Por Cassia Rabelo Cardoso dos Santos, adestradora e consultora comportamental da equipe Cão Cidadão.

Imagem: knowbetterpetfood.com
Sim, gatos são animais territorialistas. Entre os inúmeros mitos que envolvem a figura do fascinante felino doméstico, essa é uma afirmação que deve ser classificada como algo absolutamente verdadeiro.

Entender um pouco dos motivos que levam os gatos (e felinos em geral) a serem tão cuidadosos com o seu território, ajuda a decifrar algumas situações que podem se tornar um problema no cotidiano daqueles que convivem com gatos. 

Felinos são caçadores natos, disso não temos dúvidas. Mas são caçadores solitários, não necessitando de um grupo que os ajude a colocar em prática as suas estratégias de caça (como acontece com os lobos, por exemplo). 

Diante dessa perspectiva, fica claro que é essencial para a sobrevivência dos felinos ter, a sua disposição, abundância de presas, pois só assim ele poderá se manter vivo. 

Assim, fica mais fácil entender o motivo pelo qual gatos precisam ter absoluto controle sobre o território que habitam: se “permitirem” que seja invadido, haverá disputa pelas mesmas fontes de alimentação (caça), o que comprometerá a sobrevivência.

E como os felinos mantêm o controle sobre o território? Primeiramente, sinalizando de várias formas a sua presença por ali: com urina (borrifada em superfícies verticais, que não deixam a menor sombra de dúvida em relação à “marca”), arranhando (sinal visual de sua presença) e também atacando.

Imagem: Google

Trazendo esses comportamentos para dentro dos milhares de lares que mantêm um bichano como companheiro, pode-se começar a entender a causa de alguns comportamentos nitidamente territorialistas: urinar com borrifos na mobília e objetos, arranhar cortinas ou camas.

Aliás, em se tratando de urina borrifada próximo a janelas e/ou portas, basta investigar um pouco mais para constatar a existência de um “gato invasor” nas proximidades, sendo que o “gato residente” está buscando apenas sinalizar que ali é o seu território. Sem contar as situações em que um gato antigo na casa não aceita um novo morador e o ataca constantemente.

Assim, para resolver algumas dessas questões, que muitas vezes aborrecem sobremaneira os tutores, algumas medidas simples podem fazer toda a diferença:

• certificar-se de que os recursos essenciais para a sobrevivência do gato estão abundantes em seu território: água, comida, caixas de areia, locais de descanso.
• espalhar arranhadores pela casa (compatíveis com o tamanho do gato).
• não deixar atrativos acessíveis aos gatos não residentes, para que eles não sejam atraídos para próximo da casa.

Com essas providências, tomadas após um entendimento acerca do que origina determinados comportamentos, é provável que não sejam mais observados comportamentos que demonstram haver disputa por território entre gatos. 



______


Criada por Alexandre Rossi, a Cão Cidadão atua há mais de 15 anos com adestramento e comportamento animal. Oferece adestramento em domicílio, consultas comportamentais, além de uma agenda mensal de cursos e palestras. Tudo isso com muito amor e respeito. Para saber mais sobre a Cão Cidadão, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (11) 3571-8138 ou acesse www.caocidadao.com.br.



1 comentarios:

Luiz Alexandre disse...

Cássia, esse post veio bem a calhar para o que estou passando aqui em casa nesse momento. Eu e uns amigos mudamos para uma casa juntos. Eu tenho um gato e um outro amigo tem 3. Como eu me mudei duas semanas antes para a casa, o meu gato se habituou rapidamente e já tinha explorado tudo por aqui. Agora meu amigo se mudou e o meu gato fica perseguindo os gatos dele sem parar, demonstrando, no entanto, pouca agressividade, até agora... Não sei ao certo o que significa esse comportamento. Se ele está perseguindo os gatos no intuito de atacar para defender o seu território, há algo que eu posso fazer para que eles se aceitem tranquilamente?

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...