3 de dez de 2012

Savannah | Gatos de Raça


O gato da raça savannah é excepcionalmente gracioso, e bem equilibrado, muito fiel e te segue como um cachorrinho.

Tenha um gatinho da raça savannah e se transporte para um mundo de magia e alegria.

História
O Savannah é uma nova raça de gato "híbrido", agora disponível como um animal de estimação exótico. Um gato híbrido é aquele que se origina do cruzamento de um gato doméstico com um selvagem.

O primeiro gato da raça Savannah nasceu no dia 07 de abril de 1986, quando o criador de gatos da raça Bengal, Judee Frank cruzou sua gata doméstica (Felis catus), da raça siamês, com um Serval Africano (Leptailurus serval). http://www.tudogato.com/2012/05/serval-africano-foco-felino-selvagem.html. Este  gatinho tinha traços de gato doméstico e traços de  Serval Africano. Tanto o gatinho e a  raça foram nomeados "Savannah",  o nome dos campos africanos que são os lares dos Servais Africanos. Este gatinho se tornou o primeiro F1 (híbrido de primeira geração). Patrick Kelly ouviu falar sobre Savannah e decidiu que queria tentar desenvolver uma nova raça. Ele convenceu um criador, Joyce Sroufe, para acompanhá-lo em seus esforços. Juntos, eles desenvolveram o padrão da raça original.

Por se tratar de animais híbridos, as gerações são denominadas pela letra F seguida de números, para identificar a geração.
•    Serval cruzado com gato doméstico= F1.
•    F1 cruzado com savannah= F2.
•    F2 cruzado com savannah= F3.
•    F2 cruzado com savannah= F4.

E assim por diante. Geralmente os machos são férteis após a quarta geração.

Uma gestação média (gravidez) de um Serval Africano é de 73 dias e a gestação média de um gato doméstico é de 63 dias. A gata doméstica mãe vai entrar em trabalho de parto quando ela estiver com 63 dias de gestação aproximadamente, e os gatinhos podem não estar totalmente desenvolvidos e prontos para nascer. Muitos criadores têm incubadoras e equipamentos especiais para manter esses bebês prematuros até que eles se desenvolvam e possam ser entregues para mãe. Muitos gatinhos são perdidos no útero.

Além disso, convencer um Serval Africano a cruzar com um gato doméstico não é fácil. Imagine pedir para uma raposa cruzar com um cachorro. Estas são espécies diferentes e não imediatamente se relacionam entre si como parceiros potenciais.

A TICA (The International Cat Association) aceitou a Savannah para registro em 2001 e para o estatuto de Campeonato em 2012.

Serval Africano, o "ancestral selvagem" do Savannah.

Aparência
Savannah é uma raça incomum, exótica de gato doméstico que se parece muito com seu antecessor, o Serval Africano, mas é menor em tamanho.

Uma das características que fazem esta raça tão única é sua pelagem manchada, que pode variar de:
Pelagem marrom, bronze ou ouro com manchas pretas ou manchas marrons escuros,
Pelagem prata com manchas pretas ou cinzas escuras,
Pelagem preta com manchas pretas e ponta preta
Pelagem prata com manchas pretas.

A pele de Savannah também pode ter o padrão de mármore clássico, coloração neve, e outras cores diluídas. Sua aparência geral depende muito de reprodução geracional e diluição genética.

O Savannah tem uma construção muscular magra, uma cauda curta e grossa, um longo pescoço e pernas longas. Estas características dão a aparência de um felino de maior altura, mas na verdade é de tamanho médio e tende a pesar menos do que outros gatos de tamanho similar.

Seu peso e altura dependem muito da geração, e do tamanho dos ancestrais diretos.

Uma de suas outras características mais marcantes é a forma de seus olhos, que são planas em cima, e suas grandes orelhas, que se situam no topo de sua cabeça.

Mais informações em: http://www.tica.org/members/publications/standards/sv.pdf


Saúde e Predisposição a Doenças
•    Apesar de sua aparência exótica, as Savannah são uma das raças mais saudáveis e não têm problemas de saúde conhecidos.
•    Devido à sua linhagem que descende do Serval Africano, devem ser tomados cuidados para verificar se herdaram a tendência do Serval para ter um fígado proporcionalmente pequeno para o tamanho do corpo.
•    Os veterinários devem tomar cuidado para não administrar cetamina durante o tratamento médico, pois a cetamina é metabolizada pelo fígado e tem sido relatadas complicações de saúde potencialmente graves para esta raça.
•    Atenção redobrada para a dieta de Savannah, para proteger contra a deficiência de taurina, uma condição particularmente perigosa. Devido a isso, recomenda-se uma dieta com altas concentrações de taurina, que pode ser encontrado em carnes bovinas, aves, (que pode ser parcialmente cozida), peixes e alimentos de gato premium.
•    No geral, os gatos Savannah são saudáveis, resistentes e atléticos, e são considerada uma das raças de felino domestico mais saudáveis.

Cuidados
•    Escovar uma vez por semana pode reduzir o aparecimento de bolas de pelos.
•    Oferecer uma dieta equilibrada, preferencialmente uma ração de qualidade super premium, e água mineral ou filtrada.
•    Cortar as unhas semanalmente.
•    Escovar diariamente os dentes com escova e pasta indicada pelo veterinário.
•    Arranhadores são interessantes.
•    Visitas freqüentes ao veterinário para orientações quanto aos cuidados e vermifugação, alem de todo esquema de vacinação.
•    Muito amor, carinho e atenção.

 


Comportamento/Temperamento
Uma das características mais surpreendentes da Savannah é a sua personalidade marcante. É um gato muito curioso, que busca aventura em cada oportunidade. É um gato muito ativo, que necessita de muita interação, com a sua família humana ou com um gato companheiro. Também é um gato muito fiel, que se ligará fortemente com sua família. Ele vai mostrar afeto com seus próprios modos, muitas vezes, cumprimentando os membros da família na porta, seguindo-os ao redor da casa e dando cabeçadas frequentes.

Savannahs gostam de brincar na água.

Eles podem ser facilmente treinados para andar em uma coleira, adequada para gatos, e a maioria gosta de buscar objetos jogados por seus donos.

Notas
•    Pense sempre em adotar um gatinho. Não existe um ato de amor tão especial, quanto à adoção.
Seja adulto ou filhote, não compre, adote.
•    Peço que, por favor, após a leitura do artigo, curtam esta matéria no facebook, no twriter e no google, ajudando o blog crescer, e ficar cada vez melhor.

Médico Veterinário Marcelo Samegima Aleixo
Tel. (13)34668585 (Consultório DogVila)
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000623329523
e mail e MSN: msaleixo@hotmail.com



7 comentarios:

Iolanda Rebouças disse...

Puxa, fiquei com tanta vontade de ter um Savannah, mas deve ser muito caro. Curti muito ler este artigo e compartilhei para amigos do Facebook, Tweet e G+1. Um abraço Iolanda

Camille Domingos disse...

Gostaria de saber aonde encontro um savannah e qual o preço?

gatosdocerrado@gmail.com disse...

Os savannahs são incríveis. Acabo de trazer um casal para o Brasil, depois de namorar e estudar a raça por 4 anos. Espero os primeiros filhotes para daqui a alguns meses.

Bem legal o post: foi além do que a gente sempre encontra sobre a raça (como a informação sobre forma dos olhos e as dicas de saúde específicas para a raça). Um outro aspecto clínico interessante são as necessidades específicas da raça em relação a anestésicos. Em razão do hibridismo, os savannahs respondem bem a apenas algumas fórmulas específicas. Por isso, é sempre bom o veterinário discutir com o criador as fórmulas que já funcionaram para a linhagem específica. Abs!

Camila Cuoco disse...

Olá também gostaria de um, mas não sei quanto custa ou a onde encontrar! você poderia me disser?
xx

ato disse...

Olá. Adotei uma gatinha que foi jogada na rua há alguns meses, muitas pessoas estranharam a cor dela e até o veterinário disse que ela parece um gato do mato. Por curiosidade iniciei algumas pesquisas e encontrei essa raça que nunca havia ouvido antes, apesar de pequena ela tem indícios de que vai ser uma gata grande como tamanho e comprimento das patas e largura do focinho. Além disso ela tem 4 cores de pelagem: branca, manchas e listras pretas e ainda partes cinzas e douradas/amarelas. Seria possível que ela fosse uma savannah mesmo que de linhagem distante? Posso lhe enviar fotos dela por alguma rede social ou email?

Diego Mello disse...

Os gatos da foto são os Serval e não Savannah eu tambem me confundia

Diego Mello disse...

Os gatos da foto são os Serval e não Savannah eu tambem me confundia

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...