Aproveitando o excelente artigo sobre bengal na coluna Gatos de Raça, o felino em foco dessa vez é o Leopardo Asiático (Prionailurus bengalensis ou Felis bengalensis), também conhecido pelas iniciais do nome em inglês, ALC (Asian Leopard Cat). Como vocês obviamente leram a coluna da Heloísa, já sabem perfeitamente que foi o cruzamento desses leopardos com gatos domésticos que deu origem aos bengals. Mas muita gente, inclusive eu mesma antes de começar a pesquisa para a coluna, não sabe mais nada sobre esses pequenos gatos selvagens!


Os olhos enormes são típicos de caçadores noturnos
Foto: cortesia de Feline Conservation Federation
Os leopardos asiáticos, como o nome indica, são originários (mas não restritos) de regiões Asiáticas: da Índia, passando pela China e Coreia, ate o oeste da Rússia; mas também podem ser encontrados em ilhas como Filipinas, Sumatra, Bornéu, Bali e Java. Em diferentes regiões o nome varia, portanto gato selvagem javanês, gato wagati e gato selvagem chinês são todos leopardos asiáticos.

Esses felinos são mais ou menos do tamanho de um gato doméstico, mas com patas e coluna um pouco mais longas. A cabeça e focinho são relativamente pequenos já que os olhos são bem grandes, adaptados a caça noturna. A cauda é grossa e mede entre 25 e 38cm, o corpo mede ate 80cm de comprimento e pesam entre 3 e 6kg. O tamanho varia dependendo do habitat, mas em geral os machos são um pouco maiores que as fêmeas. A dieta variada, mas proeminente carnívora, inclui roedores, lagartos, anfíbios, pássaros e ovos, peixes, crustáceos e até algumas frutas e vegetação rasteira. A gestação dura em média 10 semanas, quando nascem dois ou três filhotes, que permanecem no ninho por um mês ate que começam a comer sólidos e não dependem totalmente do leite materno.Os ALCs, como a maioria dos gatos selvagens, são solitários e noturnos e muito tímidos, por isso preferem viver em florestas densas, mas sempre que possível em locais próximos a rios e lagos, pois são exímios nadadores e pescadores.

Leopardos Asiáticos adoram água!
Foto: cortesia de Feline Conservation Federation
Exitem cerca de dez sub-espécies, com diferenças na tonalidade da pelagem: os leopardos que vivem nas regiões mais frias são amarelos claros, com as rosetas puxando para o ruivo, enquanto que os que vivem nas regiões úmidas são dourados com rosetas bem escuras. Mais comum nos bengals, a marcação "marmorizada" é relativamente rara nesses leopardos. Essa pelagem linda e quase única a cada felino é ainda usada na indústria de peles apesar de restrições. Ainda que o leopardo asiático não esteja em perigo iminente, já e classificado como "ameaçado de extinção" pelo CITES (Convention on International Trade in Endangered Species).

Em alguns países esses leopardos podem ser comercializados como animais de estimação, o que é um absurdo: são animais selvagens, com comportamento muitas vezes imprevisível, muita energia para gastar (portanto precisam de muito espaço e estímulo), necessitam de uma dieta especializada e apesar de não serem do tamanho de um tigre ou leão podem fazer bastante estrago tanto em humanos como em outros animais, pois obviamente tem garras e dentes afiadíssimos!

Dessa vez infelizmente as fotos não são minhas, nenhum zoológico ou parque na minha área tem esses gatos maravilhosos! As imagens foram emprestadas de um site muito interessante, para quem entende inglês é leitura obrigatória: Feline Conservation Federation http://www.felineconservation.org/

Bea
twitter: @Foco_felino



8 comentarios:

Zanarde disse...

adorei...
Agora sei um pouco mais sobre o antecessor aos bengals. é uma pena que o pessoal ainda goste de pele...se for para fazer casacos, deve precisar de muitos desses nenes...dá até arrepio de pensar nessa crueldade...
Queria parabenizar por sempre trazer parentes de nossos bebes...é interessante aprender assim.
Continue assim.
bjssss

Laura disse...

Adorei opost, como sempre!!! Quero um leopardo asiático para mim.. haha

Madam Maxwell disse...

Olhos redondos, nariz largo, esse gatão precioso não parece ser de dar muita confiança a humanos. Obrigada, Bea, por mais esse drops do mundo felino.

João Víctor disse...

Foi só eu ou aquele ALC da segunda foto tá bebendo água de uma fonte que tem o formato do mapa do Brasil?!?!?!?

Heloisa disse...

Adorei o post!Adoro Leopardos Asiáticos, são muito fofos!Sobre a comercialização desses felinos como pets, eu acho absurdo, porque acabam morrendo!Ninguém que adquire um "pet" como esse vai se preocupar em alimentá-lo com o cardápio a que está acostumado em seu habitat natural!Ter um gatinho desses é bárbaro, o duro é arrumar os roedores,lagartos, anfíbios, etc, para alimentá-lo!hehehe...
Além de ser caçado por causa da pele, em um país asiático (não lembro qual) ele também é consumido como "prato exótico"!Uma pena!:(

Anônimo disse...

http://tinho1.blogspot.com/

Bea disse...

Obrigada a todos pelos comentarios!

@Zanarde, tem tanta pele sintetica de otima qualidade, nao tem nenhuma razao para se usar pele de animal!

@Joao Victor, ih nao é que parece mesmo?rs! Essa fonte é de um alc sortudo que apesar de nao ser selvagem, mora em um habitat apropriado, um galpao com muita vegetacao, lagos artificiais etc, ta la no site do FCF!

@Heloisa, pois é, imagina o povo dando Whiskas pra gato selvagem? Me da arrepios so de pensar!

Anônimo disse...

isso não e um leopardo asiático é só um gato asiático o nome científico do leopardo é (Panthera pardus fusca) prestem mais atenção ao postar estas coisas para não desinformar .

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...