A obesidade vem sendo uma doença cada vez mais disseminada entre os felinos e não adianta a gente querer tapar um gato obeso com a peneira. Tem que previnir e, não adiantou? Tem que tratar. Mas, como saber se o meu gato está obeso?

A melhor forma de avaliar se um gato é obeso não é pelo peso. O peso vai ser importante depois, na hora do tratamento, para o monitoramento eficiente.

Na avaliação visual, você não deve ver as costelas e coluna vertebral do seu gato, mas quando abraçá-lo deve senti-las. Caso não sinta, o seu gato está em sobrepeso.

Na avaliação visual, o gato pode estar CAQUÉTICO, MAGRO, PESO IDEAL, em SOBREPESO e OBESO.




Caquético: no animal caquético é possível visualizar as proeminências das costelas, vértebras e ossos pélvicos à distância. Massa muscular e gordura vertebral não são possíveis de discernir. Sabe aquele gatinho que a visita a gente quando a estamos em um restaurante na beira da praia ou no calçadão, todo magrinho, e vem pedir comida? Esse é o gatinho caquético.
Magro: o gato magro apresenta as costelas facilmente palpáveis que podem ou não estar visíveis. O topo das vértebras lombares estão visíveis e os ossos pélvicos menos proeminentes. Animal também apresenta cintura (quando olhamos por cima) e curvatura abdominal (quando olhamos de lado).

Peso ideal ou moderado: costelas palpáveis sem excesso de gordura e animal apresenta cintura e pouca curvatura abdominal.


Sobrepeso: animal de aparência robusta, com costelas palpáveis com dificuldade. Observado depósito de gordura nas vértebras lombares e base da calda. Não visualizamos cintura e leve curvatura abdominal.

Obeso: o gato obeso tem depósitos de gordura em grande quantidade no peito, espinha e base da cauda. Não é visualizada cintura ou curvatura abdominal. Depósitos de gordura também no pescoço e membros. Abdômen distendido.

Além do Sistema de Avaliação Corporal visual, existe o Índice de Massa Corporal. Para calcular esse índice você vai precisar de duas pedidas: a medida do comprimento da perna traseira do gato, do joelho até o calcanhar (cm) e a medida da circunferência da caixa torácica na altura do nono par de costelas (cm).

Essas medidas vão para a tabela:


O resultado dessa fórmula será a porcentagem da gordura corporal. Ainda é possível usar um gráfico para saber se o animal está em sobrepeso (over weight), peso normal (normal weight) ou abaixo do peso (under weight). As medidas usadas são também são a circunferência da caixa torácica (rib cage circumference) e o comprimento da perna traseira, do joelho ao calcanhar (LIM).

Os donos preocupados devem tomar as medidas e fazer suas avaliações em casa. Qualquer suspeita de que o gato esteja em sobrepeso ou obeso deve ser encarada com seriedade. O tratamento vai envolver a troca de rações, do manejo alimentar e exercícios. Mas desse assunto, falaremos em uma próxima vez.

Eu até entendo que você passe quilômetros de uma balança e evite fazer o “peso/ altura2”, mas não deixe de ficar de olho no seu gatinho. Afinal de contas por mais que a genética e a castração influenciem, o seu manejo tem participação importante nessa obesidade.

Convido a todos os leitores que participem, nos comentários, com o resultado do Índice de Gordura Corporal do seu gato e dizer se ele está na faixa azul clara, laranja ou azul escura. Pode hospedar uma foto em algum site e colocar o link para apreciarmos também.

Até mais, pessoal.

Alice Ribeiro
diarioveterinaria.blogspot.com
twitter: @alicevet


Fonte das imagens:
http://felinediabetes.com/FelineBMI.pdf
http://vet.osu.edu/vmc/body-condition-scoring-chart
Leia mais:
http://blog.embracepetinsurance.com/2010/08/measuring-my-cats-body-mass-index-fbmi.html



18 comentarios:

Zanarde disse...

oiiii.....

Amei esse post....a minha gata odiou....odiou tirar as medidas....

Fiquei muito feliz em poder fazer esse processo. Parece que a minha bebe ta no limite para do peso... Apenas olhando para ela, é possível ver um pequena cintura, igual ao peso ideal. As medidas delas foram 39 para a cintura e 15 para a perna. O calculo deu 23,84 e na tabela ela ficou no limite entre a laranja e a azul claro.

Ela tem q sempre dar assim...Você acha que devo considerar ela no peso ideal, mas com cuidado para ela não ir no sobre peso. Ou então já considerar ela com sobre peso...

O mais engraçado que todos falam que ela é obesa, mas quando olhada molhada, parece um gato magro com uma barriguinha...

Queria parabenizar pela sua pesquisa e agradecer por ter ido atras. Estou ansiosa para ver dos outros gatos...

E os seus deram qual resultado...pode ser apenas se são gordos ou não.

bjsss

Anônimo disse...

Minhas bebes ainda estao magrinhas pq sao filhotes... mas as da minha mãe... tem uma já comendo ração para obesidade! rs

Bjs

Anônimo disse...

Perfeito, encaminharei aos meus colegas.
Cindy. (Estudante Med. Vet)

nao disse...

Não entendi direito a tabela. O que quer dizer os números das colunas?

João Víctor disse...

Dando uma olhada em Madeleine vi que ela está com peso normal. Ainda tem cintura, e dá pra sentir as costelas sem muita dificuldade. Gostei do post, bem simples e informativo.
Já as medidas tiro depois, quando eu conseguir a ajuda do BOPE, dos Marines e da Scotland Yard.

P.S.: "Caquético" é mesmo o termo científico pro gato subnutrido? Aqui no RJ é mais pra gíria.
P.S. 2: É normal das gatas castradas ter a barriguinha flácida?

Abraços!

Zanarde disse...

A minha bebe tem uma barriga flácida
Uma deliCiA

Carla disse...

Alice, muito obrigada pelas explicações!
Eu tirei as medidas das minhas 3 gatinhas e todas ficaram na faixa de peso normal.
Uma delas com certeza é bem magrinha e dá prá sentir as costelas com facilidade. As outras duas são mais cheinhas mas observando a tabela eu percebi que elas ainda estão longe da faixa de sobrepeso.
As medidas e fotos estão em http://bichanosgatos.blogspot.com/2011/08/como-saber-se-seu-gato-esta-gordo.html

Alice no País das Maravilhas disse...

Gente, estou em viagem e já já respondo todos os comments, só para tirar uma dúvida:
Na tabela a coluna Y (vertical) é a medida da caixa torácica em CM e a coluna X (horizontal) é a medida em CM dos osso tibial, que vai do joelho até o calcanhar do gato.
Abs

Jujubasss disse...

Adorei Dra. Alice, vou comprar uma gatinha só pra medir :D

Heloisa disse...

Dra.Alice, adorei o post, estou com duas bichanas com sobrepeso por aqui, que vão entrar em dieta a partir desta semana.
Muita gente adora gatos gordos, acham "fofo", mas se soubessem as tristes consequências que isso pode ter para a saúde dos bichanos, acho que mudariam de idéia rapidinho.
Em fevereiro deste ano, eu perdi uma cadela por diabetes e ela nem era tão gorda, mas tinha sobrepeso.Eu a perdi em fevereiro e ela faria 15 anos no dia 03/04, nunca tinha adoecido antes.
É o tipo de experiência pela qual eu não gostaria de passar novamente e gatos também podem sofrer com a diabetes!
Vc faz muito bem em alertar as pessoas para isso!

faby disse...

Nossa demorei todo esse tempo para comentar, queria fazer os cálculos, mas me conformei que eles nunca irão me permitir heheheh
Mas só pelas fotinhos ali de cima, três com sobrepeso e duas com peso moderado.
Regime para os machos gulosos já.

Anônimo disse...

Nossa, minha gatinha foi considerada obesa de acordo com as medidas acima citadas, estou muito preocupada, mas ela não consegue emagrecer. Me ajudem!

Anônimo disse...

o meu gato tem a massa corporal igual a: 22,16 é normal?

Andressa

Lú Elste disse...

Olá Dra.! Adorei o blog e tenho uma pergunta: deixaram uma ninhada na porta da casa da minha irmã em 05 de Janeiro. Os gatinhos ainda tinham cordão umbilical, e ela os criou com mamadeira. Uma das gatas, hoje (11/04) com ao menos 95 dias, mede menos de 15cm e pesa cerca de 400gr., mas é "gorducha" e compacta, apesar de muito miúda. Pergunto: ela será uma anãzinha?

Unknown disse...

Meu gato tem peso ideal ou moderado ele mais dorme do que se exercita e meu pai quer castrar ele sera q ele pode ficar obeso quero q ele seja mais saudável mas ele pode emagrecer demais e ficar com pelanca ta complicado

Unknown disse...

Um dos meus 15 gatos está obeso, mas não sei oq ue fazer, pois ela se aproveita da comida dos outros gatos.

Anônimo disse...

Olá,
Adorei a matéria, muito completa e resolveu minha situação com minha gatinha. Ela está castrada e mora em apartamento, sempre acho que está acima do peso, de fato ela está quase lá, mas o pelo longo engana muito! Agora tenho como medir!

Unknown disse...

Gordura de 36%.

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...