29 de jul. de 2011

Snowshoe - Gatos de raça


Origem

No início dos anos ’60, Dorothy Hinds-Daugherty, uma criadora de Siameses da Filadélfia, Estados Unidos, encontrou três filhotes com patas brancas em ninhadas nascidas em seu gatil. Apesar de a marcação branca ser uma característica indesejável na raça Siamesa, Dorothy gostou da combinação inusitada da pelagem de cor ponteada com patas brancas e decidiu estabelecer e desenvolver uma nova raça com essa aparência, que recebeu o nome de Snowshoe, que é o mesmo nome dado aos calçados em forma de raquetes de tênis, usados para andar na neve.


Dorothy cruzou os Siameses de patas brancas nascidos em seu gatil com gatos American Shorthair de pelagem bicolor conhecida como Tuxedo (chamados de “frajola”, aqui no Brasil), para obter a marcação em formato de V invertido na face do Snowshoe.

Por fim, Dorothy passou as rédeas da criação para Vikki Olander, que foi a responsável pela elaboração do padrão oficial da raça, bem como por fazer com que a raça Snowshoe fosse reconhecida por diversas entidades felinas.

A CFA (Cat Fanciers’ Association) não reconheceu a raça ainda, mas a TICA (The International Cat Association) a reconheceu em 1994, bem como outras entidades dos EUA e Europa.


Aparência

Assim como os Siameses, os Snowshoes nascem totalmente brancos e as marcações começam a aparecer conforme o gato cresce. Filhotes tem pelagem de coloração mais clara que exemplares mais velhos.

As patas devem ser sempre brancas, haja vista que essa é a característica principal da raça. As marcações podem ser nas cores seal point (marrom-escuro, como do Siamês seal point), chocolate point, blue point, lilac point, enfim, todas as cores aceitas em Siameses, no entanto as marcações mais escuras são as que produzem melhor contraste entre as extremidades e a pelagem do corpo do gato. Assim como nos Siameses, as marcações do Snowshoe podem ser sólidas ou tortie.

Na face, há a marcação em formato de V invertido sobre a pelagem branca e os olhos são sempre azuis, variando desde um azul mais pálido, até um azul profundo.


Saúde e Predisposição a Doenças

Snowshoes são gatos geralmente saudáveis, mas com predisposição a problemas nos dentes e gengivas. Vacinação em datas corretas, além de vermifugação semestral e alimentação de boa qualidade ajudam a manter sua saúde em ordem.


Cuidados

Por ser um gato de pelagem curta, banhos regulares e uma escovação semanal é suficiente para manter seu pelo em ordem.

Como a raça é propensa a problemas de dentes e/ou gengivas, é importante escovar seus dentes com regularidade ou usar uma dedeira para fazer a limpeza.


Temperamento e Comportamento

O Snowshoe é um gato ativo, que pode brincar por horas. É também bastante dócil, afetuoso, adora agrado e costuma se dar bem com crianças e outros animais. É bastante apegado ao seu humano de estimação.

Apesar de todas essas qualidades, é um gato que não aprecia ser deixado sozinho por muito tempo, podendo se estressar muito com isso.

O Snowshoe mia muito, mas seu miado é mais suave que o do Siamês, é bastante inteligente, podendo aprender truques facilmente, como ir apanhar objetos atirados ou abrir vários tipos de portas.

No Brasil, não existem criadores de Snowshoes, mas apesar de os criadores americanos e europeus dizerem que se trata de uma raça considerada “rara”, é possível encontrar exemplares “genéricos”, idênticos aos originais, por aqui.



Eu pensei em falar sobre essa raça, após ter visto o vídeo da gatinha Madeleine, do nosso amigo João Victor.
Muitas pessoas se referem a esses gatinhos como “sialatas”, mas na verdade eles se parecem mais com Snowshoes “genéricos”.

No Brasil, não existem criadores de Snowshoes, mas apesar de os criadores americanos e europeus dizerem que se trata de uma raça considerada bastante rara, existem muitos exemplares “genéricos” idênticos aos originais, por aqui.

Nos EUA, um exemplar custa a partir de $ 500,00 (quinhentos dólares ou quase oitocentos reais), mas se você gostou do Snowshoe e deseja ter um, na Adote um Gatinho sempre tem Snowshoes genéricos muito lindinhos para adoção:

http://adoteumgatinho.uol.com.br/

Dias atrás, visitando o site acima, vi pelo menos 4 exemplares genéricos disponíveis para adoção. Um mais lindo e fofo que o outro!

Por sinal, eu gostaria de aproveitar a oportunidade para dar os parabéns à Adote um Gatinho, pela doação do 4000º bichano e dizer que torço muito para que esse número aumente cada vez mais, porque acho fantástico o trabalho feito por lá.



Lembrando que a Adote um Gatinho só doa gatos para pessoas daqui de São Paulo, mas há muitas outras ONGs, além de protetores independentes, de São Paulo e de outras localidades, que também fazem um trabalho excelente. Sem dúvida, são pessoas que fazem a diferença.


Um abraço!

Heloisa
twitter: @all_breeds



20 comentarios:

Zanarde disse...

oi,

Gostaria de parabenizar o post. Realmente esses gatinhos são lindos. E como sempre um post maravilhoso.
Aconteceu uma coisa muito engraçada enquanto eu lia o post. Terminei de ler um livro de veterinária apenas sobre gatos. E eles falaram de várias raças. E eu fui lembrando várias características deles. Por exemplo, esses gatos não devem possuir o stop (divisão entre o cranio e a face), tipo o gato siames. Que os sapatinhos podem ser chamados de luvas (se não estou errada. Que tão mutação, comportamento, alelo...kkkk Esquece...to parecendo uma louca falando.

enquanto eu lia o livro tb lembrei dos seus posts. Posso falar que prefiro muito os seus posts. No livro não tinha tanta explicação de comportamento como vc costuma por (eu sei que os fundamentos são diferentes, um é para donos de gatos e o outro para veterinários).

As fotos são muito lindas...esses gatos me deixaram com vontade de morder a minha. E parabenizar o Adote um gatinho. Eu já conhecia o trabalho delas e tenho que falar, realmente é muito bonito.

bjssss (ansiosa para ver a sua respostas dos comentários, outro show a parte)

Ps.: Falei demais....

Lyra Libero disse...

Muito legal conhecer todas essas raças, apesar de eu não achar legal comprar e vender gatos ou cães. Eu falava pro povo que minha gata era brazilian shorthair e ninguém acreditava em mim! minha prima tem um snowshoe genérico coisa mais linda, e a personalidade dele é exatamente a descrita aí...
beijos! parabens pelo post!

Anônimo disse...

Como sempre, um super post! Os snowshoes são fofoooos! Adorei, Heloisa!

Ah, seguindo seus conselhos, minha "ciumesa" vai ser castrada amanhã!! rs

Beijinhos

disse...

Heloisa parabéns...que incrivel...a cada coluna sua, fico mais encantada com o mundo dos bichanos...
Voce sabe me dar uma dica de lugar como a AUG em Porto Alegre...
obrigado...e bj

marisa licursi disse...

Helô,
lembram também os ragdolls, pois descendem dos pufosos siameses, colorpoints. Lindas as explicações das raças e obrigada por citar o AUG no seu post.
Um super beijo- Marisa Licursi- AUG

João Víctor disse...

Estou lisonjeado de Madeleine ter inspirado um post só pra "raça" dela aqui no TG. Não sei como agradecer!!!
A única diferença entre Madeleine a descrição que a Heloisa deu é que minha gata quase não mia (ela sempre foi calada assim mesmo). Do resto, é tudo igual.
Protejam seus sofás!!!

Heloisa disse...

Obrigada, Zanarde!Esses termos técnicos são usados por criadores que realmente amam a raça que criam e estão sempre atentos a esses detalhes. Aliás, o termo "stop" é até mais usado em relação a cães. Em gatos, confesso que só vi esse termo sendo usado no padrão da raça Bengal, que não pode ter o "stop", a linha que vem da testa do gato deve seguir sem interrupção até o narizinho.
O Snowshoe também não tem o "stop" e quanto às "luvinhas", alguns genéricos tem essa parte bem marcada,em outros a marcação branca avança pelas pernas também.Eu confesso que acho esse detalhe irrelevante, eles são fofos de qualquer jeito!:)

Bjs!
PS.: eu SEMPRE falo demais, é mal de geminiano...

Obrigada, Lyra!Eu sempre digo, não tenho absolutamente nada contra a criação e venda de animais, DESDE QUE seja feita de forma criteriosa,colocando acima de qualquer coisa o bem-estar deles.Aqui em casa, nós sempre tivemos cães e gatos de raça e srds,todos sempre foram tratados da mesma forma, mas sou obrigada a admitir que os que mais marcaram e deixaram saudades eram srds,apesar de todos terem sido muito amados.Animais possuem uma qualidade da qual muitos humanos carecem, que é a GRATIDÃO!Vc adota um cão ou um gato e ele sabe o que vc está fazendo e vai te amar pra sempre por isso!
Em breve, vou falar sobre Brazilian Shorthair, daí vc mostra o post pra esse povo descrente!hehehe...
Bjs!

Graças a Deus, Laura!Só assim pra eu ficar sossegada, eu entro em pânico ao saber que tem ciumesas sem castrar!Espero que a Alice já estava bem!
Bjs!

Rê, eu não conheço as ONGs do sul, mas, com certeza, vou me informar e te falo!;)
Obrigada!É bom saber que vc gosta dos posts!
Bjs!

É verdade, Marisa!A carinha do Snowshoe lembra também a carinha dos Ragdolls!
Nem tem do que agradecer por eu citar a "Adote um Gatinho",admiro muuuito o trabalho seu e de todo o pessoal de lá!Eu adoro visitar o site da AUG, adoro conhecer as histórias dos bichanos e fico torcendo muito para que eles sejam logo adotados!
Beijão pra vc, também!


Pois é, João Vitor, vc dizia que a Madeleine era sialata, mas ela é uma bela Snowshoe genérica!hahaha...
Na verdade, poucas pessoas conhecem a raça Snowshoe aqui no Brasil e os "genéricos" são bem comuns!Aliás, eles devem ser bem comuns no exterior, também! A diferença é que lá o povo "capitaliza", ou seja, transforma em raça oficial e vende, enquanto que aqui, muita gente ainda tem coragem de jogar fora...:(
E dá-lhe aquablock nos sofás!rss...

Anônimo disse...

Heloisa, Alice ja está ótima, saltitanto pela casa..rs

Eu tbm confundia os sonwshoes com ragdolls... ah, no funso é tudo gato fofo que da vontade de apertar.. haha

Bjs

Bea disse...

Eu ia comentar como sao lindos... mas lembrei que nao existe gato feio!!! Aqui os snowshoes nao sao la muito comuns, vi bem poucos nas exibicoes!

Joana disse...

Que linda essa raça!!! Delícia ter um desses em casa, amigo, companheiro e fofo!
Dá para não amá-los? :)
Obrigada pelas informações.
Beijinhos

Gii disse...

Gente...parece coisa de Deus esses gatos né? Estou aqui tão triste com a minha Julie, pois há uma semana ela quebrou a pata e enquanto tento me distrair aqui pela internet, pq finalmente ela conseguiu dormir, descubro que a minha lindissima "sialata" é na verdade uma snowshoe genérica! E gente...ela é tudo isso que o post disse e mais um pouco... Sem falar no cruzamento que a gerou, pois veio de uma mamae frajola e de um pai siamês! Só esse site para animar meu sábado preocupado!

Parabéns pelo trabalho que fazem!

123qwezxc disse...

Onde tem um gatil no brasil de snowshoe, meu email é pccassinfr@gmail.com

Patricia disse...

gostaria de saber onde posso comprar um filhote de snowshoe em sao paulo capital. Por favor entre em contato pelo meu email. patriciademitry@hotmail.com

Isabella disse...

Tenho um SRD, o Tom, igual a um Snowshoe, acreditam? I-g-u-a-l-z-i-n-h-o! Tem as luvinhas brancas, o V invertido na carinha, os olhos azuis, narizinho rosa... s2
Pessoas que querem adquirir um Snowshoe, acredito que não há gatil aqui no Brasil. Com sorte vocês encontram gatinhos sialatas para adoção. ;)

Agnez disse...

Bom dia,

Acabei de ver seu post sobre snowshoe e descobri q tenho um desse genérico em casa! Ele apareceu muito pequeno e esta com cerca de oito meses (pelos nossos cáculos).
Entretanto, o meu tem o comportamento oposto do descrito acima! Ele é muito bravo, não gosta de colo ou carinho, morde sem parar... E não é por falta de dedicação de todos lá de casa....
Não sei o que pode ser... Se alguem puder me ajudar!

Obrigada

Agnez

Ka Dismal disse...

Olá!
Também tenho uma Snowshoe "genérica" e ela é extremamente temperamental. Tem dias que lambe toda a cara da gente, tem dias que só morde. O nome dela é Mimi, ela é linda, e amamos ela demais, mesmo ela sendo "de lua".

Gau Carvalho disse...

O meu gato é um exemplar genérico do Snowshoe.Nem sabia mais uma veterinária me disse então resolvi pesquisar a respeito e ela tinha mesmo razão,

costantini disse...

Meu gato Picachu tem todas essas características!

Arcanjo Rafael disse...

Eu achei um na rua, e o mais legal deles é que ele é muito manso e dorme umas dez horas por dia.

Unknown disse...

Tenho uma porção de genéricos eu acho.....Será que são mesmo???
Todos que resgatei da rua....São os amores da minha vida....

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...