendo seu post, assanhei!Já vou comprar esse, tenho certeza de que vou amar a história desse gatão!
Beijos!

Anônimo disse...

Compra sim, o livro é lindo! As fotos então... fofas demais!!!

Eu tenho uns vinte livros em casa que ainda não li... to me segurando para nao comprar mais , até ler metade dos que estão lá, pelo menos!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...