foto: giane portal / fofurasfelinas

Esta é uma questão que aflige muitos donos de gato que pretendem viajar nas festas de fim de ano, mas ficam em dúvida sobre se devem, ou não, levar seu bichano junto.

Gatos não são como os cães, que se adaptam mais rapidamente a ambientes diferentes, especialmente se nestes puderem brincar, cheirar e se divertir com outros cachorros e pessoas. Os bichanos sentem-se inseguros, a princípio, em locais desconhecidos, repletos de sons e cheiros diferentes, pois faz parte do comportamento deles conhecer e poder controlar o ambiente onde estão para, somente então, poder relaxar e ficar à vontade.

Assim, se a opção foi levar o gatinho junto, devem ser tomados alguns cuidados antes da viagem, para que tudo possa ser mais agradável para o pet.
foto: giane portal / fofurasfelinas

Se possível, seria interessante que o gato já seja acostumado a ser levado a outros locais, diferentes de sua casa. Assim, a chance de se adaptar mais rapidamente ao local das férias será maior, sendo garantido seu bem estar. Melhor ainda se o gatinho já conhecer o local para onde irá com o dono nas férias de fim de ano!

Mas, se este não é o caso, o ideal seria acostumá-lo a alguns passeios curtos algumas semanas antes da viagem. Para tanto, é importante levá-lo em sua caixa de transporte (a qual ele já deve ter sido previamente acostumado) e respeitar o tempo dele. Isto significa que não basta levá-lo à casa de um amigo, por exemplo, e pretender que o bichano saia imediatamente da caixa. É preciso deixá-lo explorar o ambiente no tempo dele (prezando pela segurança, o que significa manter portas e janelas fechadas e garantindo que ele não seja “perseguido” por cães ou gatos da casa visitada). Levar petiscos de que o felino goste bastante, assim como brinquedos e também catnip, se ele for sensível a erva do gato.

Estes passeios curtos incluem também estar dentro do carro, na caixa de transporte. Quanto mais o gato for exposto a estes estímulos rotineira e previamente, com associações positivas a estas experiências, maiores serão as chances dele se sentir confortável em uma viagem com a família.

Uns dois dias antes da viagem, é importante certificar-se de que o gatinho está comendo exatamente a quantidade de alimento indicado para seu tamanho, peso e idade. Isto garantirá que ele tenha apetite durante o período em que estiver fora de casa e este fato auxiliará para que fique motivado a comer. Esta dica é importante, pois gatos obesos ou com apetite seletivo podem ficar muito tempo sem se alimentar quando em locais estranhos, o que pode gerar graves problemas de saúde.

No dia da viagem, é importante levar todos os objetos aos quais o bichano já esteja acostumado: caminha, potes de águas e comida, brinquedos e a caixa de areia com o substrato que ele utiliza normalmente. Isto auxiliará na adaptação ao local novo, já que ele poderá contar com itens aos quais já está habituado no dia a dia.

foto: giane portal / fofurasfelinas

Chegando ao local, coloque a caixa de transporte em um local tranquilo e permitir que o felino explore à vontade, sem forçá-lo a nada. É muito importante verificar os itens de segurança: janelas, portas e rotas de fuga para a rua devem ser mantidas fechadas, pois gatos assustados podem escapar facilmente! Durante todo o período da viagem é importante sempre ficar atento a este detalhe e manter uma coleira com placa de identificação no gatinho. É importante também permitir que o felino tenha acesso fácil à água e comida, bem como à caixa de areia.

Os feromônios sintéticos (substâncias preparadas em laboratório, com a mesma ação do feromônio facial felino, cientificamente comprovado e indicado para dar segurança e tranquilidade aos gatos, principalmente sob condições estressantes), à venda em lojas especializadas, são auxiliares muito úteis neste tipo de situação. O olfato do bichano é bastante apurado e borrifar o feromônio sintetizado no ambiente novo, ou utilizar um difusor elétrico, auxiliará bastante na necessária sensação de tranquilidade que o gatinho deve sentir numa situação nova como esta.

Finalmente, é importante destacar que se o gato é muito medroso e inseguro, uma viagem pode ser bastante traumática para ele. Se este for o caso, talvez a melhor opção seja deixá-lo em casa e pedir a alguém de confiança e que seja já conhecida do felino que vá à casa duas vezes por dia para trocar água e comida, brincar com ele e limpar a caixa de areia.


---

Cassia Rabelo Cardoso dos Santos
Colabora com textos para diversas publicações como o Guia Universo Pet, a Revista Pulo do Gato e a Revista Expressão. É adestradora da Cão Cidadão, franquia criada pelo especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, que há mais de 10 anos atua no mercado oferecendo serviços de adestramento e consultas de comportamento em domicílio para gatos, cães e outros pets.
www.caocidadao.com.br



3 comentarios:

Anônimo disse...

Olá pessoal tudo bem? é a 1a vez que acesso o site e estou gostando muito!
Eu preciso muito de ajuda de vcs =)
Seguinte: Sou gateira de primeira viagem. Peguei uma linda tigrinha SRD chamada Lola,que adotei de uma protetora. Ela é carinhosa,é manhosa, têm 1 ano e meio e está aqui comigo há apenas 45 dias,mas são 45 dias que ñ tenho dormido.
Demorei muito para adotar pq neste momento só tenho condições financeiras de ficar com um animal.
Moro sozinha mas venho almoçar em casa todo santo dia só para dar atenção p/ela,dou a maior atenção possível.
Chego em casa cedo,brinco com ela,comprei brinquedinhos,faço de tudo para ela gastar energia mas ela se enfia no guarda roupa e só quer dormir.
Porém, mesmo com a a minha atenção e carinho, ela acorda todo dia às 3 da manhã e ñ dorme mais,fica me mordendo,correndo pelo apto,derrubando as coisas. Noite dessas ela comeu uma baratinha.
Eu tb acabo não dormindo pq fico preocupada dela se machucar ou comer o que ñ deve.
Ela só "sossega" qdo tenho que levantar p/trabalhar às 6 da manhã.
Estou triste, pq gosto dela, mas não sei mais o que fazer.
Falam que dois é melhor que um,mas e se forem dois acordados brincando de madrugada?
Imagino que td isso já foi abordado aqui,então por favor me mandem os links. Agradeço qualquer ajuda!
Muito obrigada mesmo dessa mamis felina iniciante♥
meu email é pat_cristais@hotmail.com
Patty
obs- ela foi castrada pela protetora.

Cassia disse...

Olá, Patty! Gatos têm hábitos noturnos, por isso, em geral, são mais ativos à noite do que durante o dia... Continue brincando com ela, mas invista também em deixar coisas que ela possa brincar sozinha durante a madrugada, como esconder alimentos em locais estratégicos (em prateleiras que ela alcance e sejam seguras, melhor ainda), deixar bolinhas de papel para ela empurrar, acesso a varandas e janelas para ela se distrair com o ambiente (desde que estejam todas TELADAS). Boa sorte!

Anônimo disse...

ah que bom que vcs responderam!
obrigada,vou tentar essas dicas!! ♥
Aqui só têm 2 janelas e são teladas, tranquilo!
beijos e muito obrigada!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...