No corpo do gato/Curiosidade

Slep, slep, slep... Por muitas vezes esse barulhinho do gato ao se higienizar acaba incomodando a mim e minha esposa na hora de dormir. Um de nossos dois gatos, o Klahan (certa vez falei sobre ele aqui) começa a se lamber bem na hora que desmontamos na cama! rsrs... Ainda bem que não dura muito!

Mas a compreensão as vezes se torna necessária, já que o ritual da auto-limpeza do gato é extremamente importante por algumas razões.


A higiene do gato - Saúde

O gato passa necessariamente de 8 a 15% do seu tempo ativo se lambendo. Ou seja, como ele fica pouco tempo acordado, acaba se lambendo por bastante tempo!

Há comportamentos, como usar a caixa sanitária (entre outros), em que o filhote aprende observando a mãe, mas o ato de se lamber é puramente instintivo, sendo que os bichanos já fazem sua higiene com seis semanas de vida da mesma forma que os adultos.

É um ritual exaustivo que começa pela cabeça, continua no dorso, passa pelos flancos e termina no final da calda. Isso sem falar nos detalhes (genitálias, ânus, pernas, barriga e até o "vão dos dedos".

Em seu "banho", o maior tempo gasto é nas partes que se sujam na hora da "caça". Cabeça, pescoço e patas da frente. É claro que grande parte dos "gatos de estimação" não caçam, mas esse comportamento continua por extinto.

O veterinário canadense, Bruce Fogle, acredita que essa higiene parece ser controlada por um relógio biológico. É praticada todos os dias e, se caso o gato não conseguir se limpar por três dias, passa as 12 primeiras horas do quarto dia recuperando o atraso.

Se lamber é algo tão comum nos gatos que, ao notar que seu gato deixou de se higienizar, procure logo um veterinário! Ele pode estar com algum problema grave de saúde.

Os gatos se limpam compulsivamente para remover parasitas ou quando há feridas e doenças, além de fazerem isso também quando estão ansiosos, assim como nós, que mexemos no cabelo, roemos unha, etc.

Além da limpeza, a higiene dos gatos tem outras funções:

Controle de temperatura do corpo


Aferrecer o corpo é algo muito importante para o gato e, as vezes, pode salvar sua vida num dia de calor ou frio excessivo!
Nos dias frios, a saliva forma uma camada isolante que os protege do frio.
Nos dias quentes, a evaporação da saliva que fica na pele o ajuda a resfriar o corpo, já que eles não transpiram como nós.

Social


Meus bichanos, Sheetara e Kalhan
depois do banho de água! rs.
A higiene mútua é mais frequente em fêmeas da mesma família, mas também é comum observar esse comportamento entre gatos que estabelecem fortes laços entre si.

Laços afetivos levam os bichanos a dar banho também em seus donos. Quando filhotes, as mães lavam seus gatinhos nas primeiras semanas, se os pequenos bichanos são separados de suas mães antes das 12 semanas de vida, provavelmente a tendência do gato querer passar mais tempo lambendo seu dono é ainda maior. Isso traz aos gatos grande satisfação, e associam muitas vezes seus "donos" com suas mães ou algum membro da família realmente.

A higiene mútua faz que se mantenham/aumentem os laços afetivos com outros gatos e com você, que também pode acariciá-los e escová-los, o que ajudaria até que eles tenham menos problemas com "bolas de pêlo".

É isso povo!
Sei que é um tema comum, mas espero ter trazido alguma informação relevante adicional! Rsrs...

Abraços,
Lauesg



25 comentarios:

Valéria disse...

Eu adoro esse site, sempre dou uma passadinha aqui para ver novos posts.
Adorei essa reportagem, minhas gatinhas tb estão sempre se lambendo, uma coisa que inventaram pensando nisso foi aqueles remédios em pasta, aquilo foi a minha salvação em vários momentos, pq é tão dificil dar remédio e como eles se lambem sempre q sentem algo encomodando foi muito útil.

Renata Vargas disse...

Amei esse texto. Eu tenho um gatinho de um ano e dez meses acho a coisa mais linda quando ele está higienizando a cauda. Segura com as patinhas... parece gente!!!rsrsr
E muito interessante esse lance do "lamber o dono". O meu faz isso em mim. E com certeza é por causa da separação precoce de sua mãe... Não tinha idéia que era isso. obrigada.

Rose Borella disse...

Olá, tenho 3 gatos. O Edward adotei dia 27/12/2009, tinha 2 meses, fiquei impressionada, pois o Tigrão, que tem 8 anos, "adotou" o pequeno de imediato, ele dá banho, como se fosse uma gata. Até hoje, com o Edward grande, o Tigrão continua dando banho, aliás, é um banho reciproco. Muito legal.

Gatos da minha vida: Lola, Lilica, Smigol e Preta disse...

Adoreeei, tenho 4 gatos, 2 irmãos e 2 irmãs, eles se lambem muuuuito uns aos outros, ;-)

Marilia disse...

Adorei o post! Uma das coisas que aprendi nessa vida de gateira é que quando eles param de fazer a higiene algo está mal!!Beijocas!

Evy disse...

Seus posts sempre acrescentam e muito!
Amooooo o TudoGato.com!!! :)

Anônimo disse...

Adorei o post, pelo menos pra mim foi bem esclarecedor pq tinham alguns pqs que eu não sabia. Adorei...como sempre.

Lívia Carolina disse...

Esse blog é muito bom!!!
Fui lendo e visualizando meus BBs e seus banhos... rs

Dos 4, 2 socializam este momento de banho! rs
Tanto que embolota os pelos com nós de tanto lamber! rs

Reynaldo N Kajita disse...

Otimo Post, com mais este da para se perceber a paixao felina do Lauseg, que se nao fosse tao apaixxonado por felinos nao teria criado este otimo Blog sobre gatos

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

Ah... eu adoro o slep, slep. Acho fofo!

Lauesg disse...

Valéria, essa pasta é boa mesmo! Brigadão por acompanhar o TG!

Renata, eles são uma fofura mesmo! Que bom que a informação foi "relevante"! :^)

Rose, É muito legal mesmo ver os bichinhos "se amando" né?! rsrs

Wayne e Rodrigo, Olha só! O quarteto do SLEP! X^D

Repositório, Obrigado pelo comentário! Isso é sério mesmo! Seria bom que todos soubessem disso.

Evy, Ô coisa boa!!! Brigadão pelo carinho viu!

Saninha, é bom escrever algo que acrescente! Muito obrigado viu!

Lívia Fabi, Caramba! Deve dar um trabalhão desfazer esse banho em! :^d

Reynaldo, o senhor é um dos maiores "puxa-saco" do Tudo Gato! rsrs... Obrigado cara!!!

Tânia, Também acho, seria ainda mais se eu não tivesse que acordar às 04h50 da matina! rsrs... Brigadão pela visita! ADOREI!

Abraços a TODOS!!!
Lauesg - Tudo Gato

Denise disse...

Muito legais essas informações. Eu, particularmente, adoro ganhar um "banho" da minha Galadriel!
Bom findi!

Adriana Bandeira disse...

Olá, o TUDO GATO está em meus favoritos. Sou uma gateira de carteirinha, tenho 9 gatos e agora espero pelo meu gatinho humano, o Miguel! Vcs nem imaginam o que eu já escutei por estar grávida e ter gatos, mas quer saber?Dane-se o mundo, que eu não me chamo Raimundo! Meus gatos são mais bem cuidados e limpos que eu! E por falar em limpeza, imaginem NOVE linguinhas nervosas SHLEPANDO todas juntas, é uma verdadeira ópera! Eles se lambem em categoria individual, em pares, e lambem nós, os papais humanos. O Simba lambe o pai dele: adora lamber o cocoruto do meu marido. E também as axilas (éca)... Será que é pra tirar o cheirinho de mufa ou porque é peludinho????Rsrsrsrsrsr! Beijos, parabéns pelo blog!

Li disse...

Olá
Eu tive alguns problemas com a minha Nininha, pois ela é uma gatinha que não sai de casa, é de apartamento, à conta disso, e porque também não sabia, ela começou a ter problemas intestinais, pois não tinha as fibras necessárias para fazer a digestão tanto da comida como das bolas de pêlo.
Quando me apercebi arranjei uns biscoitos próprios para ajudar na digestão de bolas de pêlos mesmo próprios para gatos que ficam apenas dentro de casa.
Adoro o site e acredite, ajuda-me imenso!!
Beijinhos grandesssss meus e da Nininha!!

Márcia disse...

oi!
Fiquei imaginando um de meus bichanos por doooooze horas se higienizando! Poooooooor one!
Hj coloquei um gadget do TG no bloguinho da Mariana! Ja havia tentado um tempo atras, mas tava dando errado (provavel q por alguma trouxice minha!)
bjao

Anônimo disse...

Passei pra conhecer e Adorei o blog todo.

Estou seguindo. =^.^=

Miaus!

Cristiane disse...

oi gente! parabéns pelo blog, realmente uma maravilha ter a companhia tão prazerosa dos amigos felinos.obrigada pelas dicas. cris

Lauesg disse...

Denise, Belo nome da sua felina em! rs... Obrigado!

Adriana Bandeira, Olha só! 9 bichanos!!! A família de minha esposa é daí de Jaú também!
Olha... Vou te dizer que não é fácil administrar gatos e bebê viu... Estou devendo um post sobre nossas experiências particulares nesse assunto aqui pro povo! Mas dá pra levar sim! Muito obrigado viu!

Li, tadinha da sua gata! Espero que ela esteja bem agora! Obrigado pelo elogio!

Márcia, que bacana o TG no bloguinho da fofolete!!! Obrigado! Passo lá depois pra agradecer!

Sabrina e Samy, o blog TODO?! WoW!!! Muito obrigado!!!

Cristiane, disponha! Esperamos sempre te ver por aqui!

Povo! Abraços a TODOS!!!
Lauesg - Tudo Gato

Diana disse...

Olá, acessei o seu Blog pelo "gatópolis". Parabéns, é realmente um bom Blog p se visitar, com "conteúdo', coisa rara hoje em dia.
sou Médica Veterinária, tenho 10 "filhos" felinos e tenho um Blog sobre cavalos.
Um abração.

www.dianawalkiria.blogspot.com

Era 2012 disse...

EU AAAAAAAAAAAMMMOOOOOOOOOO GATOS, de paixao, sempre tive gatos desde q me conheço por gente. Hoje tenho 2 gatitos adotados, um é castrado (é o meu xodozinho) o outro não é castrado e é mais out, mais "rueiro". Além disso tenho um dom de ganhar a confiança do gato mais arisco que voce possa imaginar que exista no mundo..Acho que já fui gata em outras vidas...:p. Valeu , obrigada por vcs que são apaixonados por gatos existirem!

Lauesg disse...

Diana, Obrigado! Vi seu blog! Bem bacana mesmo!
Obrigado pelo comentário viu! É de extrema importância uma opinião veterinária por aqui! Assim o povo vê que pesquisamos bastante para não falarmos bobagem! rs.

Anonimo, Obrigado a você também que veio aqui expor esse amor tão lindo aos bichanos! :^D

Abraços povo!
Lauesg - Tudo Gato

Anônimo disse...

LAUSG UE ACHO QUE V C DEVIA ESCREVER UMA MATERIA SOBRE QUEN O GATO NAO PODE SE LAMBER MUITOOOO

Anônimo disse...

Os gatos\gatas são muitos aciados são limpos aliás tenho uma gata pequena e é muito limpa os gatos e as gatas ambos não gostam de Água...A minha gata ODEIA! para se lavar eles\elas usam a lingua para se lavarem...Mas de vez em quando cheiram um pouco mal por isso lavamos-los...

Anônimo disse...

Olá, gostaria de tirar uma dúvida, minha gata de 7 meses tem agora a companhia de um gatinho de 2 meses, no início se estranharam, mas agora estão mais amiguinhos. Mas percebi que ela costuma lamber muito o bumbum dele, gostaria de saber se isso é normal.

Anônimo disse...

Olá lá;
Eu me apresentar é Janel Pelatan a maioria daqueles que dizem credores são vigaristas que eu estou olhando para emprestar é cinco meses eu fui enganado por genres.Mais agora eu visitei um empréstimo site de anúncios entre particular, sério em todo o mundo e eu ter conhecido um grande cavalheiro, chamado Sr. PEDRO cidadão italiano que ajuda a quem vive no Brasil Espanhol e Português, Martinica, Guadalupe, Reunião, Nova Caledônia , Honolulu, Polinésia e outros em empréstimos e que me deu um empréstimo de € 60.000 que eu tenho que pagar mais de 20 anos com um baixo interesse de sua parte ou de 3% no meu período de empréstimo e, em seguida, no dia seguinte manhã, recebi dinheiro sem crédito pessoal protocole.Besoin, o seu banco não vai lhe dar um empréstimo, você verões CDI e outro está falando com ele e você apertar satisfeito, mas tome cuidado para que você não gosta de reembolso empréstimos. Eu rapidamente decidiu publicar são e-mail para entrar em contato com a agência o credor o direito que o meu sauvé.Voici seu e-mail: pedro.duarte88@yahoo.fr

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...