Alguns meses atrás, o Laurence, fundador aqui do nosso querido TUDO GATO, me contatou para saber se eu gostaria de trabalhar com ele neste lindo projeto, com um ótima audiência e com tanto potencial sem aproveitar.

Sem pensar duas vezes eu aceitei a proposta e, desde então, temos trabalhado bastante "por trás das câmeras" para preparar essa nova etapa que vamos ter pela frente. O melhor ainda está por vir, mas vocês já devem ter acompanhado a criação do nosso site irmão, o Humor Tudo Gato, que faz parte de toda essa nova estratégia do TG.


Mesmo vindo de um background menos artístico, e mais estratégico, eu tenho uma relação de amor com a criação de marcas, logotipos, tipografias... Resumindo, tudo o que se refere a Branding em geral. Por esse motivo eu fiquei super feliz quando o Laurence pediu para eu trabalhar com ele no redesign da marca do TUDO GATO. Me animei também porque, além de ser admirador do trabalho dele, esta seria uma oportunidade única e desafiadora, já que a audiência do TG tem um relacionamento bem forte com o gato L!nk (mascote do blog), a marca atual, enfim, com todo o estilo visual do blog.


Briefing


Uma das primeiras coisas que eu costumo fazer quando crio (ou faço um redesign) uma marca, é tentar me colocar no lugar do espectador, neste caso, no lugar de vocês leitores! Essa é a melhor maneira de entender o contexto na qual a marca deve ser passada pra audiência.


Para ter por onde começar, o Laurence me disse que queria continuar mantendo o L!nk como o centro das atenções; como eu disse antes, o TUDO GATO e o L!nk são duas caras da mesma moeda ;-) Mas ao mesmo tempo, ele queria dar uma modernizada na marca, fazendo com que ela passasse um ar mais elegante e menos "cartoon", e tudo isso sem perder o ar jovial e divertido do logotipo atual.

Logo atual, antes de começar o projeto

Com toda a informação acima, eu trabalhei de maneira independente em três aspectos importantes da nova marca.

- O L!nk
- A Tipografia
- As Cores


Referências


Eu confesso que não tenho gato, (ou nenhum outro animalzinho de estimação neste momento) não por falta de vontade, mas sim pela minha condição pessoal (digamos que não tenho um lugar "fixo" de residência), por esse motivo, de não estar familiarizado com a vida de "gateiro"... antes de ir direto para o processo criativo, comecei a pesquisar sobre os protagonistas do blog... Os gatos... Vi muitas, mas muitas fotos das diferentes poses e características dos queridos felinos. Além das "formas", passei um bom tempo fazendo um estudo das cores mais comuns na pelagem dos gatos.


Com mais referências na mão, e tendo sempre em mente o Briefing, o primeiro passo foi definir as novas cores.


Como vocês podem ver, a diferença/mudança de cores não é tão evidente (só no próximo design do blog vocês vão notar toda a diferença), já que mantivemos o mesmo tom ocre/creme no L!nk e somente mudamos do preto para um marrom escuro da mesma "família" que a cor creme. Usamos cores da mesma "familia" pra dar esse ar mais elegante e menos radical para marca.


Depois de definir as cores, o Laurence criou uma nova versão do L!nk (símbolo), um pouco mais esquemática e plana, para fugir do estilo mais "cartoon", muito mais irregular do L!nk anterior.





Com o novo L!nk e as novas cores como ponto de partida, comecei trabalhar com as tipografias, para mim, a parte mais interessante e desafiadora na hora de criar uma marca.



Nessa primeira fase de criação propriamente dita, eu gosto de começar trabalhando com muitas versões da mesma marca... Nesse caso, comecei com nada mais nada menos que 16 versões do logo, com diferentes tipografias, ordem das cores, etc.


Logo após essa primeira fase eu e o Laurence filtramos os 16 logos feitos com 16 tipografias diferentes até ficarmos com apenas 5 (Anivers, Britanic, Diavlo, Geotica Three e Trial mimix), das quais criamos três versões do logo para cada tipografia.


Posso dizer que foi muito difícil passar dos 5 grupos para uma tipografia/marca final. A coisa ficou entre as fontes mais grossas (Britanic, Geotica Three e Trial mimix) e, depois de pensar muito, acabamos decidindo por uma versão mais grossa da Trial mimix como a fonte definitiva.


Com a fonte decidida só restou criar três versões finais do logo, a 'Principal', outra para usos onde precisamos de um logo bem vertical, e outra versão horizontal do mesmo logo, assim como um estudo do uso da marca em diferentes fundos, Preto e Branco e somente a tipografia, sem o símbolo.



Resultado final


Tanto eu como o Laurence estamos muito satisfeitos com a nova marca do Tudo Gato, uma marca que espero que consiga "marcar" o começo dessa nova fase do blog. Sinceramente, acho que conseguimos manter uma relação bem clara com o logo original atingindo os objetivos que foram definidos no inicio do projeto, o de dar uma modernizada na marca, fazendo com que ela passasse um ar mais "elegante" e menos "cartoon", e tudo isso sem perder o ar jovial e divertido que o TG sempre teve.


Humor Tudo Gato


Eu também fui responsável pela criação do logo pro site irmão do TG, o Humor Tudo Gato, mas isso será assunto pra um próximo post.













Espero que tenham gostado da novidade! Adoraria ler a opinião de vocês sobre esse redesign da marca do TG aí nos comentários abaixo.

Atualização do post - Respondendo a alguns comentários:
Tiramos o "sorriso" do logo estrategicamente, por conta do blog-irmão Humor Tudo Gato. O Tudo Gato fica com a "simpatia" e "conteúdo profissional", o HTG fica agora com a parte "Engraçada" da história! :^)


Um abraço,
Dalber



16 comentarios:

Anônimo disse...

Eu sou fãzoca do TG e o L!nk está mais lindo do que nunca....muito legal mostrar todo processo de criação assim faz a gente ficar mais ligada ao site, mais íntima e amiga.
Adorei e sorte na nova fase...♥

Shhh 1 disse...

Aaah achei que ficou muuuuito legal!!! Super caprichado. :)

Parabéns!

OKTOBERBLOG disse...

Òtimo logo, parabéns! Criatividade e curiosidade são os fortes dos gatos! Desejamos muito sucesso a vocês do TudoGAto!
Ricardo Brandes / Portal OktoberBlog

Madam Maxwell disse...

Olá Dalber,Laurence,
Eu vivo perseguindo o Laurence no twitter e adoro os traços longuilíneos do L!ink e vcs nos mostrando como é trabalhoso o processo de criação ou revitalização ( como foi o caso )de uma logomarca. A troca do preto puro p/ o marrom deixou mais leve em conjunto com o fundo creme da mesma família de cores harmonizando. Só senti falta do "sorrisinho" q havia no logo anterior, dava um ar de "fazedor de arte" Agora está com "cara de paisagem" '-'
Só vai faltar o Laurence começar a tirar as manchas do L!nk aí eu me revolto. Ele tem q ser o clássico gato de cerca de 1 ou 2 anos de idade q apronta tudo o q pode e mais um pouco. ainda quero ver o L!nk tentando furar as telas da janela p/ fugir ou dando uma de Frajola arrumando armadilhas p/ pegar alguma presa desavisada ^_^
Só isso no momento, qualquer coisa o Laurence me xinga no twitter.
bjos a vcs e parabéns pelo bom trabalho!

Luciana Chiyo disse...

Eu gostei, mas achei que a expressão do gatinho ficou muito "séria", ao contrário da anterior, onde ele sorri. Mas mesmo assim, eu gostei. Espero ansiosa pelo dia em que o TG vai disponibilizar produtos pra gente - canecas, camisetas, adesivos, etc... de repente, feitos com matéria-prima "verde" e com participação para entidades de proteção animal...
Um abraço!

Reynaldo N Kajita disse...

oie Laurence e Dalber, acho que ficou joinha o novo logo....chega um momento que temos que passar por mudancas nao e mesmo ? assim tbm deve ser a Tg e seu mascote Link....me diga uma coisa, o Link de corpo inteiro tbm passara por essas mudancas ou foi so o logo mesmo ? ahh, eu tbm senti falta do sorriso, mas acho que ao inves de abolir um ou outro, deve se adotar os dois, tipo como se fosse um marcador de assunto, o link serio para materias mais serias, e o sorrindo para materias mais descontraidas.

Abracos

Anônimo disse...

soraya

gostei bastante da nova logo.. é bem o espírito do gato principalmente esta letra "g" com o rabinho tortinho, ficou dez.. e para quem não tem gato, você captou bem o a sintonia deles e dos seus repectivos donos . Parabéns

Anônimo disse...

amei o logo e amoooo os sites de vcs... Parabéns

Anônimo disse...

Eu também senti falta do sorriso na nova logomarca, ainda assim amei! Muito linda! Achei fofo demais o "g" com o rabinho torto!

E achei bem interessante a apresentar o processo de criação. Bem curioso.

Parabéns!!!

Re Vitrola disse...

Eu tinha visto o comentário no Twitter e estava ansiosa para vir conferir. O que dizer? Achei fantástico! Simples, bonito...tá gostoso de olhar, viu?
o Tudo Gato já é um sucesso... e tenho certeza que muitos vão curtir essa nova fase ^-^
Beijos à todos, meu e das minhas 3 miaus daqui!

Andrea disse...

Adorei, parabéns!
Embora eu seja suspeita pra falar, já gostava de tudo antes também. Nós, os amantes de felinos, costumamos amar como eles somos implacáveis no que nos chama a atenção. Ficou lindo!

Anônimo disse...

Ameeeeei o logo novo!! Eu queria saber fazer essas coisas.. haha eu quase me mato no meu blog e não fica nem perto de ficar tão bonito assim...rs

Parabens, tá lindo!

Marcos Miceli disse...

Muito legal, gosto muito de gatos, Parabens pelo logo novo!
Ficou feliz por saber que muitas pessoas são iguais a mim, minha noiva e a minha mãe que adoramos gatos, nós aqui em casa cuidamos de alguns e damos comida, para alguns do telhado. Infelizmente não podemos manter todos em casa. São muitos!

Abraços!

tio .faso disse...

Adorei a tipografia, mas confesso que demorei para entender que aquela parte positiva é o nariz do gato. Até pensei por um momento: "olha só que legal o gatinho rindo de boca aberta!" - mas quando olhei e vi um tracinho embaixo da suposta boca, notei que ninguém colocaria um gato salivando em uma marca. Foi aí que tive que forçar um pouco a visão e ver a marca para captar a imagem corretamente.

E vida longa ao tudo gato! X)

Um super abraço,

tio .faso

tio .faso disse...

Adendo: só vi a danada da boca aberta no símbolo, justamente por desenhar o meu gato sem nariz.

.faso

Klarinha Miau disse...

Amooo!!! O TG é o melhor, e eu realmente queria dicas para meu blog. VCS me ajudam? Enviem dicas pq eu preciso muitíssimo!!!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...