4 de fev. de 2011

Leão - Foco Felino Selvagem



Filhotes brincando
Nessa primeira coluna de 2011 decidi escrever sobre o rei dos animais, o soberbo leão (Panthera leo)! Provavelmente a primeira imagem que aparece na cabeça de todo mundo quando se fala em felinos selvagens.

O leão não é um típico felino: é o único que, naturalmente, vive em grupos de 5 a 30 indivíduos (machos e fêmeas, adultos e filhotes) e claro, a juba, que é outra característica única entre os grandes gatos e diferencia os machos das fêmeas imediatamente. A juba, aliás, só tem uma função: impressionar as gatas... Os machos mais fortes e saudáveis tem jubas maiores e mais escuras e as leoas sabem disso!

A diferença entre machos e fêmeas é obvia até de longe!
Leões são considerados os mais pacientes dos felinos, pois a estratégia de caça é esperar pela presa passar, já que eles são rápidos na corrida somente em distâncias muito curtas - sendo um dos mais musculosos (somente perdendo para as onças em força bruta e para os tigres em tamanho), são muito pesados, chegando a 250kg, e geram muita energia, o que eleva a temperatura muito rapidamente, um problema enorme no meio das savanas onde o clima já é extremamente quente.

A dieta desses animais inclui porcos selvagens, antílopes, zebras, búfalos e até filhotes de girafa e elefante!

É verdade que a maioria da caça é feita pelas fêmeas, mas nem sempre é o macho dominante que se alimenta primeiro... quem matou a presa é que tem prioridade! A parte preferida são as vísceras, macias, cheias de energia e de fácil digestão. E podem passar até uma semana sem comer depois de uma presa grande! Um dos maiores inimigos dos leões são hienas, que vivem em bandos enormes, sempre competindo por comida e território. Acredita-se que são necessárias somente 3 hienas para matar um leão que esteja sozinho.

O espetacular leão branco
Búfalos, leopardos, rinocerontes e hipopótamos também podem facilmente derrotar um leão jovem ou ferido, mas, como sempre, o bicho humano é o terror de todos os animais...

Atualmente os leões estão confinados a pequenas áreas na África e Ásia. Muitas sub-espécies já estão infelizmente extintas, com o Leão-asiático (Panthera leo persica) correndo o mesmo perigo; no momento estima-se que existem menos de 300 indivíduos na natureza.

A média de vida de um leão macho é 10 anos, as fêmeas vivem entre 12 e 15 anos (ambos podem chegar a 20 em cativeiro); a gravidez dura 3,5 meses e nascem 2 ou 3 filhotes. As fêmeas do mesmo bando dão a luz praticamente juntas e se ajudam mutuamente com os filhotes, como uma creche natural!

Normalmente um bando de leões é formado por um macho dominante, outros dois ou três machos mais jovens e pelo menos 5 fêmeas, mais os filhotes. Quando os bebês machos (e algumas das fêmeas) atingem 1 ano e meio, normalmente deixam o bando em que nasceram para se juntar a outros ou formarem um novo.

O leão também "sorri" (usando o órgão de Jacobson) como os
gatos domésticos quando percebe um cheiro diferente!
O famoso rugido serve como comunicação entre membros do mesmo bando e também como aviso a estranhos que o território já está tomado e, pode ser ouvido a uma distância de 5km!

Um dos mais impressionantes e belos animais que eu já vi são os leões brancos (poeticamente chamados de "Fantasmas da África"), causados por uma mutação genética chamada leucismo, não são albinos! Atualmente existem cerca de 60 leões brancos, a maioria em cativeiro ou concentrados em uma única reserva, Timbavati.

Eu tenho o privilegio de acompanhar uma família desses animais incríveis por 5 anos, além de ter visto muitos outros leões normais em zoológicos normais e parques de safári, na luz do sol da tardinha os leões ficam dourados, mágicos... Capturar a hora da comida, apesar das imagens serem bastante gráficas (em zoos modernos eles se alimentam de carne crua, com pele, ossos, tudo; as vezes se vê perfeitamente uma cabeça ou perna de boi ali no meio...), é fascinante, pois é quando os animais estão mais ativos!

Bea
twitter: @Foco_felino



9 comentarios:

Unknown disse...

Oi miguinha!
Adoro ler tudo o que você escreve!!!Parabéns!!!
Bom fim de semana
bjosss

Carol e Allan disse...

Esses felinos são realmente impressionantes. As fotos também, maravilhosas. Parabéns!!

Bea disse...

Obrigada Cacau :)
Carol e Allan, valeu a visita! Lindões mesmo né, não é a toa que são os mais famosos felinos!

Lucy Von Beust disse...

Olá.

Hoje antes de entrar aqui no TG eu vi essa matéria que dá dó do leão pai...hehe mais é muito bonitinha.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/bbc/2011/02/07/leao-briga-com-filhote-e-leva-bronca-de-leoa-em-fotos-de-visitante-de-zoo.jhtm

Alice no País das Maravilhas disse...

Como boa leonina que sou esse é o meu felino preferido também, ehehe. No primeiro curso de ultrassonografia que fiz nós tivemos uma aula prática com uma leoa no zoológico, ela tinha suspeita de infecção uterina. Lá foi muito comentado que os leões procriam em cativeiro com facilidade, o que leva muitos zoológicos atualmente estarem com superlotação dessa espécie, e alguns deles passando fome de verdade. O que tem sido feito para mudar essa realidade?? Parabéns pela matéria, bj

Bea disse...

Lucy, adorei o link! Essas leoas não são de brincadeira também :)
Ai Alice, esse é um problema que acontece com varias especies, não só felinos, em zoos em todo lugar, bem recentemente inclusive em dois zoos britanicos, Knowlsey Safari Park e o Zoo de Edinburgo. O que os representantes dizem é que eles procuram fazer intercambio de especies com outros zoológicos e só "em ultimo caso" sacrificam os bichos... e o que a gente pode fazer é só denunciar qualquer coisa suspeita para as autoridades, botar a boca na internet e _rezar_ pra que alguém investigue e tome providencias - e eu sei que na maioria dos países os animais estão longe de ser prioridade, então não podemos parar de lutar por eles nunca. Eu comentei num artigo anterior que zoológicos estão longe de serem perfeitos, mas infelizmente se deixados na natureza muitos, se não todos, animais vão ser caçados até a extinção! Desculpe a resposta enorme, mas adorei a pergunta, muitíssimo bem colocada!

Alice no País das Maravilhas disse...

E eu adorei a resposta enorme, ehehe obrigada

Mauro disse...

A juba dos leões tem,além da já citada função sexual/cerimonial,utilidades mais práticas,como,por exemplo,proteger a região do pescoço durante as comuns brigas entre machos por fêmeas e territórios.

Anaify disse...

Bom, teve um pequeno erro no texto, raramente o macho dominante, deicha de ser o primeiro a se alimentar da caça, pois eles vivem em bando, para aumentar as chances de vida dos filhotes,o macho protege o território e as crias, e as fêmeas adultas em troca, o oferecem a caça e o território. Vivem em bandos dominados de 1 a 4 machos, procure na internet o documentario da disney nature, '' Reino dos felinos '' e vera que lá mostra um bando de 6 leões machos dominantes, o pai, e seus filhos, e normalmente, quando os filhotes machos completam '' 2 ou 3 anos'' é que eles abandonam o bando e territorio em que nasceram, ou são expulsos pelo macho dominante para evitar a disputa por fêmeas, já que um macho só consegue domina um bando por normalmente 2 anos,até que seja desafiado e destituido por novos machos.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...