8 de jan. de 2010

Explosão de energia dos gatos

Comportamento/Curiosidade


Na natureza, os gatos têm variações em sua rotina como: caçar, se limpar, dormir, ser perseguido etc. Isso faz com que sua energia tenha um certo “equilíbrio”.

Dentro de casa o gato tem dias mais monótonos, o que acaba resultando as vezes numa engraçada “explosão de energia felina”.

De uma hora para outra o animal começa a correr e pular feito doido. Por vezes começam a correr em círculos e acabam trombando com a parede. Mas tão de repente quanto começou a brincadeira acaba. O gato se deita e começa a se lamber tranqüilamente, como se nada tivesse acontecido.

Tudo isso é uma “autodiversão”. Um comportamento normal em qualquer gato doméstico.

Porém, vale lembrar que brincar com seu animal é muito importante. Pois as brincadeiras com gatos os favorece libertar parte dessa grande energia reprimida, fazendo-os canalizar seus instintos predatórios com “jogos” construtivos.

Abraços,
Lauesg



26 comentarios:

Ana Corina disse...

Oie!
Vou divulgar vocês lá no Mãe de Cachorro porque também falo de gatos e tem até marcador específico pra eles.

Abraço!!!
:-)

Reynaldo N Kajita disse...

tenho uma gatinha, que e a mais velha dos 5 gatos que tenho, uma mestica de siames com vira lata, chamada Shenia, ela tem dessas explosoes de energia e corre de um lado para outro fazendo um som parecido com rosnar de cachorro, e faz isso de repente, tao de repente que assusta a gente de vez enqdo, a gente ainda nao acostumou com essas explosoes de energia dela, o mais interessante que so ela faz isso.

Teodoro disse...

Gostei do novo layout!

Liz. disse...

Minha gata Bebena faz muito isso, agora posso entender melhor o porque das corridas pela casa de repente.

Rodrigo disse...

Minha mãe diz que quando os gatos tem essa reação estão "advinhando chuva" rsrs.
Dureza é quando resolvem fazer isso as 4 ou 5 da manha, minha gatinha sobe por tudo, procura coisas pra derrubar e brincar.

Lauesg disse...

Ana Corina, MUITO obrigado!!! Vou ressuscitar a seção de blogs amigos e divulgar o Mãe de Cachorro aqui também! Seu blog é MUITO legAU! :^D

Reynaldo, 5 gatos?! Que bacana! Pois é... Não são todos que fazem isso mesmo. Em casa tenho dois. A Sheetara fez isso quando era bebê, o Klahan ainda faz, mas é raro!

Teodoro, OBRIGADO! :^D Faz tempo que não passa por aqui! Ficamos muito felizes!

Lizandra, que bom que gostou do post! Obrigado!

Rodrigo, nem me fale! Um dos meus faz isso de madruga e a bebê acaba acordando! rs...

Abraços gente!
Lauesg

*º.[ Haruka ].º* disse...

Boa explicação hehehe

Lauesg disse...

*º.[ Haruka ].º*, rs... Obrigado! São explicações de um especialista português!

Abraços!
Lauesg

angela disse...

eu tenho uma gatinha que eu adotei desde filhote quando eu estava chegando do trabalho faminta e com sede hoje ela ta linda o nome dela e livia dorme comigo todos os dias acho quee para tirar todas as energias negativas do meu corpo segundo um artigo que eu li na net e achei interessante

Cris Vilanova disse...

Gato é BOM DEMAIS!!!
Os meus vivem correndo pra lá e pra cá, e sem eles a casa estaria imensamente vazia!

Beyjokhas e feliz páscoa
Amygha Cris

Graziella disse...

Site maravilhoso que prestigia quem deve ser realmente prestigiado. OS GATOS!!! Seres divinos, maravilhosos, dotados de luz própria.

Rosana Garcia disse...

adorei o post ..eu tenho um loucurinha aqui em casa ..

Milene disse...

Mina tem essas explosões de vez em quando e Johnny, que é mais jovem que ela, tem com frequência!! Mas é uma delícia, enche a casa de vida!!

@di disse...

Gostei muito do blog, principalmente deste post pq tenho um felino lá em casa muito maluco!!! é bem isso mesmo, de repente ele alopra, de repente volta ao normal, é muito estranho, Abraços.

cris disse...

Adorei a reportagem...é bem assim que acontece....brincam sozinhos "do nada" e param ,retomando a rotina ....parecem loucos!!!kkk

Provos Brasil disse...

Ah, agora sei porque o Hobsbawm é desse jeito!

Unknown disse...

Gatos têm humor e são até ruins malvados e perversos.Mas acho isso tudo muito simpático, afinal lembram-me humanos, temos muito em comum.Basta um olhar felino para nos deixar com vergonha de nossa existência e às vezes são capazes de nos engrandecer com um rom rom.Inexplicavel!Miau para todos, Solange Mogrovejo

João Victor disse...

Olá!
Gatos são meio doidos mesmo, de vez em quando eles dão essas loucuras... Mas eu queria mencionar uma outra coisa tb: li num site especializado que esse comportamento pode ser causado por uma doença, a Síndrome da Hiperestesia Felina: é uma condição séria, que leva o gato a dar essas crises de loucura não por autodiversão, mas pq ele está *sofrendo*! Tem um link:
http://cats.about.com/od/healthfaqs/f/ripplingskin.htm
A Alice pode falar mais sobre isso depois, é assunto pra umm novo post inteiro!!!

Anônimo disse...

hauhauah Obrigada por postar sobre isso. Ontem mesmo meu gatinho começou a pular e correr de um lado para o outro, subir na mesa, e quase me jogou no chão rsrsrsrsrsr. Eu fiquei curiosa para saber porque ele estava fazendo aquilo, me diverti mas ao mesmo tempo fiquei meio assustada rsrsrsrs porque ele está aqui em casa há algum tempo, mas é meu primeiro gatinho e as vezes eu não sei interpretar as atitudes dele, aí vim pesquisar na internet sobre isso e achei seu post.

Muito bom, valeu


=)

Anônimo disse...

Gatissssssssimo....
RRRRRRuummmmmmmmmm...
Delicia!
Cris.

Anônimo disse...

Que bom que li algo sobre isso. Minha costuma querer se livrar dos nossos gatos quando eles fazem esse tipo de coisa porque ela pensa que eles ficaram doidos e podem morder as pessoas da casa.

Ana Christina disse...

Ufa!!! O Eugênio não é louco!!! rs
Tenho três gatos, e só o Eugênio tem as explosões... Adorei saber o porquê!

Carla disse...

Meus gatos fazem isso pela manhã. São dois filhotes femea da mesma ninhada, irmãs.. rs E de manhã, depois de comer, elas começam a correr feito doidas, e tem também o que eu chamo de UFC Cat. Me divirto demais com essa correria delas duas, faz meu di ficar melhor! *--* Amo minhas gatinhas ♥

Rikelly disse...

O Gremlin, sempre faz isso justamente na hora que eu e meu esposo resolvemos dormir. É só ele ver a gente apagar as luzes e se deitar que ele fica doido!!! Hahahaha Mas é muito lindo :3

Anônimo disse...

Gente muitooo obrigadoo pela materia eu sou dona de 1 viajem eu fico super preocupada com meu gatinho as vezes ele tem esse comportamento corre feito louco pula , enrola , fica brincando com o nada dps 2 minutos ele para e vai dormi pensei que era alguma doença fiquei super aliviada agora

Amanda Pires disse...

Haaaaaa o meu Bebê faz isso tbm 😂😂 quase morro rindo 😂....meu filho é bem ativo..e quando resolve dar essas explosões de energia chega a dar sustos em mim...ele pula,corre,da cambalhota e uma doidera 😁

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...