Foto: Christophe Libert
Na prática da clínica veterinária atendemos com certa frequência filhotinhos com infecções no trato respiratório superior e olhos. A herpesvirose (FHV-1) e calicivirose (FCV) são doenças causadas por vírus que acometem felinos em qualquer idade (em especial os filhotinhos), sendo uma preocupação em abrigos, gatis ou casas com muitos gatos. Como é uma infecção comum em filhotes, a proteção conferida por vacinas é de suma importância. Os níveis dos anticorpos passados pela mãe na amamentação começam a declinar entre a sétima e oitava semana de vida, quando os filhotinhos devem iniciar o programa de vacinação. A vacina não deve ser feita antes da sexta semana ou os anticorpos maternos vão interferir na proteção vacinal.


formação de secreção mucopurulenta
Após a infecção por FHV-1, muitos gatos ainda vão permanecer infectados por toda a vida, pois o vírus se aloja em tecidos nervosos. Nesse sentido é comum gatos adutos, sem histórico recente de contato com animais doentes, apresentarem sintomas da herpesvirose, como os oculares. Durante episódios de estresse, doença, terapia imunossupressiva, parto e lactação o gato pode ter a infecção reativada na vida adulta.




sequestro corneal
O vírus é transmitido para os gatos susceptíveis pelo contato direto com secreções nasais, oculares e orais de gatos infectados. Outra forma de transmissão se dá pelo contato com objetos como comedouros e bebedouros e com pessoas que manipulam os gatos, entretanto esta segunda forma não é tão expressiva quanto à primeira.


A replicação viral inicial se dá nas mucosas respiratória, conjuntiva e tonsilas e o vírus permanece incubado por 2 a 6 dias. Os sinais clínicos da doença aguda são inflamação e necrose da mucosa respiratória e conjuntival, com formação de secreção mucopurulenta. É o típico gatinho gripado, com conjuntivite e rinite.


úlceras na córnea
Muitas vezes a secreção ocular é tão intensa que o gatinho apresenta as pálpebras “coladas”, lesões na córnea e falta de apetite pela diminuição do olfato, devido à secreção nasal. Os sinais clínicos crônicos mais comuns são os oculares, como sequestro corneal e ceratite (inflamação da córnea). Outros sinais observados incluem febre, depressão, falta de apetite, úlceras na boca e na córnea, salivação e dificuldade na apreensão dos alimentos. Quando complicada, a infecção pode levar à pneumonia com morte decorrente da desidratação, anorexia e infecção bacteriana secundária.


Alice Ribeiro
diarioveterinaria.blogspot.com
www.formspring.me/alicevet
twitter: @alicevet



3 comentarios:

Marcelo Samegima disse...

Muito bom ....informação importantíssima, simples, mais muito bem escrita.
Parabéns.

Zanarde disse...

Muito bom saber dessa doença, pois fico mais atenta para a minha bebe...

bjsss

shadow-neo disse...

Os olhos deles voltam ao normal quando tratados?

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...