No final do ano passado, li numa revista (Veja se não me engano) sobre um estudo que fizeram sobre a física envolvida no ato de ingerir líquido dos gatos. Achei muito interessante, mas não encontrei mais isso para postar aqui no Tudo Gato. Mas, em compensação, achei esse estudo comentado numa matéria da BBC e com um vídeo para ilustrar!

Gostaria apenas de lembrar que não é aconselhável dar leite regularmente para gatos. A pesar de gostarem muito, isso pode lhes trazer alguns problemas de saúde.

Espero que gostem da matéria e deixem seus comentários!

Abraços,
Lauesg


Um novo estudo, feito por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, diz ter encontrado a resposta para um mistério que envolve o modo como gatos bebem leite sem molhar o queixo.

Ao examinar um gato doméstico com as câmeras de alta velocidade, os cientistas constataram que o animal usa a língua para carregar a água para a boca sem romper a tensão na superfície do líquido.

O estudo, publicado na revista Science, explica como os gatos se diferenciam dos cachorros, que fazem mais bangunça na hora de matar a sede.

O biofísico do MIT Roman Stocker, que coordenou o estudo, diz que teve a ideia de investigar a física das lambidas desses animais após assistir ao seu próprio gato Cutta Cutta se alimentando.

"Me dei conta de que há um problema biomecânico interessante por trás dessa ação tão simples. O projeto evoluiu a partir daí", declarou.

Cutta Cutta foi também a cobaia do estudo, que envolveu engenheiros, físicos e matemáticos do Instituto Politécnico da Virgínia e da Universidade de Princeton, e durou três anos e meio.

As imagens mostram que gatos usam um mecanismo mais complexo e sutil para beber, ao contrário de humanos, que sugam o líquido, e de cachorros, que dobram a língua para a frente formando uma espécie de concha.

A língua do gato se dobra para trás ao descer em direção ao liquido e toca levemente na superfície dele, ao invés de mergulhar.

Stocker explica que "o fluido entra em contato com a língua e adere a ela. Ao puxar a língua rapidamente de volta, o gato cria uma coluna de líquido que vai até a boca".

Ao fechar a mandíbula, o animal captura parte do leite, e repete o movimento.


Língua-robô

Para compreender o mecanismo com mais detalhes, os pesquisadores criaram uma língua de gato mecânica, e concluíram que o processo é o resultado do equilíbrio entre duas forças - a inércia e a gravidade.

Segundo Roman Stocker, a criação da coluna de líquido é regida pela inércia - a tendência de uma substância de se movimentar em uma direção até que outra força intervenha. A outra força em questão é a gravidade.

"No início, a coluna de leite tem mais comprimento e volume, mas em algum momento a gravidade se sobrepõe à inércia e ela cai de volta na tigela", explica.

Por isso, de acordo com o estudo, o gato precisa saber qual é o exato momento de fechar a boca, para conseguir capturar o máximo de leite que sobre na coluna.

Gatos domésticos dão, em média, quatro lambidas por segundo, cada uma trazendo cerca de 0,1 mililitros de leite para a boca. Grandes felinos como os tigres, lambem mais devagar para manter o equilíbrio entre as duas forças, já que tem línguas maiores.

Stocker e seu time não sabem explicar por que o ato de beber para os gatos envolve um mecanismo tão diferente de outros animais, mas a suspeita é de que ele pode ter nascido da conhecida aversão dos felinos à água.

Eles acreditam que a cara do animal, especialmente a região ao redor do nariz, é extremamente sensível. "Por causa isso, eles devem querer que ela fique o mais seca possível", diz Stocker.

Fonte: Site BBC Brasil



7 comentarios:

Anônimo disse...

TG adorei seu tema e o vídeo tá massa...até para beber água/leite esses amores tem uma classe única...amo muito tudo isso♥

Unknown disse...

São elegantes até para beber água!!!Felinos são tudo de bom!Só não gosta quem não conhece!

Gata Lili disse...

Pois é. A ciência humana, aos poucos, vai descobrindo os mistérios e perfeições felinas! Tudo o que nossas mamis já sabem! miaaauuu...

Denise disse...

Hum, então eu conheço a única gatinha qeu faz lambança bebendo leite... Minha Noite fez um círculo de leite no chão nas poucas vezes que dei leite pra ela depois de adulta :)
Hehehe!

Bea disse...

Sera que era leite especial para gatos? :) Esses bichos sao especiais em tudo mesmo!

CATLOVELY disse...

O gato é fantástico em tudo!É um animal muito bem preparado para a vida,só ficam mal diante das maldades do "ser humano" que é muito cruel para com os nossos amados animais!
PS:Queria copiar o vídeo no meu blog mas não deu,foi uma pena!
http://catlovely-catlovely.blogspot.com/

Unknown disse...

Amo demais gatos! Fiquei preocupada com um email recebido dizendo que a novela Insensato Coração (que não assisto) está incentivando preconceito com gatos. Também li anos atrás que a Xuxa conversando com o Jean Claude Van Damme disseram que tinha algo em comum "ODIAVAM GATOS". Pode uma coisa destas? Uma "apresentadora infantil" dizer isto?
Riky

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...