Aproveitando essa data tão comemorada que é o dia das mães, vamos falar um pouquinho sobre as gatinhas mamães.

Tem coisa mais adorável que uma ninhada de gatinhos? Eles são fofos e grudam em qualquer parte da sua roupa.

A mamãe gata, como qualquer outra mamãe, exibe um comportamento inerente à espécie e pode diferenciar bastante do comportamento que ela geralmente expressa.

Os componentes do comportamento materno normal da gata são a lambedura e higiene, orientação do filhote e desmame. Esse comportamento é controlado pela ação de hormônios, pela própria experiência da gata, por tendências hereditárias e o estímulo do filhote.

As cadelas mamães de “primeira viagem” podem, devido a uma série de fatores, rejeitar um ou todos os filhotes. Esse fato é bastante raro em gatas, sendo elas de “primeira viagem” ou não, embora casos de canibalismo dos filhotes já tenham sido relatados.

De forma geral a mamãe vai cuidar dos gatinhos adequadamente desde o nascimento até depois do desmame.

Após o nascimento do gatinho, a mamãe vai retirá-lo da placenta, cortar o cordão umbilical e começar a lambê-lo. A lambedura do filhote nesse momento vai servir para limpar, secar, estimular a respiração e guiar o filhote para as mamas. O estímulo de lambedura também vai estimular o filhote a urinar e defecar por 14 dias. O comportamento de lambedura da gata é mais intenso que o da cadela. No princípio ela vai lamber a si própria, os filhotes e o chão, aonde ela pariu. A cada duas horas ela se levanta para se espreguiçar, comer, urinar e defecar. É importante cuidar da mamãe gata enquanto ela está nesse período, ela se sente vulnerável ao ataque de qualquer predador. Manter o alimento e a caixa de areia próximos e manter as crianças, cães e adultos barulhentos mais afastados é essencial para que ela se sinta protegida.

Gradualmente os intervalos que ela passa longe dos filhotes ficam mais longos e quando ela volta ela começa a lamber os filhotes para acordá-los e assim eles começam a mamar. Durante 20 a 30 dias a gata vai procurar os filhotes na mesma frequência com que eles a procuram. Depois desse tempo, os filhotes passam a procurar mais a mãe, que o contrário, o que indica que o desmame começou. O desmame vai começar a acontecer a partir da sexta semana, quando a gata passa a alimentar os filhotes cada vez menos. Após oito semanas, a gata vai começar a trazer suas presas mortas para a ninhada, e depois as trará vivas, ensinando os filhotes a caçar e matar. Nessa idade o trato gastrintestinal dos filhotes estará pronto para digerir alimentos sólidos. É normal acontecer dos filhotes ainda mamarem eventualmente durante vários meses.

Quando o dono move a gata e seus filhotes de lugar, nos primeiros dias após o parto, a gata pode pegar os filhotes um por um e retornar para o local do primeiro ninho. Depois, durante as primeiras duas a três semanas a gata pode mudar os filhotes de lugar várias vezes. Uma característica importante nos felinos é a capacidade de várias mães criarem seus filhotes no mesmo lugar, por isso é relativamente fácil mover filhotes de ninhada para ninhada.

Infelizmente algumas aberrações no comportamento materno felino podem ocorrem, tais como canibalismo e comportamento materno insuficiente por parte da mãe. Eventualmente em casas com duas gatas em que uma se torna mamãe, a outra gata pode desenvolver um comportamento maternal. O mesmo pode acontecer quando um filhote chega a uma casa onde havia uma gata adulta, com essa permitindo inclusive a amamentação.

No geral a mamãe gata é muito carinhosa com seus bebês e esse carinho pode ser estendido para os outros habitantes da casa. É importante cuidar e respeitar esse momento da gata mamãe.

Bom, gente, também quero desejar um feliz dia das mães a todas as mamães de gatos leitoras do TUDO GATO. Vocês são especiais. Ser mamãe de gato não é tarefa fácil e requer uma elevação espiritual que outras pessoas comuns não possuem. Quer um exemplo? Sabe aquela amiga que fala:
- Eu não sei como você aguenta esses gatos, nossa, quanto pêlo, e eles são tão independentes, que não gostam de você. Só gostam da casa.

Agora, observe bem quando ela fala isso, você consegue olhar no fundo dos olhos dela e ver sabedoria? Ou amor verdadeiro? Ou paz? Não... vai por mim, as mamães de gatos são definidamente mais evoluídas. Quando você ouvir esse discurso novamente e tiver bem paciente, fale sobre as vantagens de ter um gato e o quanto você é feliz, apesar dela dificilmente entender o que você fala, ou então, faça como eu, sorria, balance a cabeça concordando e diga:
- Você tem razão, mas por favor, não se sente aí, essa cadeira é do meu gato. Você pode imaginar o quanto esses animais egoístas podem ser assustadoramente agressivos.
=)

Feliz dia das mães.

Alice Albuquerque
diarioveterinaria.blogspot.com
twitter @alicevet



56 comentarios:

Anônimo disse...

Adorei a matéria. Talvez eu não passe por essa experiência de ter uma gata tendo filhotes dentro de casa pq todas minhas filhas estão castradas mas me encanta como a natureza é sábia e linda. Pena que depois vem o problema o que fazer com os filhotes. O final da matéria está lindo. Parabéns. E feliz Dias das mães pra vc também =)

Zanarde disse...

Adorei a matéria....
As gatas mamães são lindas....
Eu amo filhotinhos....a minha quase foi mãe...eu não sabia e castrei ela. Só um aviso para quem teve uma gata que fugiu de casa no cio e logo depois ela entra novamente no cio...menos de um mês... ELA pode estar grávida...a minha tava....

Bea disse...

Demorei para ler o excelente artigo todo porque fiquei rindo meia hora do "gatinhos grudam em qualquer parte da roupa" rs!!!! O meu lindo gato nasceu embaixo da minha cama de uma gata semi-feral que apelidamos de Psycho :) Me considero muito sortuda de ter acompanhado o parto (e salvado a vida, pois ele estava com o corpinho enroscado no cordao umbilical!) e de ver como a gata, apesar de bravissima e ainda novinha, cuidou dos filhotes com muito carinho!

faby disse...

Amei a matéia. Não terei oportunidade de ver a minha Terrorzinha com filhotes, pois ela é castrada, mas lembro da gatinha que tive na infância que teve uma ninhada muito fofa, eu ficava horas olhando ela cuidar dos filhotes.

Anônimo disse...

Ai que lindo post! Filhotinhos são tudo de bom! Adoooro quando eles "grudam" na gente!! rs

Zanarde disse...

os filhotinhos grudam na gente e depois nós grudamos neles....
Belíssima matéria

Heloisa disse...

Também adorei a matéria,filhotes felinos são a coisa mais fofa que existe!Não sei como tem gente que joga bebechanos fora!Uma amiga vet vive recolhendo mamães e bebechanos,que jogam em sua porta!Sem dúvida, a nossa espécie é mesmo a pior!

Anônimo disse...

Por ironia do destino acabei de Lê esta matéria e ao abrir meu orkut tive q presenciar este comentário na foto de uma amiga cujo gato desapareceu(gato esse q eu intermediei a adoção e q sumiu por irresponsabilidade dela) mas...vamos ao comentário:"Procura lá pela antiga casa,gato não gosta do dono e sim da casa,é por isso que não gosto desses bichanos...".
Gente melhor nem comentar...mas eu num aguentei e na simplicidade q me cabia escrevi: "Puro engano Beth"

SerenittY disse...

Olá

a minha gata teve as crias de sexta para sábado, e hoje, segunda-feira, deixou-os sozinhos há mais de 3horas e não está nem perto dos gatinhos, isto é normal?
Os gatinhos estão quentes e quietinhos e não parecem ter fome pois não miam.

Obrigado.

Anônimo disse...

Porque minha gata mia tanto em volta de mim e de seus filhotes e porque não deixa eu mudar o ninho de lugar..nasceram no meu quarto e eu tento colocar na lavanderia mas ela não deixa..oq faço p tirar do meu quarto rsrsrs?

Anônimo disse...

Olá.. A minha gata mudou de ninho umas duas vezes, na primeira vez foi fácil de saber o porquê dela ter mudado, ela se sentia ameaçada, pois a dona do gato macho veio aqui e devia ter o cheiro dele. Só que ele pôs os gatinhos lá no triliche e eu fiquei com medo dos gatinhos caírem e se machucarem quando crescer. E o pior aconteceu, depois de um tempo a gata jogou eles lá de cima, mas foi estranho, porque ela estava bem lá em cima.. Se tipo, fizer muitas visitas a ela, mas só gente de casa com quem ela está familirializada, ela ainda pode a vir se sentir a ameaçada e tirar os gatinhos de lá?

Anônimo disse...

eu tbm tenho uma gata ja pariu duas veses mais eu quero casterar ela para ñ pari maia porque na hora de dar os filhotinhos eu sofro muito so em pensar em separa=los meu coração chega doi porisso ñ quero que ela emprenhe mais 14/04/2012
meire FSA

Anônimo disse...

Alice, tire uma duvida por favor,

tenho alguns gatos, e esta semana aconteceu uma coisa estranha: uma gata deu cria, uns 5 gatinhos, mas não se interessou pelas crias, e uma gatinha de aproximadamente 3 meses entrou no ninho e matou todos os filhotes, detalhe ela é femea e filhote ainda.
será que isso é fruto de ciumes?

Obrigada!

valeria disse...

Minha gata estava prenha já pra ganhar os gatinho ,ela já teve outras 2 crias mas perto de mim Será que ela deu cria em outro lugar longe de casa dessa vês ?qual o comportamento da gata quando isso acontece nunca mas volta? Ou tem um tempo para ela trazer os filhotes para casa? Si trazer?

Roder Rock disse...

A nossa Gata, Nega, escolheu a churrasqueia para o ninho faz 3 dias. Assim que os bebezinhos nasceram eu fiz uma caixinha de papelão, forrado com dois panos de algodão e instalei os bichinhos dentro (o que a Nega aceitou feliz), mas deixei na churrasqueira mesmo porque achei que a gata queria sossego e, nesta casa tão grande, foi lá que ela escolheu.

Esta noite choveu muito forte e com bastante vento e a churrasqueira fica em um ambiente aberto, então eu levei a caixa para um quarto seguro, onde deixo comida, água sempre fresquinha e uma abertura na janela, p/ a Nega sair ao jardim e fazer suas necessidades.

Só estou com medo que ela leve os bebês de volta para a churrasqueira, e deixe os bichinhos sem proteção fora da caixinha. Será que ela pode fazer isso? Não troquei muito cedo o ninho?

Teu blog é ótimo.
Sucesso

Visoldi disse...

Tenho uma dúvida. Minha gata deu cria dia 21 de setembro e há alguns dias ela está excluindo um dos filhotes. Não entendo esta reação...ele pode estar doente e comprometendo o resto dos filhotes? Parece estar em ótima saúde...Gostaria desta resposta o mais rápido possível.
Obrigada

Anônimo disse...

Olá pessoal sou apaixonada por gatos ,minha gatinha tutty acabou de parir no dia 4 e eu estou muito feliz, são lindos ,ela me acordou de madrugada pra assistir o parto ,acreditam? mais é verdade.rsrs.Amei vê meus netinhos.

Anônimo disse...

Olá tudo bem,quero sim agradecer por este blog me esclareceu bem, o q eu precisava saber, hoje estou passando por isso, a minha gata a Mima deu cria no dia 16 desse mês, e hoje ela começou a tirar os seus bebês da caixa e eu não sabia porque, hoje lendo o teu blog é q eu pude perceber o porque ela fez isso. Pois na parte acabei pedindo p o meu esposo soltar o nosso cachorro e ele entrou dentro d casa,aí já viu, ela se sentiu ameaçada. Mas o teu blog ja me ajudou!! Obrigada sucesso para ti!!!

Jane disse...

Gostei muito e gostaria de aproveitar e perguntar algo que talvez saibam me responder. Minha gata teve 2 filhotes segunda-feira (11/03/13) e continua prenhe. Não consegui encontrar na net nada que esclarecesse sobre isso. Meus filhos estão com receio de algo muito errado mas ela está super bem e os filhotes estão se mexendo bastante na barriga dela. Considerando que a gata pode pegar cria de mais de um gato durante o cio, eu fico imaginando que ela possa ter emprenhado em dias alternados. Será que é isso mesmo?

Anônimo disse...

ADOREI A MATÉRIA!!!
MUITO BOA, ME AJUDOU MUITO!!!!!!

Anônimo disse...

Olá. Precisava de uma resposta rapida a esta pergunta pois é muito urgente!
A minha gata teve hoje a primeira ninhada. A principio, teve um comportamento materno, mas depois nao ia para perto deles e ate começou a comer uma das crias.
Devo mante-la afastada das outras tambem??
Por favor, necessito de uma resposta ou as crias irão morrer ou de fome, ou serão comidas.
Obrigada.

Carolline Vieitez ♥ disse...

Boa Noite Dr. Gostei muito da sua matéria e gostaria de lhe fazer uma pergunta;
Uma gatinha apareceu na casa do meu tio, e teve 5 filhotinhos lá há ontem (06/05/2013) , ele está cuidando direitinho e tudo mais. Infelizmente um morreu na hora em que nasceu. Eu gostaria de ficar com um filhote, mas não sei quando é o desmame deles.
Poderia me ajudar?
Muito Obrigado.

Anônimo disse...

Boa Tarde,A Minha Gata Deu a Primeira Cria Apenas Com 3 Filhotes Gostaria De Saber Se Isso e Norma ?

Anônimo disse...

Oi, adorei a matéria. Parabéns!
Bom, minha gata esta grávida e é a primeira gravidez, queria saber se ela corre algum risco e se devo leva-la para o veterinário pra ter os filhotes lá.




Anônimo disse...

ola! Meu nome e jean e a Minha gata teve 4 filhotes dentro do ropeiro ja faz uma semana, hoje ela tirou de dentro do ropeiro e os levou para a cama de outo quarto, mas antes disso percebi que ela miava muito sempre com orelinhas em pe e os olhos bem abertos, oque significa? Obrigado

Anônimo disse...

Nossa me ajudou muito,a minh
a gata teve filhote em baixo da cama foi maravilhosso do nada ouvi o miado dos 4 gatinhos,aqui em casa estamos muito felizes .

Anônimo disse...

Olá, minha gatinha pariu 9 filhotinhos isso é normal?

Anônimo disse...

e normal sim ,gatas podem cruzar muitas vezes e induzir a ovulacao cada vez q ocorrer a cupula e normal msm ,pois a gata pode ter ate 10 filhotes mais ja ouve casos de nascer 10

Anônimo disse...

Minha gata acabou de ter bbs, fico preocupada con o lugar que ela botou eles, mas mesmo que eu os tire ela os coloca dnv, fico só tomando cuidado.. Pois eles podem escorregar e cair,

Unknown disse...

olá minha gata estava prenha e sumiu acho que preferiu dar a luz em outro lugar fora de casa e se isso aconteceu quantos dias tenho que esperar para ela voltar e ela vai trazer os filhotes?assim que lerem porfavor me respondam porque essa é minha primeira gata e estou preoculpada

Anônimo disse...

a minha gata teve um filhote há 2 dias atrás, e já não quer mais amamenta lo , o que faço? estou com medo dele morrer de fome

Anônimo disse...

Olá, minha gatinha se tornou mamãe no dia 12/03/15, mamãe de primeira viagem, depois do parto, uns 4 dias depois ela começou a miar muito e começou a me seguir dentro de casa. O que poderia estar acontecendo com minha Kitty ?

Anônimo disse...

Olá !
a minha gata ela teve 3 filhotes já faz 4 meses. esses dias mandei castrar ela más quando ela chegou em casa ela veio rejeitar os filhotes gostaria de saber porque estou muito coriosa e preocuoada. Obrigada

littleowl disse...

Também to passando por isso. E não faço ideia! Ela teve filhotes no quarto, e quero mudar ela e os filhotes de lugar porque ela não deixa ninguém dormir, pois ela mia muito, pra sair do quarto, pra entrar. E até por nada. Rs

lferreira disse...

Eu tivr e foi lindo em cima da minha cama.

lferreira disse...

E assim mesmo não deixe ninguém ficar pagando deixa água e comida perto pois ela se sente fraca e passa um tempo sem comer depois do parto

lferreira disse...

E assim mesmo não deixe ninguém ficar pagando deixa água e comida perto pois ela se sente fraca e passa um tempo sem comer depois do parto

lferreira disse...

Eu tivr e foi lindo em cima da minha cama.

lferreira disse...

Eu tivr e foi lindo em cima da minha cama.

Unknown disse...

fez duas semanas e minha gata teve 6 filhote, e ela ja diminuiu o seu amamentamento por que seus peitos estao feridos, e estou ajudando dando leite na seringa. essas dicas foram essenciais para essa experiencia q estou tendo pela primeira vez. obg pela dica...

Unknown disse...

Olá, a minha gatinha chamada Lua, teve uma ninhada de 5 bebés gatinhos hoje de tarde mas agora ela mia muito e sai da beira dos filhotes estou preocupada, pois os bebés podem morrer ou algo do género.
Respondam logo que virem por favor é urgente.
Obrigada.

fãs de maldini disse...

Minha gata Aisha teve 3 gatinhos em cima da cama que faço para tirar de lá

fãs de maldini disse...

Minha gata Aisha teve 3 gatinhos em cima da cama que faço para tirar de lá

Anônimo disse...

Ola, tenho uma gatinha e ela deu cria porem apareceu apenas com uma gatinha e desde entao ficaram juntas, não desgrudava por nada e quando ela ja estava com uns 5 ou 6 meses sumiu e agora depois de uns 3 meses apareceu do nada de novo mas esta fujona nao deixa chegar perto e fica chorando quando ve a mae dela e tenta ir para perto mas a mae foge e avançou nela 1 vez q ela conseguiu chegar pertinho. O q eu posso fazer pois a gatinha esta onde mae fica e agora a mae fica pela rua e nao chega mais na casa. Gostatia de junta-las novamente sera q é possivel?
Obrogada

nayaras disse...

Acredito viu. Eu tive q passar a noite inteira com a gatinha, mas quando foi umas 4:30 da manhã fui dormir, só consegui dormir as 5:00h e acordei as 6:00h, mas enquanto eu não levantei ela não deixou o primeiro BB nascer, quase teve em cima da.minha cama quando eu estava lá kkkkkkkkkkkkk, mas tive q assistir tudo... O filhote q nasceu.morto durante a noite, o que tava sendo formado e ela comeu, de madrugada, e os que nasceram no outro dia de manhã:) mas foi lindo *-* ela teve dois

Anônimo disse...

Nossa agorinha pouco estava passando por uma preocupação , minha gata teve filhotes faz 1semana e alguns dias , e hoje ela estava retirando eles do cantinho e levando para outro , fiquei sem saber o que fazer pois achei que ela estava rejeitando eles entao achei essa matéria, .. Peguei ela e os filhotes com a caminha junto e coloquei em um lugar mais reservado da casa onde ela mão teria muito contato conosco , e finalmente ela ficou mais calma e amamentando os gatinhos :) .. Ela só queria mais proteção para os filhotes :) .. Obrigada

Anônimo disse...

Olá,tudo bem me chamo Ricardo?Será que poderia me tirar uma dúvida a respeito de cruzamento?Minha gatinha acabou de dar à luz três filhotinhos e está querendo acasalar de novo.Então minha pergunta é,uma gata que acaba de dar a luz,se em seguida acasalar,pode ficar grávida?
Grato

Escleroceito disse...

Adoro gatos. Eles não gostam só da casa. Toda vez que saio, minha gatinha fica me esperando em cima do muro. E quando vou aos fundos da casa, ela vai me seguindo pelo muro.
No momento tenho 09 gatos, pois uma gata teve ninhada de 05 semana passada. Assim que desmamarem estamos pensando em doar, mas não sei se conseguirei, eles são muito fofinhos. Acho que vou acabar ficando com os 09. Mas tenho 03 cães resgatados. Destes gostaria de doar 1 poodle pois o cão maior está batendo nele, tem que ficar separados o tempo todo, está difícil, infelizmente. Mas todos trazem alegria pra casa. Graças a Deus!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, gostaria de tirar uma dúvida .Como pode minha gata deu a luz a 4 filhotes e depois de 8 dias apareceu outro gatinho totalitarismo 5 como pode ? Ela pariu outro depois de 8 dias? E a barriga continua inchada será que ainda tem supreza?

Anônimo disse...

Gente tenho uma gata castrada que nunca teve ninhada. Ela tem próximo a um ano. Chegou aqui em casa um filhotinho. De um mês e meio. No começo ela estranhou mas depois fixaram super amigos. Só q notei alho a mais. Eh normal ela adotar ele? Vi ele matando nela. Fico tentando ver se sai leite mesmo e parece q sai. Isso eh normal?

Marlene disse...

Pelo amor de Deus, quando minha gata vai deixar de chamar os filhotes pra rua? Eles já estão com 4 meses. Quando a noite cai, eles (são 3), se ajeitam pra dormir, mas ela chama e eles vão correndo atrás dela. Será q um dia isso tem fim ou a gata vai mandar neles até ficarem idosos?

Unknown disse...

Na verdade tenho uma pergunta.
Minha gata teve a primeira cria cuidou direitinho e tudo mas, mas depois de um tempo teve outra cria com 4 filhotes e quando eu acordei no terceiro dia de vida deles vi que ela havia os matado e estava estranhando os mãos velhos mas depois de uma semana houve uma reaproximação deles e mas uns dias depois reparei um carinho entre eles e vi que elese estão mamando nela novamente isso é normal? Percebi que isso é um processo doloroso pra ela já que eles são muito grandes. Alguém pode me explicar.

Unknown disse...

A minha gata focou com os peitos duros após o desmame, parece que o leite está armazenado lá. Isso é um problema grave?.

Unknown disse...

Gostaria de esclarecer uma dúvida, minha filha (a gata mãe) está rosnando para as filhas dela depois de grande!
Oque pode estar acontecendo? Detalhe a gata mãe está grávida novamente. Será que tem algo a ver?

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...