10 de mai. de 2011

Guepardo - Foco Felino Selvagem



A "carinha" típica dos guepardos com a risca
nos olhos é única entre os felinos
O felino selvagem desse mês é o especialíssimo guepardo (Acinonyx jubatus) - famoso como o mais rápido animal terrestre! Mas também o mais confundido... cansei de ouvir gente chamando esses gatos de leopardo e até onça... Então vamos começar por aí, as características físicas únicas do guepardo: tanto o tronco como as patas são longas e esguias, a cabeça é pequena em relação ao corpo e comparado com outros felinos de mesmo porte, a cauda é bem longa e sempre termina com um tufo branco. E tem muito mais! As garras não são retráteis como em todos os outros felinos, estão sempre a mostra e para quem já teve a sorte de ouvir um guepardo com filhotes, o som que eles produzem é mais um piado do que um miado! Guepardos não rugem, mas são capazes de ronronar, além de sibilar e rosnar. Mas a mais bela característica é com certeza é a risca negra que vai dos olhos até a boca, que dá uma expressão única e serve para diminuir o reflexo da luz do sol durante a caça.

Esses animais são normalmente muito dóceis quando
não estão em perigo, aceitando o convívio com humanos,
principalmente se envolve comida!
Um adulto mede entre 105 e 152cm (mais cerca de 70cm de cauda) de comprimento e ate 86cm de altura e pesam somente entre 30 e 65kg. As rosetas são circulares ou ovais, mas sempre solidas (novamente, bem diferente de leopardos!). Atualmente o habitat natural dos guepardos está limitadíssimo a áreas desérticas africanas, especialmente na Namíbia, mas originalmente podiam ser encontrados em quase toda a Africa e Ásia. Todas as características desses incríveis felinos evoluíram para a velocidade - os longos membros, a coluna vertebral extremamente flexível e órgãos como o coração, pulmão e figado são proporcionalmente maiores que o normal. Alcançam uma velocidade máxima de 110 km/h e durante a corrida cobrem até oito metros em um só passo. Incrivelmente, quando analisado em câmera lenta, os pesquisadores descobriram que, durante a caça, somente uma das patas toca o chão de cada vez! A cauda longa e a garras ajudam na tração e nas mudanças súbitas de direção quando perseguem a presa. Pois é, parece que estou falando de carros, mas se pensarmos bem, grande parte das invenções foram baseadas em observações da fisiologia e comportamento de animais!

Os guepardos podem viver até 12 anos em cativeiro, mas muito menos na natureza. A maturidade sexual ocorre aos dois anos, a gravidez dura cerca de 95 dias e então nascem 3 ou 4 filhotes, que nascem com pelos longos e claros, que serve como camuflagem e de uma certa distancia podem ser confundidos com um ratel, que é um dos animais mais agressivos do mundo! Mesmo assim, até em reservas naturais e parques, onde os guepardos são um pouco mais protegidos, 90% dos filhotes morre antes dos 3 meses de vida, vítimas de outros predadores como hienas, leopardos, leões ou de causas naturais. A dieta inclui pequenos antílopes, porcos selvagens, lebres e aves. A perseguição da presa é extremamente rápida, raramente dura mais de um minuto. Também única é a estrutura social desses felinos: as fêmeas são solitárias (a não ser quando tem filhotes com menos de 18 meses), mas os machos da mesma ninhada formam um grupo por toda a vida.

Desde 1975 os guepardos são considerados como animais em extinção, portanto a caça é contra a lei - a não ser em casos de ataque direto. E é aí que os habitantes humanos das áreas próximas as reservas abusam dessa cláusula, atirando para matar! Guepardos são normalmente muito dóceis (muitos funcionários de zoológicos me disseram pessoalmente que são os únicos gatos selvagens, incluindo os menores como jaguatiricas e gatos-de-pallas, que eles não tem o menor problema em entrar em contato direto, veja só nesse vídeo:





Preferindo sempre fugir a enfrentar qualquer perigo; mas como não se pode provar nada, a impunidade reina...

Apesar do tamanho, a Mia (na frente) não atingiu a maturidade
e ainda tem a pelagem longa de filhote no pescoço e ombros
Parece incrível que um animal que basicamente cor-de-laranja possua uma boa camuflagem na floresta, mas obviamente é perfeita. Muitas vezes passei uns 15 minutos procurando guepardos (e leopardos, onças etc) e o bicho estava na minha frente, debaixo ou num galho de árvore! A combinação do pelo e rosetas combina perfeitamente com a luz do por-do-sol (quando esses felinos são mais ativos), as sombras das árvores e o chão de folhas mortas, raízes e pedras. Durante o dia, como qualquer gato, adoram uma boa soneca combinada com banho de sol e dependendo do habitat no zoológico, fica bem fácil de observar. E ouvir o ronronado quase supersônico de um guepardo totalmente relaxado e contente é uma experiencia única!

Gostaria de agradecer a todos vocês pelos mais de 100 seguidores no Twitter @foco_felino, muito obrigada! E não esqueçam de "curtir" o grupo Tudo Gato no Facebook também! Até a próxima!

Bea
twitter: @Foco_felino



7 comentarios:

Anônimo disse...

Que lindoooos!!! Dá vontade de ter um =P haha!

Madam Maxwell disse...

Olá Bea!
Juro p/ vc, eu seria uma ignorante que chamaria esse "gatão" de onça '-' só saberia a diferença caso o visse correndo. O fato dele ser um dos mais dóceis em cativeiro põe água na boca de muito gateiro! [risos] Aprendi bastante no artigo, Obrigada!

Zanarde disse...

Oi,
Parabéns pela matéria. Juro que nunca percebi a diferença quando referia-me leopardo e guepardo.
Aprendi bastante...devo dizer que eles são lindos....
Cada felino selvagem que conheço viro fã....tão rápido quando um guepardo.

bjssss

Heloisa disse...

Amei o texto e o vídeo!Amo felinos selvagens,mas não nego que guepardos são meus favoritos!Não dá nem pra pensar em matar um bicho lindo desse,não sei como tem gente capaz de fazer isso!
Deu até vontade de pedir um emprego de keeper nesse zoo, morri de inveja dos funcionários de lá!rss...

Rô Rezende disse...

Também sou do fã clube dos guepardos! Esses olhos "delineados" e o rosto mais afunilado é apaixonante. São mais frágeis que os outros felinos e isso só aumenta a vontade "pegar para cuidar" ahsahsuha... Eles são os felinos selvagens mais sociáveis, né? Lembro de ter visto uma mulher que cuidava de felinos maltratados em sua fazenda e os guepardos dormiam com ela na cama. Óunnnn.

Bea disse...

Obrigada a todos!

Madam Maxwell e Zanarde, vendo os seus comentários eu lembrei que tenho um imã de geladeira com uma charge sobre a confusão de guepardos e leopardos, vou tirar uma foto e pedir pra colocar no TG Humor! :)

Anônimo disse...

Não sei se podes me ajudar, mas gostaria de saber q devo cursar para me especializar em felinos selvagens???
ps Amo os guepardos!!!!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...