A Odisséia de Homero - (Gwem Cooper)

Sinopse: Todo mundo que tem gatos sabe que eles são dotados de uma sensibilidade incrível e possuem uma forma peculiar de encarar a vida. Mas Homero tinha muito mais a ensinar. Abandonado, cego e rejeitado, ele tinha tudo para ser amuado e medroso. Ninguém imaginaria que um gato sem os olhos – que precisaram ser retirados cirurgicamente para garantir sua sobrevivência – seria capaz de levar uma vida normal, com a alegria e a esperteza características dos felinos. Contrariando todas as expectativas, Homero vivia como se seus olhos não lhe fizessem falta. Era bagunceiro, implicante, temperamental, divertido e dengoso como qualquer outro gato. Gwen Cooper fazia questão de afirmar que ele não era diferente. Mas ele era. Diferente não por causa da falta de visão, mas por sua capacidade de fazer aflorar nas pessoas o que elas tinham de melhor. Parecia haver em seu espírito uma sabedoria oculta e uma energia latente que inspiravam todos à sua volta. Homero se tornou o centro do mundo de sua dona. Foi se esforçando para garantir a segurança do seu gato que ela aprendeu a estabelecer a sua própria. Foi preocupando-se com a felicidade dele que Gwen percebeu quanto estava sozinha. E foi lhe oferecendo um amor incondicional que ela permitiu que esse sentimento entrasse em sua vida. Mais do que um livro divertido e comovente sobre as aventuras de um gatinho, A odisseia de Homero é uma história de superação, de autoconhecimento, de transformação e de crescimento pessoal. Ela vai fazer você rir, se emocionar e compreender que, para conseguir o que queremos da vida, muitas vezes precisamos dar um salto no escuro, da mesma forma que Homero: confiando em nossos instintos e acreditando que sempre cairemos de pé.
__

Conheci este livro por meio da indicação (aqui mesmo no Tudo Gato) da minha amiga Érica (é você mesmo, mãe do fofo Musashi!! rs) e devo agradecê-la, pois foi um dos melhores livros sobre gatos que já li!

Neste livro, conhecemos Homero, um gatinho cego dos dois olhos e que ninguém queria. Até que uma apaixonada por gatos, que já tinha dois felinos, por sinal, o conheceu e se apaixonou imediatamente por ele.

Gwen, apesar de não ter casa própria e tampouco o emprego de seus sonhos e já ter duas gatas, adota Homero! E a partir daí podemos observar a trajetória deste gatinho fofo e as lições que ele ensinou a Gwen e que ela empregou em sua vida.

Homero, apesar de cego, é um gatinho super ativo e muito brincalhão, porém sua principal característica é que Homero é um gato destemido, apesar de todos os motivos que teria para ter medo de tudo e de todos.

Homero age como um gato normal, pula, faz suas necessidades no lugar certo, brinca, pede carinho, tudo como qualquer outro gato.

Claro que, por ser cego, Homero desenvolveu mais seus outros sentidos, principalmente a audição, e é por meio dela que Homero se orienta.

A história de Homero é linda e cativante, a escrita de Gwen é bem leve, fácil de ler e nem um pouco cansativa. Aliás, muito pelo contrário, Gwen escreve muito bem e é muito divertida.

A moral da história, porém, é que Homero ensinou a Gwen que nós podemos ter tudo que queremos, basta não ter medo de tentar. Observando Homero, Gwen percebeu que cada salto que ele dava era no escuro, e mesmo assim ele não tinha medo de tentar. E, mesmo quando errava e acabava caindo, Homero não desistia e tentava até conseguir. Aprendendo com Homero, Gwen não teve medo de saltar no escuro e mudar sua vida, conseguindo, assim, tudo que ela sempre sonhou e que pensava que nunca poderia ter.

A gatinha Tuki
Eu adorei a "Odisséia de Homero", mas minha apreciação pelo livro vai além da história encantadora que todo gateiro vai amar. Eu adorei o livro porque também tenho uma gatinha deficiente visual. A minha Tuki não tem um olhinho e, lendo a história de Homero, pude reconhecer muitos dos comportamentos dela que eu não entendia, como o fato de ela ser a mais "falante" dos meus gatos, assim como Homero. A minha Tuki também muitas vezes se orienta pelo som e tem diferentes tipos de miados, além de ser a gatinha mais carinhosa que eu já vi, e todos estes comportamentos podemos observar em Homero durante a leitura.

Este livro também mostra que, às vezes, quando fazemos algo impensável e adotamos um gatinho que ninguém queria (como Homero e a minha Tuki) na verdade não estamos fazendo uma caridade para o gatinho. A verdade é que talvez este específico animalzinho que ninguém queria vai te trazer mais alegrias e amor do que você pode imaginar!

Bom, acho que já deu para perceber que não dá para deixar de ler "A Odisséia de Homero", definitivamente um dos melhores livros sobre gatos que já li, que te faz sorrir, gargalhar e se emocionar! Leitura imperdível!!

Onde comprar:
Wallmart - R$ 17,91: http://twixar.com/eUNWmKI
Submarino: R$ 16,90: http://twixar.com/CPK25
Saraiva: R$ 23,65: http://twixar.com/IXJRqb5

Laura
http://gatosnabiblioteca.blogspot.com
twitter: @GatosBiblioteca



18 comentarios:

Bea disse...

Eu AMEI a coluna, e essa Tuki tambem, coisa deslumbrante! Se muitos (infelizmente nem todos...) nao tem preconceitos com pessoas deficientes, nao poderia ser diferente com os animais!Mais um livro para a minha infinita lista :)

Gatos da minha vida: Lola, Lilica, Smigol e Preta disse...

Oiii, eu já li esse livro e ameeeeeeeeeeeeeei tb, leitura sensacional!!!! Já emprestei pra algumas amigas e agora tenho ele de volta, vou voltar a ler, de tão lindo que é!;-)
Ótima dica de verdade! Esse livro é td de bom!bjs

Unknown disse...

Bom, então esse livro é a história do meu gatinho, Ing. Pegamos ele com os olhos bem infeccionados e a recomendaçao do veterinario foi a retirada dos dois olhos.
Apesar disso, é o gato mais ativo da casa. Pra começar, acreditem, já encontrei visitas apostando se o gato era mesmo cego ou não.
Ing toma agua na piscina, mesmo tendo uma grade de proteção e nunca caiu nela. Esses dias até fugiu de casa e voltou sozinho. Ele é carinhoso e brinca com todos da casa, inclusive com os cachorros. Um amor de gato!

Anônimo disse...

Bea, a Tuki agradece o elogio..rs

Wayne, o livro, realmente, é lindo!!!

Kynha, que fofo seu gatinho!!

Unknown disse...

Lerei com prazer!
Minha Filó não é cega por mto pouco, tem os olhinhos assimétricos e uma cicatriz em uma das córneas mas nós a amamos do msm jeito!

Parabéns pelo Blog!

Bjs,
Liz

Anônimo disse...

Nossa não vejo a hora de ler esse livro...preciso dar os parabéns para essa coluna que só indica livro maravilhoso todos os livros indicados eu comprei e me apaixonei...estou terminando de ler o O íncrível dom de Oscar e tô amando...
Já sei qual será o próximo =)
Arrasaram again ='.'=

Andréa disse...

Adorei!!!
Ah, a Tuki é a cara da minha gatinha Porpeta...
Esses bichanos são fantásticos!!!
Bjs

Reynaldo N Kajita disse...

Como sempre digo, os animais sao mais humanos que nos humanos, pois sempre dao um show em varios aspectos nossos....nao li o livro do gato homero, mas pretendo le-lo e sei que me emocionarei, pois adoro gatos, li recentemente o incrivel dom de oscar, e dewey um gato entre llivros, amei os dois e sei que amarei mais este...Parabens Laura pela excelente dica de livro

Amor & Miados disse...

otima indicacação, obrigada!
esses animais aparecem no nosso caminho sempre com alguma lição para dar. acredito que essas provações que são dadas a eles servem para que nós, meros humanos, possamos acreditar, nos portar e aprender com esses animais tão nobres!

ja entrou para a wish-list :)

Anônimo disse...

Saninha, obrigadapelo elogio!

André, Reynaldo e Amor e Miados, concordo plenamente com vcs!

Bjs

Dale disse...

Acompanho esse blog a muito tempo..e adoro! parabéns...Também tenho uma gata cega de um olho,e de todo meus gatos ela é a mais terrivel! Levada!Conversadeira! e meu amorzinho também...A gente brinca que Deus quiz assim pq ninguém aguentaria ela com dois olhos de tão agitada que ela é. Ninguém quis ela por ter um problema no olho, e eu estou feliz por isso, pq agora ela é minha:-) Bjnhus

Reynaldo N Kajita disse...

ao bem da verdade e para mim, Deus criou os animais de esttimacao como um meio de tentar melhorar os humanos e de nos ensinar muitas coisas......uma delas e que nao importa que problemas temos, seja ela de saude ou pessoal, sempre ha uma maneira de contornarmos a situacao e sermos felizes.....os animais sao assim, apenas nao enxergamos, ou somos poucos os que percebem isso

Stella disse...

Aiii ja vi que este vai ser meu proximo livro. Obrigada pela indicaçao. Tb tenho um gato cego, dos dois olhos, o Charlie. Furaram os dois olhos dele e abandonaram na rua, ainda filhote. Mas ele vive tao bem, nao tem quase limitaçao nenhuma. Um amor de menino.
Por isso me identifiquei muito com a historia.

Obrigadissima pela indicaçao. Vou procurar para comprar!

Unknown disse...

Parece ser um bom livro :]

Erika disse...

Laurinha, que surpresa ao ler o post e deparar com o meu nome! rs
Fico muuuito feliz em saber que gostou da minha indicação... A resenha dele está perfeita! Parabéns mais uma vez pela coluna aqui na "Tudo Gato".
Beijocas

Thaís Lima disse...

Eu lii assim que vi o post sobre o livro. É simplesmente fantástico, dei imensas gargalhadas enquanto li e também me emocionei muitíssimo ao ler, é definitivamente um livro magnífico. Homero mora em meu coração agora ;)

Unknown disse...

OI MEU NOME É ROZANA E A MAIS DE 15 DIAS ADOTEI UM GATO CEGO, JÁ TENHO 4 GATOS E TRÊS CADELAS, MAS QUANDO EU VI O HORÁCIO PERCEBI O QUANTO EU PRECISAVA DELE E ELE DE MIM, ESTAVA EM UM CASO CRÍTICO, MUITO MAGRO AO EXTREMO, FERIDO NO QUEIXO UM OLHO SAINDO PARA FORA E O OUTRO NÃO FUNCIONAVA, MEU CORAÇÃO BATEU MAIS FORTE, E HOJE ELE ESTA ÓTIMO GANHOU PESO, SUA FERIDAS SARARAM, ELE É O MIMO DA CASA, ESPERTO JA ESTA AMBIENTADO COM AS COISAS DA CASA, SABE O LUGAR DE TUDO, E COM CERTEZA ELE SÓ VEIO A ACRESCENTAR NA MINHA VIDA, FALO DELE TODOS OS DIAS E POSTO FOTOS NO FACE, SE QUISEREM ACOMPANHA-LO PODEM ME ADD ROZANA ESCOBAR

Amanda Luna disse...

Essa eh a minha história...
Adotei um ceguinho... E ele exatamente isso Td q conta no livro.
Impressionante como histórias se repetem.
E n considero mesmo uma caridade p ele... Considero mais amor e aprendizado na minha vida.
Abençoada por ter conseguido esse menino na minha vida.
Meu tigrão❤️

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...