Entrevista

Hoje o Tudo Gato está ficando mais importante!

Mandamos um convite para o Dr. Archivaldo Reche Jr, mais conhecido como Dr. Valdo, perguntando se ele nos daria uma entrevista. Para nossa alegria ele aceitou gentilmente e nos falará com exclusividade um pouquinho sobre ele e sua profissão.

Para quem não o conhece, Dr. Valdo é um dos mais conceituados veterinários especializados em felinos no país, com uma experiência de mais de dezesseis anos e doutorado desenvolvido nos Estados Unidos.

Dr. Valdo atua como veterinário na Clínica VETmasters em conjunto com outros veterinários especializados em diversas áreas.


Tudo Gato: Dr. Archivaldo, é um grande prazer ter sua palavra aqui no Tudo Gato!Para começar, gostaríamos que nos dissesse de onde veio esse interesse pela veterinária. Os animais estão em sua vida dês de que era pequeno?

Dr Archivaldo: Sempre gostei muito de animais, nunca tive muitos de uma só vez, meus pais sempre tentaram manter um controle sobre isso.

TG: Por que resolveu se especializar em felinos? Há muitas diferenças entre cães e gatos na hora de se tratar algum problema?

Dr Archivaldo: Na verdade trabalhar com os felinos foi algo não planejado. Eu entrei no curso de medicina veterinária para trabalhar com aves de produção, como não conseguia estágios especificamente nessa área, uma professora de clínica de cães e gatos me ofereceu a possibilidade de trabalhar numa pesquisa com gatos e me incentivou a me dedicar à clínica de felinos, uma vez que os felinos estavam despontando como animais de estimação e a área de clínica de felinos era muito carente. Existem muitas diferenças entre cães e gatos que devem ser de conhecimento do clínico, no entanto, muitas dessas diferenças não são enfatizadas durante o curso de medicina veterinária, os interessados têm que buscar informações em cursos de especialização ou de atualização, além de estágios em estabelecimentos com atendimento específico para felinos.

TG: Fugindo um pouco das perguntas usuais... Você tem bichinhos de estimação? Juntando com essa pergunta; Você, como veterinário, tem o “controle” sobre os seus bichos ou costuma ter casos comuns em que olha pra eles e diz: “Pô... me sacaneou em!” (rs)

Dr Archivaldo: Eu tenho um gato chamado Ioiô, na verdade ele pertence a minha filha, pois depois da perda do meu último gato, há cerca de dois anos, eu havia decidido dar um tempo com os gatos, pois não é muita vantagem ser um bichano do Dr. Valdo, os meus gatos tendem a morrer precocemente, na maioria das vezes em decorrência de doença renal crônica.

TG: Poderia nos contar um caso muito engraçado que já tenha passado com algum gato, em sua casa ou no consultório?

Dr Archivaldo: As histórias engraçadas ficam sempre por conta dos proprietários de gatos, que tendem a ser muito diferentes dos proprietários de cães. Recentemente uma proprietária chegou ao consultório dizendo que seu gato, que não é castrado, fez uma demonstração de amor a ela, quando eu lhe perguntei qual foi essa demonstração, ela me disse que o gato havia urinado na sua cama e quando ela retirou a colcha para lavar, a urina sobre o lençol havia formado o desenho de um coração e que essa era a maior demonstração de amor que alguém já havia feito a ela (donos de gatos......!!!)

TG: Finalizando... Você teria alguma dica especial para os gateiros de plantão ou alguma mensagem para o pessoal que acompanha o Tudo Gato?

Dr Archivaldo: A maior dica que eu posso dar a um elurófilo é conter-se na aquisição de gatos, lembrar que muitos gatos não toleram dividir seu território com outros gatos e, portanto essa intolerância pode gerar problemas de difícil controle como demarcações de território e doenças dermatológicas por auto-mutilação.

Dr. Valdo, o Tudo Gato agradece em nome de todos os leitores deste blog e lhe deseja muitas realizações nesse lindo trabalho!
Muito obrigado!

Gente, espero que tenham gostado!

Abraços a todos!
Lauesg



28 comentarios:

crazy cat lady disse...

Eu adorei!O Dr.Reche é "meu ídolo",pelo excelente profissional que ele é e também pelo suporte que ele me deu,quando minha gata teve câncer e eu o escolhi para tratar dela.
Sou super grata a ele!

Teodoro disse...

Mami está na dúvida de adotar outro gato justamente por achar que sou mimado demais e não aceitaria dividir carinho.... será?

Silvia disse...

nossa... muito bem lembrado pelo Dr. Valdo a população felina! para nós gateiras é complicado achar o equilíbrio! :P
Adorei a entrevista!!!
Bjocas!

Anônimo disse...

Muito chique heim!
Para mim, morando em apto, 4 gatos é o maximo! se um dia tiver uma casa, daí vou catar quanto gatinhos puder da rua! rsrsrs

Abraços

Claudinha do Beco (não apareceu minha conta google :(

Lauesg disse...

crazy cat lady, fico MUITO feliz que tenha gostado! Dr. Valdo é o máximo mesmo!

Teodoro, pode ser que mais um companheirinho seja legal! É importante consultar um bom veterinário! :^)

Silvia, estou muito satisfeito que tenha curtido! Obrigado pelas visitas!

Claudinha, o Tudo Gato foi chique mesmo em! rsrs... Muito obrigado pelo carinho! :^D


Abraços a todos!
Lauesg

EROS - Deus do Amor e da Família disse...

Estive a ler tudo até ao fim....venho cá muitas vezes...e ri-me bastante desta parte "ela me disse que o gato havia urinado na sua cama e quando ela retirou a colcha para lavar, a urina sobre o lençol havia formado o desenho de um coração e que essa era a maior demonstração de amor que alguém já havia feito a ela (donos de gatos......!!!)" Pois é donos de gatos....

= Tudo Gato = disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
= Tudo Gato = disse...

Eros, essa parte foi bem divertida mesmo! Ele deve ouvir cada coisa...! rs

Abraços!

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

GEEEENTE!!!!!!!!!!!
LAUESG... CARA VOCÊ É DEMAIS!!!
AMEI!!!
EXCELENTE!!
QUANTA DEDICAÇÃO!!
SEU BLOG É ÚNICO!!
ABSURDAMENTE ÚNICO!!
PARABÉNS!!!
LINDO!!
BEIJOS E ÓTIMO FINAL DE SEMANA!!
TAMARA - CAFÉ COM GATO.

Angelique disse...

Olha só que bárbaro, conheci o Dr. Valdo em 2002 quando levei a Nina à USP por um probleminha de ordem nervosa. Achei ele nota 1.000. Lauesg, vc continua impressionando!!! Ah e obrigado pelo comentario do meu post...achei um sarro!!! Um abração

Felina disse...

adorei a reportagem, me ajudou a pensar que talvez o problema de Lya seja esse, dividr território, pois ela faz xixi fora da caixa de areia e tem problemas de pele, pena que ele não mora em Salvador.
parabéns pela dedicação!

= Tudo Gato = disse...

Tamara, obrigado! Sem duvida você é uma das maiores "puxa-sacos" desse blog (rsrs)! Seus comentários são sempre uma realização para o Tudo Gato! MUITO OBRIGADO pelo carinho!

Angelique, Muito obrigado pela visita! É ÓTIMA sua presença aqui! Fico feliz por ter gostado! Estou te acompanhando sempre viu! :^D

Abraços a todos!
Lauesg

= Tudo Gato = disse...

Felina, obrigado! :^D Dê uma olhada se não conhece nenhum tipo de tratamento. Tem gente que tem ótimos resultados com florais. Pode ser que ajude!

Abraço!
Lauesg

Dani Dias disse...

Eu tenho duas gatinhas que são irmãs...sempre achei que elas ficariam melhor juntas pois passo o dia todo fora. Agora fiquei com medo de elas acabarem se estranhando..será?

Nana disse...

Adorei!!
Parabéns!!

mara sop disse...

Adorei a reportagem, não conhecia o Dr. Valdo, mas o achei super simpatico!

Esse blog sempre acrescenta muita coisa para os gatófilos de plantão! =^.^=

marisa disse...

Muito legal a entrevista.
Não o conheço pessoalmente, mas o admiro muito
Abraços!

Obs: tente entrevistar a Dra Luciana Dechamps, da clínica Sr Gato.
É um doce de pessoa e gateira convicta!

Boris The Cat disse...

excelente entrevista....nunca tinha pensando no vet com especialização como no caso do Dr Valdo, que se especializou em felinos...Lauseg, sempre que puder nos brinde com excelentes entrevista...e que seu blog sempre prospere

Lauesg disse...

Dani Dias, Creio que não tenha problemas não! Ainda mais porque elas estão juntas dês de pequenas.

Nana, Obrigado! :^D

mara sop, que bom que tem gostado do conteúdo! Procuramos melhorar a cada dia para vocês!

malicursi, Valeu pela "sugestão de pauta"! Vou correr atrás disso sim! Obrigado!

Boris, fiquei MUITO feliz pelo seu elogio! Vamos procurar melhorar sempre!

Abraços a todos!

Márcia disse...

Oi Lauesg! Dias que nao vinha aqui! I was missing it! :-)
Parabéns pela entrevista com tão conceituado veterinário. Eu não o conhecia. Vou lembrar dele qdo pensar em adotar mais um gatinho.. ehhehe Já são seis... (e o Bengal não rolou mesmo...bua...)
abração

Lauesg disse...

Que pena que não rolou o Bengal!!! Quem sabe um dia né?!
Mas não suma não! :^D

Abração!
Lauesg

Márcia disse...

Oi!
Não vou desistir do bengal! Pode nao ter sido agora, mas um dia serei a humana de um bengal! ;-)
Não sumo, claro q não.
Abraços
Marcia

Unknown disse...

Lauseg, estou com uma coisa muito dificio tenho um gato e ele ja esta bem grande vamos dizer que seja um gato adolecente e eu comprei outro gatinho bebe ainda so que o grande morde ele fica brigando o gato pequeno fica escondendo atras da geladeira eu tenho que trancar sempre um nao posso deixar junto o que fazer?

Michelle disse...

Adorei a entrevista do Dr Valdo. Meu gato é paciente dele a anos, e já aprontou poucas e boas no consultório dele. Ele é bem temperamental..kkk Santo Dr Valdo. Cuida dos felinos como ninguém. Parabéns pelo blog e pela matéria. Adorei.

Michelle disse...

Davydsonk. Não precisa separar seu gato antigo do novo gato. É super normal eles brincarem. Gatos brincam de uma maneira diferente, se mordem, correm. Mas isso não é briga. Não necessita trancá-lo, isso só atrapalha o relacionamento deles. Gatos só brigam por causa de gata,(isso qdo não são castrados). Calma que tudo se ajeita. Dê carinho a ambos.
Boa sorte,
Michelle

Anônimo disse...

Prezados, gostaria de um auxílio...sugestão de quem já teve um problema semelhante. Tenho uma gata siamesa (não pura) que apresentou perda abrupta do apetite- não ingeriu mais nada e desidratou naqueles dias de maior calor...contatamos uma veterinária que realizou o exame físico, notando lesões nos dois lados da arcada dentária inferior...realmente parecia ter dor quando ingeria (até água)...segundo o primeiro diagnóstico, com ela bastante desidratada, foi aventada uma possível insuf renal e que o tratamento seria reposição subcutânea semanal de soros, pois ela não se manteria hidratada (não foi considerado aqui um tratamento para as lesões da boca)...começamos então, sob orientação de outra profissional a tratar sintomáticamente a gata com OMCILON orobase nas lesões, água de côco e reposição da alimentação através da comida em pasta AD (coloco diretamente na boca)...a gata já engordou e não teve mais nenhum episódio de desidratação...mas não consegue comer as rações secas (que era o único alimento que aceitava!!!) alguém sabe de algum fabricante confiável ou algum alimento alternativo até que estas lesões cicatrizem????
agradeço imensamente o apoio e sugestões...
obrigada,

Anônimo disse...

ah...ela tem apenas 8 anos...

Anônimo disse...

Prezados, gostaria de um auxílio...sugestão de quem já teve um problema semelhante. Tenho uma gata siamesa (não pura) que apresentou perda abrupta do apetite- não ingeriu mais nada e desidratou naqueles dias de maior calor...contatamos uma veterinária que realizou o exame físico, notando lesões nos dois lados da arcada dentária inferior...realmente parecia ter dor quando ingeria (até água)...segundo o primeiro diagnóstico, com ela bastante desidratada, foi aventada uma possível insuf renal e que o tratamento seria reposição subcutânea semanal de soros, pois ela não se manteria hidratada (não foi considerado aqui um tratamento para as lesões da boca)...começamos então, sob orientação de outra profissional a tratar sintomáticamente a gata com OMCILON orobase nas lesões, água de côco e reposição da alimentação através da comida em pasta AD (coloco diretamente na boca)...a gata já engordou e não teve mais nenhum episódio de desidratação...mas não consegue comer as rações secas (que era o único alimento que aceitava!!!) alguém sabe de algum fabricante confiável ou algum alimento alternativo até que estas lesões cicatrizem????
agradeço imensamente o apoio e sugestões...
obrigada,
Marília

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...