Narnia novamente. Controversial,
mas espetacularmente linda...
Para a última coluna do ano decidi tocar em um assunto controverso: os tigres brancos. Bem recentemente eu descobri que esses maravilhosos felinos tem, segundo algumas fontes, um lado meio negro, não por culpa deles obviamente. Achei algumas informações fascinantes e gostaria de dividir com vocês, e cada um tira suas próprias conclusões.



Os tigres brancos NÃO são albinos! O pelo branco é causado por dois genes recessivos, que também produzem olhos azuis e estrabismo (o nervo ótico de cada olho é conectado ao lado oposto do cérebro). Como são necessários dois genes recessivos, na grande maioria dos casos os tigres brancos são híbridos (de diferentes sub-espécies) e produto de cruzamento de indivíduos da mesma família. Alguns estudos apontam que TODOS os tigres brancos em cativeiro são descendentes de um único tigre selvagem branco, capturado nos anos 50 na Índia. Esse tigre branco cruzou com uma fêmea laranja normal, tiveram 5 filhotes laranjas, uma das fêmeas da ninhada cruzou com o pai e produziu 4 tigres brancos, que por sua vez cruzaram entre eles, produzindo mais filhotes brancos, que foram sendo distribuídos por zoológicos ao redor do mundo e assim por diante.


Para quem se interessa por genética, o esquema é o seguinte:
Vamos imaginar que "N" representa a coloração laranja (dominante) e "b" o gene recessivo da pelagem branca.

Um tigre normal então seria NN e um tigre laranja carregando o gene branco seria Nb.
Se cruzarmos um tigre normal e um com gene branco (NN x Nb), os filhotes seriam 50% NN e 59% Nb. Se os irmãos cruzarem entre eles (Nb x Nb), 50% dos filhotes seriam Nb, 25% NN e 25% bb - por exemplo, em uma ninhada de 4 filhotes, dois são normais, um é laranja mas carrega o gene branco e um é branco. Obviamente cruzando-se dois brancos (bb x bb), os filhotes serão todos brancos.

Narnia com o presente de aniversario - uma caixa de nacos de carne!


Claro que, em termos de animais, não existem as implicações morais de cruzamento entre membros da família, mas os problemas genéticos são absolutamente inevitáveis. Muitos dos filhotes nasceram com escoliose, fenda no palato e deficiências imunológicas. Hoje em dia, associações de zoológicos não recomendam cruzamento de tigres brancos, mas também não proíbem, depende de cada zoológico ou criador decidir se permitem a procriação. E como não são tigres puros, sendo normalmente uma mistura de siberianos, asiáticos e bengaleses, não podem fazer parte de nenhum programa de conservação oficial.


Sasha aos 18 anos
Do ponto de vista puramente estético, esses felinos são absolutamente fascinantes, coisa de conto de fadas mesmo! Eu tive o prazer de ver três: o Sasha, que morava no zoológico de Colchester e faleceu no começo desse ano aos 20 anos, a Narnia, 8 anos, que vive no Paradise Wildlife Park (o zoológico mais perto de casa), que recentemente adquiriu outro tigre, o Bacal, de 8 meses, lindíssimo, muito simpático e brincalhão (ainda em quarentena, então infelizmente ainda não tenho fotos, só dá pra ver o bicho por buraquinhos na cerca!). Todos os três foram resgatados de circos e castrados, muito bem cuidados e sem problemas aparentes.


O caso dos leões brancos é um pouco diferente, pois existem populações naturais de leões brancos e cerca de 400 em cativeiro, assim ainda é possível criar uma diversificação genética mais aceitável, além de serem todos leões africanos da mesma sub-espécie.


Espero que todos tenham um maravilhoso Natal (não esqueçam dos presentes para as crianças de 4 patas!) e um ótimo ano novo! Até 2012!


Bea
twitter: @Foco_felino



4 comentarios:

Anônimo disse...

Ai que lindoooooos! Amei este post!!!

Feliz Natal, Bea!!!! Bjs

Zanarde disse...

Esses tigres brancos são lindos. São um sonho mesmo... Juro que nunca ouvi na minha vida leões brancos. Vc pode trazer um dia um post sobre eles?

A minha bebe vai ganhar com certeza. To pensando em atum para ela, ou outro peixe fresco.

Bjss
Feliz Natal e Ano Novo

Bea disse...

Obrigada Laura!
Ue Vanessa, eu coloquei uma foto de um leao branco na coluna sobre os leoes http://www.tudogato.com/2011/02/leao-foco-felino-selvagem.html Mas vou anotar a sugestao, tenho centenas de fotos dos branquinhos! :) Otimo Natal pra voce e sua bonequinha!

Unknown disse...

Oii, fiquei com uma duvida.. Quando vc disse sobre os cruzamentos entre os irmaos (Nb x Nb), 50% dos filhotes seriam Nb, 25% NN e 25% bb. Se os tigres com a pelagem laranja que carregam o gene recessivo da cor branca sao Nb, em uma ninhada de 4 filhotes, dois seriam laranja com o gene recessivo, um seria normal e um descendente nasceria branco.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...