Bem vindos a coluna de estreia! É tão difícil saber por onde começar a falar sobre esses maravilhosos animais... optei por uma introdução geral ao mundo absolutamente fascinante dos felinos.


O maravilhoso tigre siberiano, um dos meus animais favoritos.
Existem cerca de 37 espécies de felinos (o número varia porque alguns especialistas consideram algumas espécies separadamente e outros não), o maior é o Tigre Siberiano (ou Tigre de Amur), o peso-pesado que chega a mais de 350Kg. O menor é o Gato-Ferrugem, que mal chega aos 1,5kg.
Todos os felinos pertencem a família Felidae, que por sua vez contém 4 subfamílias:

Acinonychinae, são apenas os guepardos (Acinonyx): esses animais possuem características muito especiais, que abordarei numa futura coluna;
Felinae, que inclui Caracal, Catopuma, Felis, Herpailurus, Leopardus, Leptailurus, Lynx, Oncifelis, Oreailurus, Octolobus, Prionailurus, Profelis e Puma;
Pantherinae, contém Neofelis, Panthera, Pardofelis e Uncia;
Manchairodontinae, que são os extintos Tigres de Dente de Sabre.

A distribuição das populações nativas é bastante variada em quase todo o planeta, com exceção dos pólos e Oceania. Além do tamanho e da pelagem, não existe extrema variedade nas características dos felinos, selvagens ou domésticos: carnívoros obrigatórios, nasceram para a caça, garras e dentes afiadíssimos, visão e audição extremamente apuradas e uma graça no andar que é a inveja de qualquer outra espécie! Alguns deles, por exemplo os guepardos, linces e pumas ronronam como os nossos gatinhos domésticos!!!

O mais famoso dos grandes felinos, o majestoso leão.
No momento a opção mais fácil para fotografá-los é obviamente visitar um BOM zoológico, onde os animais são bem tratados, tem bastante espaço e atividades, ou um safári fotográfico no habitat natural, que é uma excelente opção pra quem tem tempo e dinheiro para uma fantástica aventura! Invista numa câmera decente (não precisa ser caríssima, hoje em dias existem centenas de opções), não tenha medo de tirar 10, 20 fotos do mesmo animal (mude o ângulo, sente no chão ou se estique) nem de aprender a usar programas de edição (vários são de graça). E pratique com os seus gatos, mas claro, não forcem os bichanos a fazerem poses, quanto mais divertido for para eles, maiores serão as oportunidades para o fotógrafo de capturar a pose perfeita. Também não adianta ficar gritando, assobiando ou fazer macaquices para chamar atenção dos gatos selvagens, só vai servir para assustá-los. Tenha paciência! Ou faça amizade com os funcionários do zoológico! Eu sempre tenho longas conversas, pergunto de tudo, nome do animal, dieta, comportamento etc. E os bichanos sabem que funcionário=comida e chegam pertinho, fique com a câmera preparada!

Detalhes importantes: os olhos e a pelagem única de alguns gatos,
como a Pantera-nebulosa.
Por falar em zoo, eu sei que muita gente é totalmente contra qualquer tipo de zoológico. Obviamente eu também adoraria que todos os animais fossem livres e vivessem a sua vida do jeito mais natural possível, mas infelizmente a maioria das espécies estão em vias de extinção principalmente pelas ações do mais cruel e eficiente predador que já existiu - o ser humano, que mata e destrói por prazer e ganância... a solução, na minha opinião, é EDUCAÇÃO, ensinar principalmente aos pequenos que todos os animais são parte importante da natureza e devem ser respeitados e admirados vivos!

Vocês têm algum gato selvagem favorito que gostariam de ver aqui? Deixem suas sugestões, perguntas, comentários (e correções também!) abaixo ou me sigam no Twitter! Até a próxima!

Bea
twitter: @Foco_felino



7 comentarios:

Renata Morisca disse...

Oi, Bea!

Parabéns pela matéria!
Sou apaixonada por felinos em geral, do gatinho ao tigre!!!

Uma sugestão: você poderia falar um pouco das diferenças entre uma onça e um leopardo.

Renata Sena (Morisca)
Natal - RN.

Carol e Allan disse...

Parabéns pela estréia Bea... bem vinda ao clube! Fotografar animais é realmente muuuito difícil, principalmente com a nossa câmerazinha caseira, hehe! Às vezes tiramos umas vinte pra conseguir uma mais ou menos para poder publicar no blog.
E que tal uma coluna só sobre os felinos do Brasil, todos ameaçados de extinção, como a onça pintada, a suçuarana, o gato do mato, a jaguatirica...? Muita gente nem conhece os nossos felinos selvagens.
Parabéns de novo pela coluna!
(Ah, e não seria 300Kg e não 3 toneladas, hehe?)

Um abraço!

Deborah disse...

Oi Bea, como você perguntou no último parágrafo, os meus felinos favoritos são os gatos Pallas (não sei o nome similar em português) e o Lince. Faz uma matéria sobre eles? :)

Bea disse...

Obrigada a todos!!! As ótimas sugestões estão todas anotadas para as próximas colunas!

@Carol e Allan: Ih vou levar bronca do editor por errar no peso do tigre... conservação das especies em extinção será sempre um ponto que vou abordar incansavelmente;

@Renata: boa pergunta, irei pesquisar as diferenças, aguarde!

@Deborah: eu amo Pallas, eles tem uma cara tao emburradinha rs! Com certeza vão aparecer aqui, assim como o Lince.

Márcia disse...

Amei o post!
meus gatoes preferidos sao o tigre e a onça pintada.

Heloisa disse...

ADOREI o post,Bea!!!:D
Com certeza,sua coluna vai fazer o maior sucesso,afinal,vc tem um tremendo know-how em felinos selvagens,além de fotos maravilhosas desses bichanos!
Eu nem escolho um felino em especial,para sugerir que vc fale sobre ele,porque adoro todos, vc sabe disso!
Vou aguardar as surpresas!hehehe...

Bea disse...

Obrigada Marcia! Muito bom gosto nos gatoes... :)

Metade do que eu aprendi sobre gatos sao das longas conversas com a Heloisa, obrigada mesmo pela visita! Beijos na bicharada!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...