22 de abr. de 2009

Gatos e bebês - Parte 2

Curiosidade/Comportamento

Demorou mas saiu!

Segue abaixo a segunda parte da matéria sobre Gatos e Bebês humanos!

Depois dessa ainda terá uma terceira e última parte que já está saindo do forno. Até amanhã estará postada também.

Espero que gostem!


Dicas: Antes da chegada do bebê

Estabeleça uma nova rotina para o gato com antecedência, assim ele terá tempo de se adaptar. Deixe-o cheirar o berço, o carrinho do bebê, a banheira, etc, mas o ensine a não entrar neles. Deixe-o inspecionar o quarto do bebê, antes de deixá-lo inacessível a ele.Se o gato sabe o que tem lá, é mais provável que o ignore.

A medida que se aproxima a chegada do bebê, vá reduzindo aos poucos o tempo que passa com seu gato. Como seu tempo será mais escasso, isso irá colaborar para que o gato não sinta, por não tê-la o tempo todo à disposição! Após a chegada do bebê, reserve um horário para dedicar-se exclusivamente ao seu bichano. A qualidade do tempo passado juntos é mais importante que a quantidade. Peça às demais pessoas da família, inclusive aos filhos mais velhos, caso os tenha, que a ajudem, cuidando e dando atenção ao gato, enquanto você cuida do bebê. Algumas crianças apreciam assumir a responsabilidade de se tornarem "mães" ou "pais" do gato.


Dicas: Após a chegada do bebê

Certifique-se que as áreas onde o gato se alimenta e onde sua bandeja sanitária se encontra estão bem distantes da área onde são preparadas as refeições do bebê. Limpe as superfícies dos locais onde são preparadas as refeições do bebê, no caso de o gato ter caminhado sobre elas. O uso de um desinfetante, que seja seguro tanto para o gato, quanto para o bebê, é recomendável. Se o gato usa bandejas sanitárias comuns, seria interessante incentivá-lo a usar bandejas cobertas, porque diminui a proliferação de odores pela casa, além de diminuir a quantidade de granulado jogado para fora da bandeja onde, muitas vezes, as pessoas pisam.


Quando o bebê chegar, o gato provavelmente ficará curioso e até mesmo desconfiado em relação a ele, isso é normal, portanto não se assuste se ele quiser cheirar tudo ou ficar às voltas do bebê. Muitos gatos logo perdem o interesse nisso e vão procurar entretenimento em outro lugar. Outros assumem o papel de guardiões do recém-chegado e vão querer observá-la cuidar do bebê.

O calor do berço, com ou sem o bebê dentro, é atraente para os gatos e apesar de eles manterem distância do rosto do bebê - ao contrário do que dizem as lendas, a maioria dos gatos NÃO aprecia o cheiro do hálito humano - é aconselhável que se mantenha a porta do quarto do bebê fechada, enquanto ele estiver dormindo.

Mantenha todos os utensílios usados para preparar ou servir refeições ao bebê fora do alcance do gato e sempre limpe os restos de alimentos, antes que o gato adquira o hábito de ficar por perto pra fazer isso por você! Não se esqueça de manter a comida do gato e a do bebê bem separadas uma da outra para evitar contaminação.
Tome o cuidado de manter as fraldas do bebê sempre ajustadas firmemente. Embora possa parecer até grosseiro para nós, muitos gatos são fascinados por odores corporais e não hesitarão em investigar a origem desses odores.
Uma coisa que muitos donos de gatos não percebem é que alguns gatos amam mastigar e/ou chupar tecidos de lã, portanto podem ser atraídos pelos cobertores do bebê.
Também não é incomum que gatos "roubem" pequenos itens de vestuário do bebê, como gorros ou sapatinhos, para levarem para suas camas, talvez atraídos pelo cheiro.
Lembre-se de sempre lavar as mãos com cuidado, após manipular o gato e após limpar a bandeja sanitária. No caso da limpeza das bandejas, procure usar luvas de borracha reservadas exclusivamente para esse fim.

Amanhã tem a última parte!

Abraços!

Lauesg



19 comentarios:

Felina disse...

mto legal essas dicas, agora qto ao não ensinar subir no carrinho e na cama, tu acha que precisa ensinar? ahahah eles aprendem sozinhos, o gato de minha irmã sempre adorou o berço de meu sobrinho, ele se apossou de uma girafa, era o amor da vida dele, e as gatas de uma amiga q tb tá grávida assim que o carrinho chegou ja informaram de forma bem "sutil" quem era a nova dona do carrinho, são umas coisas esses felinos.

Claudinha disse...

O texto é otimo... muito informativo.. nos gateiros e gateiras temos que ter uma copia disso na carteira e mostrar para aqueles que falam besterias dos gatos...rs

Nossa, fiquei feliz que vc gostou do cabeçalho do beco... já que vc é quem manda nos desenhos e ilustrações... rs Fiquei um bom tempo pra fazer os Ticos... esses gatos coloridos, pq eu não tenho gatos monocromáticos??? kkkk Reparou no Toco amassando o "Felinos"??? tadinho do gordo...

=^.^=
Cláudia e Ticos

Lauesg disse...

Felina: Pois é... o lance é ensinar mesmo e rezar para aprenderem! rsrsrs...

Claudinha: Obrigado pela força! Sei que muita gente não vai ler isso, nem interessa pra maioria, mas tenho certeza que quem procurar a informação vai acabar caindo aqui e evitando que o gatinho vá embora por causa do bebê. O texto que está sendo traduzido é bem grandinho, aí juntando bastante informação esclarecerá todas as dúvidas que se respondem no texto. Decidi postar isso porque vou ter um bebê humano e nos sites nacionais não tem tanta informação. Espero ajudar mais pessoas!
O cabeçalho do Beco ficou LINDO mesmo! De verdade! Reparei no Toco sim!!! rsrs... Mas gatos coloridos são legais! O L!nk é um vaquinha também por uma questão prática, com uma só cor eu resolvo as charges do Tudo Gato! rsrsrs...

Abraços!

Ruby Fernandes disse...

Oie! Não tenho bebês e não pretendo tê-los, mas não posso deixar de falar uma coisita: AMEI os desenhos de paixão. Parabéns.

Ruby Fernandes disse...

ah, esqueci de dizer. Não tenho gatos, mas pretendo tê-los!!!

Lauesg disse...

Oi Ruby! Que bom que curtiu os desenhos! Fico muito feliz em saber! :^D
Este ano terei meu primeiro bebê humano, SEMPRE quis ter um filho(a) e estou realizando meu sonho! Mas confesso que o desejo anterior era de ter gatos! rs... Eles são o máximo! Muito engraçados e intrigantes! Vale a pena viu!

Abraços!

Teodoro disse...

Se um dia mami tiver um filhote humano, acho que vou ficar super curioso... ah, e ciumento!

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

OLHA...
EU TENHO MUITOS GATOS, VOCÊ SABE.
E COM INFORMAÇÕES COMO ESSA, GRAÇAS A VOCÊ, FICO AINDA MAIS TRANQUILA.
QUANDO EU ENGRADIDAR E COM A CHEGADA DO BEBÊ, AS FOTOS DO CAFÉ COM GATO SERÃO BEM ANIMADAS!!!
COM CERTEZA!
OBRIGADA PELO CAPRICHO E COMPETÊNCIA!!
ABRAÇO.
TAMARA - CAFÉ COM GATO.

Chris disse...

Simplesmente, EXCELENTE!
Será muito útil para mim e meu marido. Visto, que em breve nossa herdeira estará chegando.
Inevitável será a convivência com GATOS!

Grande abraço
Parabéns pela reportagem!

Marianne disse...

Opa, então você está "grávido"? Parabéns, rapaz!

Adorei as informações, assim a gente tem mais argumento para defender os bichanos quando algum pateta aparece dizendo que grávidas [ou bebês] e gatos não combinam. Obviamente também adorei os desenhos =]

Lauesg disse...

Teodoro: Você vai acabar se acostumando! Também vai gostar do bebê porque ele sempre vai querer "brincar" com você! rs...

Tamara: Que bom que está gostando Tamara! Hoje coloco mais uma parte e ainda terá uma terceira! O conteúdo é grande mesmo! rsrs. Quando tiver o seu será bacana! poderemos trocar figurinhas!

Chris: sua presença aqui no Tudo Gato alegra o ambiente! rs... Fico feliz quando aparece! :^D Valeu!

Marianne: Estou grávido sim! Obrigado! :^D
Obrigado pelos elogios! Os desenhos são para vocês!
Assim que acabarem as traduções (uma amiga que está me ajudando nisso) dará pra você montar uma apostila sobre gatos e bebês! hahaha... E olha que ela está resumindo!

Abraços a todos!

Sarah disse...

Olá!
Realmente esse post tem tudo a ver com o que coloquei no Bigodes e Ronrons!
Já comecei a adaptação dos felinos por aqui... O Bubbles adorou inspecionar o quarto, mas ficou só cheirando e analisando mesmo... Só na cômoda é que ele quis entrar. Já a Tcheca preferiu ver as roupinhas e "amassar pão" em cima delas kkkkk... Deixei ela matar a vontade e depois lavei tudo claro. Logo coloco mais posts sobre esse assunto no Bigodes de novo.
Muito legais as dicas, vou continuar acompanhando. Ah, e parabéns papai!

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Pra variar... adorei os desenhos!
Informação muito útil!!! Vou fazer um link para este post no meu blog, pois essas informações são de ouro!
Abração!

Lauesg disse...

Ô Tânia! Brigadão! É uma honra! rs...
Grande abraço! :^D

Lauesg disse...

Crazy Mary: Obrigado! parabéns para vocês também! Estou acompanhando seu blog também! :^)

Silvia disse...

hahahaha! amei o desenho do gato+bebê+barata!!! hahahaha
Parabéns! :)
Bjocas!

Lauesg disse...

Rsrsrs... Obrigado Silvia! Fico feliz que tenha gostado!
Abraços!

Karina disse...

Tenho um gato abissínio, o Jack. Ele é a criatura mais carinhosa que já conheci! Ele literalmente te "abraça" com as patinhas. Tenho certeza de que o Jack amará meu bebê quando ele chegar... Adorei tudo o que vc escreveu. Parabéns!

Rosa disse...

Vou ganhar meu bebe daqui a dias. Estou pensando em mandar meus 4 gatos para o veterinário para:
- tosar
- dar banho
- cortar as unhas
- vermifugar

O que achas?

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...