foto: giane portal / fofurasfelinas
Apesar da ascensão da medicina veterinária felina, pouco se fala sobre odontologia. Na realidade os veterinários se sentem, e são, pouco preparados para lidar com a odontologia felina. Na minha experiência eu tive uma das melhores aulas, o gato da minha sócia.


Era de manhã e eu estava de plantão, mais um dia tranquilo e sem movimento, muito tempo para estudar, mais usado para jogar campo minado, quando chega minha sócia e seu gato de 10 anos:


- Alice, o Deli está sem comer, ele vai ao comedouro e volta. Ele tem fome, mas não come nada há dois dias. Eu acho que é reabsorção odontoclástica.

- Que?

- O Deli está sem...

- Não, não, não... reabsorção o quê?

- Odontoclástica.

- O que é isso? Como trata?

- Ah, ocorre absorção do.. da... bom, vamos ler sobre o assunto e a gente vê, porque eu também nunca peguei um caso desses não.

E lá fomos nós: Na odontologia, a reabsorção dentária é a doença mais diagnosticada em felinos e está relacionada com lesões odontoclásticas.

Bom, até aí tudo bem, mas como saber que é mesmo essa doença?

A reabsorção dentária ocorre em 30% dos gatos, as causas exatas e curso da doença são ainda desconhecidos e é difícil relacionar fatores pré-disponentes como idade, raça, sexo, dieta ou outras doenças. Os proprietários podem não se dar conta da doença até observarem os sintomas como halitose (mau hálito), o gato pode ficar passando a pata na face, salivação excessiva, letargia, disfagia (dificuldade para se alimentar) e até perda de peso. Ao exame físico são observadas lesões na superfície bucal do dente ou logo abaixo da margem gengival (figura 1), porém, toda a coroa do dente deve ser avaliada em busca das lesões. Somente a gengiva pode estar avermelhada (hiperêmica) e inflamada no início da doença.

Fonte: NORSWORTHY, 2011

- Vamos examinar então, traga o gato. Abre a boca, ele fecha, abre de novo, ele morde.

- Mas ele é tão mansinho, não estou entendendo, Alice.

- Mas é claro, se ele não consegue comer há dois dias, um gato desses que está bem acima do peso e adora comer, só pode estar sentindo muita dor.

- É verdade, Alice, deve ser dor, vamos sedar, e, só para constar, ele não é gordo, é peludo.


Então depois da sedação e um exame profundo, nós conseguimos observar dois dentes afetados, e a gengiva bastante inflamada.

Quando há disponibilidade na região, o que não era o caso na época, uma radiografia cuidadosa deve ser feita com confirmação do diagnóstico.

A seta mostra a reabsorção dentária na raiz do dente.
Fonte: NORSWORTHY, 2011

Para o tratamento é necessário avaliar o status da lesão, isto é, o quão avançada ela está. Geralmente é necessária a extração do dente, com posterior cuidado pós-cirúrgico como uso de antibiótico e anti-inflamatório. O gato deve ser reavaliado posteriormente a cada 3 – 12 meses. A profilaxia com dieta apropriada, escovação dentária, uso de soluções orais e gel nos dentes remanescentes é necessária.


Os proprietários devem ser avisados que, como a causa é desconhecida, as lesões podem ocorrer em outros dentes, bem como que a profilaxia deve ser para o resto da vida.


No caso do Deli, nós fizemos a extração dos dentes e depois de dois anos outro dente precisou ser extraído.

Pois é pessoal, observem sempre a boca dos seus gatinhos e estejam alertas para quaisquer sintomas. A falta de apetite não deve ser confundida com a dificuldade em se alimentar, o gatinho vai sempre procurar a comida, e relutando quando chega ao comedouro.


 Alice Ribeiro
diarioveterinaria.blogspot.com
www.formspring.me/alicevet
twitter: @alicevet



9 comentarios:

Bea disse...

Alice, esse post é muito interessante, eu acho que uma das coisas mais importantes que a gente precisa prestar atencao sao os habitos alimentares dos nossos gatos para rapidamente notar qualquer mudanca!

Kelly Resende disse...

Olá, minha gata está com um problema na boca, são muitas feridas e gengivas inflamadas. Já fizemos vários tratamentos em veterinários diferentes e não resolveu o problema. Estou atrás de algum especialista em boca aqui em Brasília. Esse problema no dente também pode causar as feridas na boca?

ESMERALDA disse...

Realmente muito importante este post, visto que passa despercebido a saúde dentária dos nossos gatinhos, eu vivo ensaiando um dia para ir comprar a pasta de dentes e a escovinha para os gatos, mas depois desta matéria, vou logo, pois eles merecem ter uma boa saúde bucal, assim como nós!!!

Joelma Alves disse...

Alice,

Um excelente alerta. Eu tenho 4 gatos, então preciso cuidar de várias boquinhas! rs
Eu sempre me preocupo com umas manchas que todos tem na boca, igual ao gato da primeira foto... São tão estranhas, meio marrons. rs
Mas imagino que sejam normais, já que os 4 tem...

=)

João Víctor disse...

Amo quando o TG fala de uma coisa que eu nunca tinha ouvido falar antes. Grande alerta, excelente artigo, parabéns Dra Alice!!!

Agora a fala da sua sócia de que o gato "não é gordo, é peludo" foi de morrer de rir!!!! Gateiro é tudo igual, até os donos de clínicas veterinárias!

AMAGATOS disse...

Adorei ver o meu Sebastian (em foto de Giane Portal) aparecendo num artigo legal deste... obrigada pela preferência :)

Maga

Tatiana disse...

olá, tenho uma gatinha com um ano, ela ta tendo muita dificuldade para anadar como se tivesse sentindo dor, ela é castrada, fica arqueando a coluna e andando com as pernas juntas, mas ta bem tristinha, vc sabe o que pode ser?
agradeço desde já. bjs

Zanarde disse...

Gostei desse post. Muito informativo.

Anônimo disse...

oi,alice!!! adoro o blog. visito vc todos os dias. eu tenho duas bigodudas aqui em casa, rita e belladona. elas sao otimas e tem temperamentos completamente diferentes. estive por aqui me aconselhando qdo rita entrou em nossas vidas,foi uma semana bastante estressante pra mim e pra bell, mas agora ja estamos juntas e felizes ha um ano. o q me traz aqui novamente e uma curiosidade. a gata mais velha, belladona, adquiriu um habito terrivel: come as nossas camisetas, na axila. eu achava q ela so mordia, roia, nao sei a palavra, ate q ela vomitou os paetes de uma blusa q eu havia usado no carnaval. nao sei mais o q fazer. tentamos deixar as camisetas fora do alcance, mas se por acaso alguma cai pelo chao e nao nos damos conta, e camiseta roida na certa. começo a me preocupar com a saude da bichana. sera q poderia me ajudar? desculpe pelo pergaminho, mas precisava te colocar a pardo meu drama! super obrigada, desde ja.
Sabrina Abreu RJ

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...