A cabeça dos pumas é pequena
em relação ao corpo.
A visão e audição são apuradas,
mas o olfato não é dos melhores
Abrindo o ano, a coluna desse mês é sobre o Puma, ou Suçuarana (Puma concolor). Os pumas são conhecidos por vários outros nomes, entre eles leão da montanha (esse mesmo! Saída pela direita! Quem tem menos de 30 anos não tem ideia do que eu estou falando hahaha!), pantera da Flórida, leão mexicano, catamount e onça-parda. O habitat vai desde as montanhas canadenses até a Patagônia, a maior distribuição dos gatos selvagens das Américas – talvez por isso tenham tantos nomes diferentes!



São reconhecidas seis sub-espécies:


Puma Argentino (Puma concolor cabrerae)

Puma Costa-riquenho (Puma concolor costaricensis)

Puma Norte-americano (Puma concolor cougar)

Puma Sul-americano oriental (Puma concolor anthonyi)

Puma Norte-americano do sul (Puma concolor concolor)

Puma Sul-americano do sul (Puma concolor puma)


As características físicas são similares entre todas as espécies, mas com variação da cor do pelo, que pode ser cinzenta, prateada, avermelhada, marrom ou bege. A pelagem é macia, espessa e curta, e bem mais clara no pescoço, peito e barriga. A cabeça é relativamente pequena com marcações escuras e olhos verdes ou castanhos claros. As orelhas são arredondadas. As patas dianteiras são mais longas que as traseiras, o que indica que são excelentes no pulo e adaptados a viver num ambiente de florestas com muitas árvores. Em comprimento pode chegar até 1,95m, os machos adultos pesam de 53 a 72 kg, enquanto as fêmeas variam de 34 a 48 kg. Os pumas sul-americanos são ligeiramente menores que os primos do norte.

Essa puma tem a pelagem bem avermelhada pois é descendente de pumas que viviam em regiões áridas; a cor do pelo varia conforme o habitat.

Como a maioria dos gatos, são crepusculares e noturnos, e favorecem a caça usando o elemento-surpresa, pulando no animal desavisado. Dependendo de onde vivem, as presas podem ser alces, cervos, lebres ou roedores. Normalmente os pumas são tímidos e não atacam se não forem seriamente provocados, mas em auto-defesa e dos filhotes chegam a atacar até ursos e onças!


O período de gestação dos pumas é entre 80 e 96 dias. Os filhotes, normalmente 2 ou 4, nascem com a pelagem pintada e olhos azuis! As pintinhas gradualmente desaparecem e os olhos mudam a cor depois do primeiro aniversário. Os filhotes acompanham a mãe até completarem dois anos, quando atingem maturidade sexual e formam suas próprias famílias. A média de vida em cativeiro são 20 anos.


Uma filhote, bem relaxada! Reparem na coleira - os
funcionários levavam a Yahzi para um passeio
pelo zoo depois de fechar ao público!
Atualmente a maioria das sub-espécies de puma não estão em perigo de extinção iminente, o que não quer dizer que não foram caçados e perseguidos no passado; há cerca de 100 anos atrás as especies norte-americanas, que viviam no oeste dos Estados Unidos, foram implacavelmente caçadas e, hoje em dia, o único lugar onde ainda se acham pumas nessa área é no sul da Flórida (nos famosos Everglades).


Assim como a onça pintada, os pumas fazem parte de várias lendas e folclore popular. A cidade de Cusco, no Peru, foi originalmente construída no formato de um puma. Algumas populações indígenas na América Central usavam estatuas felinas em rituais religiosos e acreditavam que os pumas tinham o poder de controlar o mar e tempestades com a cauda!


E para quem acha que só os nossos gatinhos ronronam quando estão felizes e relaxados, vejam esse video que eu fiz da Tamar. Os barulhos horríveis são da lente da câmera batendo na grade, não tem zoom nenhum, era o tanto que eu estava pertinho dela mesmo!



Bea
twitter: @Foco_felino



6 comentarios:

ESMERALDA disse...

Queria uma dessa deitada no meu sofá, vendo tv....rs...rs...seria fabuloso!!!

Mirella disse...

Quero um desses kkkkkkkkkk to doida por um gato e estou vindo aqui no seu blog pra ver algumas dicas... adoreiii!!!

O puma eh lindo!

Marcelo Samegima disse...

Muito legal o post, especialmente o vídeo incrível....

João Víctor disse...

Um puma ronronando é assustador!!

Bea disse...

Obrigada pelas visitas e cometarios!

Esmeralda e Mirela, imagina um gatao desses ocupando o sofa todo e a gente sentando no chao pra nao incomodar o bicho rs!

Muito obrigada, Dr Samegima!

João Víctor, pessoalmente é MUITO alto, parece um bimotor decolando! Mas a Tamar é sossegada, deixou até fazer um cafunezinho...

Zanarde disse...

Depois de um tempo consigo ler esse post.
Adorei o video... muito fofos. Os pumas são lindos mesmo...
bjss

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...