Boa tarde gente!

Tivemos uma contribuição da nossa amiga leitora Lucy. Ela achou uma matéria bacana da revista Mundo Estranho que trata desse assunto que abordamos ontem aqui! Estou colando para partilhar com todos!

Acho que nossa conversa estava no rumo certo... rs. Espero que gostem!



Qual é a origem da lenda de que os gatos teriam sete vidas?

Ninguém sabe ao certo. "O mais provável é que eles ganharam a fama por causa do seu sistema imunológico eficiente - já notou que é difícil gato ficar doente? - e por sua exímia agilidade, que lhes permite cair sempre de pé", diz o zoólogo Carlos Alberts, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em comportamento animal. Mas por que sete e não outro número? O curioso é que a quantidade de vidas varia de uma parte do planeta para outra. Nos países de língua inglesa são nove, em vez de sete vidas. Os dois números têm um significado místico especial em diversas culturas e religiões. Na cabala, o sete é um dos algarismos de maior potência mágica e o nove não fica atrás, representando a vida e a abundância.

Ainda que seja impossível apontar a origem exata da lenda, acredita-se que ela esteja na Idade Média, quando se imaginava que as bruxas se associavam aos gatos, principalmente os pretos. Em 1584, no livro Beware the Cat (Cuidado com o gato), o escritor inglês William Baldwin dizia que "é permitido às bruxas possuírem o corpo do seu gato por nove vezes". Outro inglês, John Heywood, reuniu, em 1546, uma coletânea de provérbios, dos quais um dizia que "a mulher, assim como o gato, tem nove vidas". Já os árabes e turcos nada tinham contra os gatos (Maomé vivia cercado deles) e seus provérbios falam em sete vidas. É provável que tenham passado essa versão para espanhóis e portugueses na ocupação da Península Ibérica pelos mouros - que teve início no século VIII e durou quase 800 anos. A partir de Portugal, o mito das sete vidas felinas logo chegou ao Brasil.

fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286103.shtml

 --

Abraços gente!
Lauesg



7 comentarios:

Fificat © disse...

Pois é, essa coisa de tantas vida não é de se espantar mesmo, já tive gatos que sofreram acidentes que eu ficava besta em ver como se recuperavam tão rápido!

Alice disse...

Muito interessante. Eu realmente não sabia esse significado. Beijos

LucyAnna Von Beust disse...

=D
olha só ficou muito show a ilustração da matéria!
obrigada pela citação!!!

Abraços
Lucy

Cacau Jafet disse...

Com sete ou nove vidas,so posso dizer que os gatos são os animais mais lindos e apaixonantes da face da terra!!!!Se Deus fez algo mais lindo que os gatos,deve ter guardado lá no céu só para ele!!!!!
bjosssss

Reynaldo N Kajita disse...

saciou a curiosidade geral.....bom post e A lucy e boa pesquisadora tbm

Lauesg disse...

Fificat ©, tadinhos! rsrs... Que bom que eles são "fortes" né?!

Alice, vivendo e aprendendo! rs. Só nessa semana que fiquei sabendo disso também.

LucyAnna Von Beust, imagina! Obrigado a você pela indicação da matéria!

Cacau Jafet, isso que é paixão pelos gatos em! Mas é verdade! Eles são lindos!

Reynaldo, Concordo! :^)


Abraços gente!
Lauesg - Tudo Gato

denise dos santos disse...

na minha opiniao os gatos nao tem sete vidas eles sao fortes pulam de lugares autos sem quebrar ou fratur nenhum osso eles sao fortes mas nao tem sete vidas essa e a minha opiniao eu posso ta errada ou certa mas e a minha opiniao beijos

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...