Gato L!nk

Não é de hoje que alguns humanos vêm espalhando diversos boatos e criando mitos sobre os gatos e nós (quase) nunca tínhamos o direito de resposta. Por isso, nós do Tudo Gato decidimos “caçar” esses mitos um por um e desconstruí-los, principalmente para informar aqueles que ainda possam ter algum preconceito com os pobres felinos.

E para essa tarefa investigativa nada melhor que um gato como eu, com toda a experiência e vivência no assunto!

Para começar, nesse nosso primeiro post, vamos tratar logo de desmistificar a ideia de que gatos são frios e insensíveis.

Apesar de nos dias atuais existirem muitas pessoas que infelizmente pensam dessa forma, a situação não foi sempre assim - muito pelo contrário: na Antiguidade, nós gatos éramos muito bem vistos e queridos pelos humanos da época. Escavações feitas no Egito revelaram que existe uma infinidade de registros em pinturas e até mesmo estátuas indicando que essa amizade entre o bicho-homem e os felinos domésticos começou há cerca de 9.500 anos. O amor pelos gatinhos era tanto que eles eram considerados sagrados e se alguém fizesse um mal a um gato seria penalizado na mesma moeda. Na antiga Pérsia acreditava-se que o gato era o verdadeiro melhor amigo do homem e que maltratando um gato você estaria maltratando um espírito responsável por fazer companhia ao humano durante sua passagem pela Terra.


Foi só no início da Idade Média que a coisa mudou de figura e começaram a querer nos envolver em superstições - tudo por causa dos nossos hábitos noturnos parecerem muitas vezes “estranhos” aos olhos de algumas pessoas.

Vejam então como é importante que antes de qualquer coisa nós gatinhos nos façamos entender, pois conhecendo nosso modo de agir e expressar sensações fica fácil perceber que somos tão carinhosos quanto qualquer outro pet e as vezes até mais. O fato é que cada animal é um ser único e, assim como acontece com os seres humanos, somos também influenciados pelo meio em que vivemos. Apenas rotular a nós gatos como “frios” ou “interesseiros” de forma generalizada é ignorar toda uma variedade de personalidades e costumes.

E alguém pode perguntar: “mas L!nk, tem jeito de saber o que meu gatinho está ‘dizendo’?”.
É elementar, meus caros! Vamos ver algumas demonstrações muito comuns de verificar e que fazem toda a diferença na relação entre nós gatos e nossos humanos:

Pra começar tem a piscadela. Não damos confiança a qualquer um, é verdade. Quando encaramos um estranho ou mesmo um “inimigo” em potencial mantemos sempre nosso olhar fixo, sem piscar.

Então, ao piscarmos nossos olhos na presença de outro gato, ou os cerramos despreocupados diante de nossos humanos estamos demonstrando extrema confiança num gesto de aceitação, pois o pouco tempo que dura essa piscadinha nos deixa vulneráveis.

Tem humano que não gosta que mexam em seus cabelos, não é mesmo? Saiba que conosco não é diferente. No entanto, quando gostamos de alguém e confiamos nele é lambendo uns aos outros que construímos nossos relacionamentos. Logo, ao deixar que nos escovem estamos dizendo que confiamos. Saiba que receber também uma “lambidinha” nossa é um sinal de puro carinho.

É através do esfregar das nossas cabeças que liberamos nosso cheirinho e assim marcarmos território. Quando seu gatinho faz isso, se esfregando em você, ele está dizendo claramente “você é meu!” (você e todas as outras coisas em que ele se esfregar que a gente é possessivo, sim!).

Se um gato mostra sua barriga para você, pode ter certeza que você é especial para ele e ele confia em você. Numa briga, nossa barriga é um dos locais mais perigosos de serem atingidos, então instintivamente nós temos uma tendência a tentar protegê-la. Esse tipo de exposição é certamente um caso sério de confiança e claro, um carinho na barriga é uma delícia.

Ah, e a massaginha? Esse é particularmente um dos meus momentos prediletos, pois me lembra da infância, quando ainda estava na fase da amamentação. Enquanto mamávamos fazíamos esse movimento ritmado pra estimular o fluxo de leite de nossas mamães. Fazendo esse movimento com nossos humanos criamos um laço afetivo e maternal (ou paternal) com eles.

E claro, não podemos nos esquecer do Ronron. Quando estamos tranquilos e alegres é natural começarmos a ronronar. Não sei por quê mas isso nos traz uma paz imensa!


O fato é que essa história de que não ligamos pra carinho e que só pensamos nos humanos com segundas intenções é totalmente furada. Alguns de nós são mais afetuosos que outros, é claro, mas assim como outros animais, cada um tem sua peculiaridade e através da convivência mútua, gatos e humanos vão aprendendo a reconhecer seus gostos e o amor só vai aumentar.

#maisronron #mundogato #gatoterapia

Esta é uma parceria com a Whiskas Brasil

___

Gato L!nk
Instagram: @tudogato



1 comentarios:

Anônimo disse...

Gatos são mais independentes que cachorros. Só isso. Mas são tão amigos quanto um cachorro. Eu tive um Korat quando era criança. Me lembro daqueles anos em que era FELIZ e NÃO SABIA. Ah, quero que criem logo uma máquina do tempo para que possa rever pessoas, animais e lugares queridos que jamais verei de novo nessa vida!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...