Hoje falo de um felino selvagem muito interessante, o gato-mourisco (Puma yagouaroundi)! Também conhecido como jaguarundi, eirá, gato-lontra e maracajá-preto, é encontrado desde os Estados Unidos até ao norte da Argentina. Possui cerca de 60cm de comprimento de corpo, mais 45cm de cauda e um adulto macho pesa cerca de 6kg.

Esse é um felino peculiar na aparência, pois tem o corpo bem longo, mas a patas são curtinhas e a cabeça é alongada com orelhas bem pequenas, dando a aparência de uma lontra ou furão!

Pesquisas indicam que os gatos-mouriscos são, provavelmente, descendentes de uma espécie ancestral de puma asiático.

São reconhecidas oito sub-espécies:

Herpailurus yaguarondi yagouarondi (Floresta Amazônica, Guianas)
Herpailurus yaguarondi fossata (Honduras, México)
Herpailurus yaguarondi melantho (Brasil, Peru)
Herpailurus yaguarondi cacomitli (México, sul do estado do Texas)
Herpailurus yaguarondi eyra (Brasil, Argentina, Paraguai)
Herpailurus yaguarondi tolteca (México, Arizona)
Herpailurus yaguarondi panamensis (Equador, Nicarágua)
Herpailurus yaguarondi armeghinoi (Argentina, Chile)

A pelagem não possui rosetas ou listras, porém, é "ticada" (as pontas são mais escura que a base) e a tonalidade varia bastante: de marrom escuro a bege, cinzento a prata e amarelado a ferrugem, dependendo da região onde vivem.


O habitat natural desses gatos tão curiosos é quase sempre perto de água: rios, riachos, lagos, mas algumas populações podem viver em regiões mais áridas. Entre todos os gatos selvagens, somente  a onça e o gato-mourisco têm músculos e dentes poderosos o suficiente para matar as presas instantaneamente com uma mordida no crânio. E, assim como a onça, é um excelente nadador e pescador! A dieta também inclui pássaros, pequenos roedores e répteis. O gato-mourisco tende a ser um gato com hábitos diurnos, para não haver competição direta com outros predadores maiores e crepusculares que habitam a mesma área.

A expectativa de vida na natureza é de 15 anos. A gestação das femeas dura 70 dias e, normalmente, nascem até 4 filhotes, que são considerados adultos somente quando completam 2 anos.

Apesar de não ser um felino muito visado para caça ilegal, o número de indivíduos vem diminuindo por perda de habitat natural com o avanço de cidades e fazendas na América Central e do Sul. Na América do Norte esses gatos são considerados extremamente raros.

O gato-mourisco é o Siames dos gatos selvagens, muito vocal - além dos sons comuns dos gatos (miar, ronronar, sibilar etc) ele ainda "pia", como os guepardos!




Bea
twitter: @Foco_felino

(Fotos cortesia de http://www.nhptv.org)



4 comentarios:

ESMERALDA disse...

Eu quero um desses...rs...rs...rs...Realmente impossível ver esses felinos e não querer levar para casa, ás vezes me pego pensando um de cada espécie deitado no tapete da sala, bem relaxadão....kkkkkkk....Amei o Post

ronrons

Marcelo Samegima disse...

Um lindo animal...parabéns pela matéria...

Anônimo disse...

amei o post outro animal bem curioso e o civeta africano fiz um post sobre ele tenho um blog chamado gatodogatinho, gostaria que vcs acessasem amo esse blog amei a materia. tchau

Bea disse...

Obrigada a todos pela visita e comentarios!
(Esmeralda, esse tambem é o meu sonho, um de cada :) seria o paraíso!)

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...