Amor em Minúscula - Francesc Miralles

Sinopse: Samuel vive fechado na solidão de seu apartamento, do qual só sai para dar aulas. Mas esse mundo isolado que construiu começa a desabar no dia em que um gato aparece à sua porta. O felino levará Samuel até Titus, um redator que lhe ensinará instimáveis lições de vida, que o leva a reencontrar Gabriela, um amor de infância. É o início de uma aventura de revelações surpreendentes.

“Entendi de repente que nosso futuro depende de atos tão mínimos como o de alimentar um gato…”

Clique na imagem para ampliar.
Escolhi este livro para o primeiro post do "Gato do Livro" porque este não é simplesmente um livro com um gatinho na história, e sim uma história de como um gato pode realmente mudar a vida de um homem (quem duvida?? rs).

A história gira em torno de Samuel, um professor de alemão solitário que vive em Barcelona e não consegue desenvolver uma amizade com ninguém, nem mesmo com sua irmã, a única família que lhe resta. Não, ele não é mal humorado... é simplesmente quieto e solitário e deprimido, daquelas pessoas que não conseguem ver beleza e alegria em nada a sua volta.
Tudo muda em sua vida no momento em que ele encontra na porta de sua casa um gatinho amarelo. Batizado de Mishima, o gato muda completamente a vida de Samuel.

A chegada do gatinho gera uma série de acontecimentos, principalmente leva Samuel a conhecer e se relacionar com outras pessoas, como a veterinária de Mishima, seu vizinho Tito e o aparentemente maluco Valdemar.

No meio dessa reviravolta, Samuel reencontra Gabriela, um antigo amor de infância, que o faz ter vontade de viver e procurar a felicidade novamente.
Enquanto procura por Gabriela, Samuel acha e conhece a si próprio e descobre que ele também quer e sempre quis ser feliz, apesar de ter se acomodado e desistido de procurar a felicidade.

A narrativa é bem leve e tranquila, chamando a atenção os diálogos entre Samuel e seus novos amigos. O livro todo é narrado por Samuel, por sua perspectiva de quarentão quadrado, depressivo e carente, chegando a ser até divertido!

O livro tem um tom meio filosófico, faz a gente pensar na vida e é cheio de referências a outros escritores, como Kafka e Goethe.
É um livro para ler e refletir, sobre a vida, sobre os amigos, sobre como o que parece uma pequena ação (no caso adotar um lindo gatinho...) pode gerar tantas consequencias inesperadas.... e inclusive mudar sua vida para melhor!

Como eu disse lá no começo, o livro não é exatamente sobre o gato, mas sim sobre quantas coisas bacanas o fato de você adotar um gatinho pode gerar para você. Quem tem gatos sabe quanta felicidade eles são capazes de nos trazer, e foi isso que Mishima fez com Samuel.

Adorei o livro, gateiro que se preze tem que ler e garanto que vai se identificar, assim como eu me identifiquei, afinal, quem duvida que um gatinho pode trazer felicidade para alguém?? =)

Espero que vocês tenham gostado da dica, me contem tudinho nos comentários aí em baixo! Mês que vem tem mais! =)

Laura
http://gatosnabiblioteca.blogspot.com
twitter: @GatosBiblioteca



23 comentarios:

Anônimo disse...

Parabéns pela estréia...eu não li esse livro mas acabei de comprar pelo site da americanas e volto aqui para te contar o que eu achei rs...posso dizer que a minha VIDA foi modificada depois que adotei minha primeira gatinha então acho q vou me identificar de alguma forma com o livro...
TG arrasouuuuu♥

Carol e Allan disse...

Legal!!!
Nós adoramos ler (como todos que gostam de gatos, não?). Parece que, depois de suas colunas, nossa despesa com livros vai aumentar, hehe!

Um grande abraço e bem vinda!

Anônimo disse...

Oi.. adorei a coluna e vou procurar o livro para ler... Bom dia bjus evelin

evelin disse...

Quero indicar pra vc dar uma olhada em Dewey: um gato entre livros.. è uma historia longa mas é linda!! - evelin

Bea disse...

Parabens pela estreia! Sua revisao me deixou curiosissima, ja me identifiquei com o Samuel e o livro esta devidamente adicionado na minha lista de Natal :)

Reynaldo N Kajita disse...

Essas maquininhas ronronantes sempre estiveram presentes na minha vidda, digo que aprendi muito e aprendo muito com eles, uma vez cai numa depressao, sem que ninguem de minha familia soubessde, mas uma linda gatinha amarelinha, que foi adotada por meus pais em ume feira livre, surgiu em minha vida me tirou dessa, as vezes eu ficava deitado na cama e ela simplesmente ia ver o que que tava acontecendo comigo, e ficava como se eu fosse um filhote dela.......lindo ne ? parece mentira, mas nao e, hoje amo minha vida e tenho 4 lindos gatos, os quais minha mae ajuda a criar com muito carinho, essa e minha historia e de como uma gatinha me ajudou e meu amor por eles apareceu

Teodoro disse...

Mami já leu e gostou!

Marilia disse...

Eu leio tudo que tem gato e este livro foi um deles. Como você disse, não é sobre ele, mas a chegada do bichano desencadeia a narrativa toda!
Muito bom!!!

Alice no País das Maravilhas disse...

Ahhh que bela estréia.. parabéns. Deixa a gente com uma vontade imensa de ler e em seguida gritar para o mundo ler..
ehehe
parabéns. Obrigada pela dica

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Obrigada a todos pelos elogios!

Evelin, já li o Dewey, fiz resenha no meu blog e em breve vai rolar uma resenha por aqui também!!

Carol e Alan, bem-vindos ao clube, minhas despesas com livros já são enormes...rs

Reynaldo!! Que bom vc por aqui... beijos no Bóris! =)

Mais uma vez obrigada a todos e até mês que vem!

Bjs!

Nice disse...

Acredita que tenho o livro e ainda não li ?. Mas depois deste post, vou ler imediatamente. :)

Unknown disse...

Tia Laurinha, parabéns pela estreia!! Mamis já tinha visto esse livro nas andanças pelas livrarias mas ainda não comprou... Para a lista agora! rs
Falando em lista, você já ouviu falar sobre o livro "A odisséia de Homero"? É sobre um gatinho preto e cego... Lembrei logo de vc (por causa da Tuki) e da tia Flavinha da Estrelinha...
Beijinhos meus e da mamis Erika

Anônimo disse...

Oi Musashi! Que saudadeee!

Vou procurar este livro, nao sabia não!!!

Vou ler por causa da Tuli (pra quem não sabe, tenho uma gatinha que só tem um olhinho!!)

Beijos pra vc e pra Erika!

Reynaldo N Kajita disse...

Oie Laura, achei otimo sua particicao por aki tbm, nao sabia que vc e tao apaixonada pela leitura.....ja anotei algumas das suas dicas la do blog e espero ve-la com mais contribuicoes aki na tudo gato do Lauseg.
E como vao os gatinhos fofos ?

Reynaldo N Kajita disse...

Outra coisa Laura, nao sabia ate agora que era a Laura do orkut, dos gatos lindos, que ia escrever essa coluna...rs rs rs, seja bem vinda amiga

Mikaelly Andrade. disse...

Acho blog tudo de bom. Por isso tem umselo no meu blog pra vcs!

Anônimo disse...

Oi Reynaldo!

Meus filhos estão bem!!! Sapecas como sempre!! rs

bjs

Anônimo disse...

Olá!
Comecei a ler este livro há pouco e estou amando. Eles são assim mesmo, entram na nossa vida e mudam toda a perspectiva.
Eu amo ter um gato. É melhor companhia que se pode ter...
Bjos e miaus
Dani e Damasco

Márcia disse...

Adorei a nova sessao! :) Comecou muito bem! Quero ler agora esse livro!

Caros Felinos disse...

Olá,
adoro seu blog, parabens! Ele faz parte da lista de favoritos do meu http://carosfelinos.blogspot.com/
Abraços,
Nubia Lima

Vivi, Mozart e Monalisa disse...

Já li este livro e amei!!

Anônimo disse...

Por causa deste livro, escolhi o nome do meu gato: Mishima.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...