Curiosidade/Comportamento

Eu, assim como outras pessoas, já passei por situações assim, onde o gato começa a morder, talvez de forma agressiva, a pessoa que começa a lhe fazer um afago.

Esse post falará um pouco disso...

Há gatos que agem assim: Ao dormir ou simplesmente num estado de repouso ao nosso lado começamos a afagá-lo, sem mais nem menos o bichano começa a te morder e, por vezes pode até te machucar. Porém não devemos agredir o gato, é nosso dever procurar entender o motivo de comportamentos dessa natureza.

Segundo o Manual de Gatos de Bruce Fogle, essas mordidas ocorrem porque o gato não sabe "o que sentir" quando você o acaricia.

Há uma certa confusão na cabeça do gato, pois as brincadeiras e carinhos o lembram de coisas agradáveis da infância como lambidas da mãe, por outro lado, vários gatos depois do desmame não se encostam, exceto em momentos de luta ou ato sexual (claro que não são todos assim, varia muito do temperamento, tempo que passou com a mãe, raça, etc). Nessa "salada" de instinto e sentimentos os felinos acabam sentindo um certo desconforto e reagem dessa forma.

Alguns se limitam a dar mordidinhas leves, outros já são um pouco mais agressivos com as mãos da pessoa que está acariciando, podendo até fincar-lhe os dentes.

Reagir com certa agressividade é uma forma que alguns gatos encontram para dizer que gostam de controlar a situação. Por exemplo: Podem gostar de estar ao seu lado ou no seu colo, mas apenas isso, preferem não ser acariciados.

Trata-se na verdade de um conflito primitivo que poderá ser um pouco difícil de administrar sem romper a relação que ele tem com você, mas alguma coisa deve ser feita.

Algo que costuma funcionar e de forma simples, é dizer um firme "NÃO" e parar com o afago ou brincadeira no mesmo momento. Deixar o gato de lado e não dar mais bola pra ele. O bichano pode querer continuar a "brincadeira" de morder, mas é importante se manter firme. Seja persistente! Pode levar algum tempo até ele aprender.

Outra coisa é procurar evitar brincadeiras com as mãos, mesmo que perceba que ele não está sendo agressivo. Use sempre algum brinquedo ou objeto (que não machuque o gato, é claro), assim ele irá associar melhor a idéia de que não deve arranhar ou morder a mão das pessoas nos momentos em que ele estiver numa situação mais "tensa".

Se mesmo com essas "soluções" o comportamento do gato continuar estranho, é importantíssima a opinião de um veterinário competente!

Abraços!

Lauesg



41 comentarios:

Nice disse...

Lauseg, a Celine tem esse comportamento, principalmente quando está se ajeitando pra dormir...sem amsi enm menos vem e "nhac" na mão de quem tiver por perto...Achei legal o seu post, porque eu não compreendia muito bem esse carinho...rs

Silvia disse...

hehehe... Jade e eu tivemos muiiiiito trabalho para adaptar essas manias. Mas li em algum lugar que "mão deve ser associada a carinho", e parei de fazer brincadeiras com a mão vazia! e pra ajudar... comprei um liiiindo borrifador laranja para dar um jeito nela quando o NÃO sozinho não dava conta! hehehe. Funcionou muito bem :)
Muito importante falar nesse tema!
Bjocas!

Nana disse...

A minha Madona tbem faz isso desde bebê, mas qdo ela morde eu falo um NÃO bem forte então ela lambe... daqui a pouco ela morde novamente e eu repito o NÃO e ela lambe de novo, mas geralmente não morde forte, mas se isso acontece eu páro de brincar na hora.

Nós 4 disse...

Outro dia li sobre isso, que não devemos brincar com as mãos com os filhotes... Too late, a Toquinha até hj acha que minha mão e o leãozinho dela são a mesma coisa... rs
Mas tbm já li que as mordidinhas são só pra pedir pra parar. Do tipo "chega", "já deu".

disse...

se me mordem, eu mordo eles tb e fica tudo certo! :)

o brother me machucava mto no começo, mas aprendeu a brincar de forma delicada depois de tomar mtas mordidas!

Tânia (Marienkäfer Laden) disse...

O Jake resolveu me morder nos dias que não levanto no horário habitual. Dá um certo horário e ele mia, mia. Daí vem deitar do meu lado e morde meu queixo. Eu tento falar brava com ele, mas dali a 2 segundos começo a amassar o bichinho... sou uma péssima educadora, rsrs.
E auqueles planos? Precisamos retomá-los, rs.
Abraço!

Lauesg disse...

Nice: Eu também não sabia o "porquê" desse comportamento, achei curioso e trouxe para vocês! :^D

Silvia: Obrigado pela contribuição! Borrifadores são excelentes mesmo! Aqui em casa para essas mordidas o "NÃO" foi suficiente, mas para educar arranhadas em móveis o borrifador foi a melhor coisa!

Nana: Bacana! Creio que o caminho é esse mesmo! Obrigado pela troca de figurinhas! :^D

Ana Flávia: As mordidas servem pra isso mesmo! O ruim é quando a mordidinha começa a fugir do controle e os bichanos começam a nos machucar, mesmo que não estejamos fazendo nada com eles, como acontecia com a Nice (que nos escreveu acima). Obrigado pelo comentário! :^D

Dê: HAhahAHAhahaHAHAha... Sem palavras... Muito engraçado!

Tânia: Você está deixando o Jake um "sem-vergonha" HAHAHAHA... Tem vezes que não sou um bom educador também! rsrs...
Entro em contato contigo essa semana!

Grande abraço a todos!

Paula B disse...

Ninguém ensinou isso de morder pra minha Marie... é só encostar nela que ela se derrete toda e começa a ronronar... inclusive com pessoas estranhas pra ela! É capaz de ela morder se a gente parar de fazer carinho rsrsrs...

crazy cat lady disse...

O método de ignorar o gato costuma dar certo!Acabei rapidinho com esse mau-hábito dsa minhas sialatas,fazendo isso!Recomendo!;-)
Abraços!

Sol SP disse...

Oi Lauseg, amei teu blog! A Nana me passou o link para o seu blog e de outros amigos que também amam gatos.
Estou pedindo ajuda a quem possa colaborar para salvar a vida de um gatinho que foi atacado por Rotweillers e sobreviveu. Está em SP agora para ser operado, a bexiga e intestinos saíram do lugar. Ele ficará bem se fizer essa cirurgia, mesmo andando meio manquinho, conseguirá fazer as necessidades sozinho. Mas ainda não completei o dinheiro para a cirurgia e transporte. Cuido de mais de 30 gatos abandonados nas ruas, a maioria filhotinhos jogados fora, e não tenho ajuda de ninguém, só dos amigos. Se puder divulgar para mim ou me ajudar com qualquer coisa, eu agradeço de coração. Veja a história do gatinho no meu blog: http://tricollage.blogspot.com
Bjsss

Lauesg disse...

Paula: Que coisa boa! A Marie é muito boazinha! Parabéns! Sorte a sua! :^D

Crazy Cat Lady: Essa mania da minha SRD (Sheetara) acabou dessa forma também! Graças a seu conselho!

Nallini: Obrigado pelo elogio! Depois farei um post aqui no Tudo Gato linkando para o seu blog! Assim o pessoal entra para conhecer a história do Gohan. Estou rezando por ele! :^)

Abraços a todos!

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

AMO ESSAS MORDIDAS!!
DELICIOSAS, TÃO DELICADAS!!
É MELHOR QUE BEIJO!!
BOM DIA!
TAMARA - CAFÉ COM GATO.

Carla disse...

Muito interessante o post, parece fazer bastante sentido e pelos comentários, funcionou pra muitos. Mas eu estou com um gatinho de 3 semanas que não tem jeito. É um capeta em forma de gato. Ele não pode ver um pé dando sopa que crava os dentes. Percebe-se q ele faz isso de brincadeira, mas tenho medo q ele fique muito agressivo e sem limites. Já tentei fazer tudo isso q foi sugerido aqui e em outros lugares, como agitar uma latinha com moedas pra inibir o ataque dele, mas nada parece funcionar. Ele acha q tudo é brincadeira. Será que você teria alguma outra sugestão q melhore minha comunicação com esse gato psicótico?

Lauesg disse...

Oi Carla... Hummm... Difícil. Seu bichano é MUITO novinho ainda.
Eu não posso te dizer que tenho tanta experiência já que nunca tive gatos tão novinhos assim.
O ideal seria levar num veterinário que lhe diria se isso é normal nessa idade ou se é algum probleminha comportamental que possa ser corrigido com homeopatia ou florais.
Eu não acreditava em florais, mas resolveram um problema de comportamento do meu bichano, talvez seja uma boa alternativa Carla!

Abraços!
Lauesg

Anônimo disse...

Descobri que minha gata é surda e por isso não se assustava ou atendia quando eu a repreendia por me morder. A melhor coisa foi o borrifador!!!

zuleica disse...

PARABENS pelo texto muito esclarecedor...PARABENS...
GENTE EU AMO GATOS..todos em geral, sem distinçao de raça ou cor...rsrsr...tenho uma sialata que atende pelo nome de KATITA... e ela tb tem esse comportamento...mas eu gosto..amo tanto ela, só paro de brincar qdo me machuca, é claro..bem, não tinha pensado em chamar sua "atenção", nem de usar borificador...simplesmente a ignoro...rsrs...ah, mas ela é muito fofa...meu bb.

= Tudo Gato = disse...

Anônimo, puxa... Olha só! Que bom que funcionou em! :^D

Zuleica, Parar de brincar com alguma repreensão é a primeira atitude. Se resolver é até melhor, até porque é chato cicar carregando borrifador toda vez que os gatos aprontarem! rsrs... Mas é uma boa alternativa quando a repreensão não funcionar!

Abraços gente!
Lauesg - Tudo Gato

Anônimo disse...

Bom dia,olha eu tenho mais de 20 gatos e adoramos quando eles fazem isso, meu marido é apaixonadíssimo por eles, já morreram vários envenenados e sumiram tb,minha vila está uma epidemia de assassino,esta semana passada, pedri 2 gatinhos, não sei por que eles fazem isso é um sofrimento muito grande, pois temos eles como nossos filhos e são todos de uma mesma família, rs minha primeira gatinha jé é tataravó, amamos muito eles e usamos esse método tb para ensinar que não é para fazer algo que realmente não pode, mais as mordidinhas até adoramos, fora as mordidinhas meu marido diz:"olha, eu que nunca gostei de gato, estou de boca aberta comigo mesmo, adoro essas crianças", por incrível que pareça meu marido entende eles, tem um que não pode me ver sentada, que já vem no meu colo, é simplesmente uma delicia ter gatos, olha, se eu for colocar aqui, tudo o que sentimos em relação a eles , não vai sobrar espaço para mais pessoas postarem rs, um grande abraço e nunca deixem de dar carinhos aos seus gatinhos!

Anônimo disse...

Falar sobre gatos, me emociona muito, desculpem o erro lá em cima "pedri" 2 gatinhos, mais claro que vcs entenderam é perdi, abraços.

Anônimo disse...

Amei o post. Foi muito esclarecedor. O Kiwi é um dengo, mordisca as mãos da gente, mas, às vezes,emprega uma força maior e chega machucar. Uso os recursos mencionados...o borrifador, o chocalho e, claro um "Não!" bem severo...tem momentos que ele leva na brincadeira...entretanto, quase sempre dá certo... Ana Portugal
Fora isso, ele é tudo de bom!
Ter gatos exige uma sensibilidade bem específica, exige uma capacidade de entendê-los e amá-los do jeito que são...

Anônimo disse...

Sempre Amei Gatos, já havia descidido ter um, mas não tive coragem de procurar, foi quando o Toninho apareceu... Ele era um filhote entre 1 e 2 meses...
Estava trabahdo quando um dos meus colegas trouxe um "gatinho" que miava sem parar, pelo colarinho e largou dentro da minha sala... Perguntei de onde ele havia surgido, foi quando veio a surpresa... o Toninho entrou dentro do capô do carro e atravessou a cidade toda em cima do motor, foi um tanto dificil retirar ele de lá, quando se deram por conta, após vário miados, o coitadinho estava muito assutado...

Costumo dizer, que foi ele quem me encontrou...

Meu gato, é de personalidade forte, ele tem um comportamente não muito comum... Ele demonstra todo o tempo que é o dono do território, quando brinco com ele, dentando intimidá-lo, ele fica furios. Pula em meus braços, pernas... as vezes chega a se esconder atraz de uma parede, por exemplo, e se "joga" em cima da gente, com um grunido... chega a se engraçado...

Eu respeito seu temperamento e me divirto com sua "personalidade forte".
Isso que me fascina nos Gatos, a personalidade...

Hoje o Toninho tem quase 1 ano, e é um gato lindo e saudável...

Ele é o Meu Parceiro, meu Amigo!

Anônimo disse...

meu gato é um filho da puta, ja me deu de presente duas cicatrizes no rosto de mordida dele.A primeira pouco abaixo do olho direito, anos depois o viado me morde d novo, so q abaixo do olho esquerdo, muita sorte n ter me cegado. As cicatrizes deixaram minha cara simetrica,tem o mesmo tamanho, mesma altura tbm.E tudo isso por eu fazer uns agrados nele... T.T'

Luisa disse...

Eu sofro com esse comportamento todo dia!
Meu gato tem 5 meses, e deve ter uns 2 meses que ele começou com essa mania de morder toda hora. A gente anda, ele vem caçar nossas pernas (tenho - grandes - cicatrizes pra provar! rs), ou então ele simplesmente deita entre nossos pés quando estamos, por exemplo, lavando louça na cozinha e começa a morder do nada!
A gente briga com ele, borrifa água, mas parece que deixa ele mais p* da vida e ele fica mais sorrateiro atrás dos nossos pés! rs

shadow-neo disse...

E aqueles casos que eles só mordem quando fazemos carinho em uma parte específica do corpo, como o abdômen ou a barriga?

Anne disse...

A minha gata começa a me morder quando quer carinho. É um outro ponto que deve ser considerado. Ótimo texto! =}

Anônimo disse...

Tenho uma gatinha de 4 meses, seu nome é MHIA, veio da rua é a coisa mais linda que já vi, apesar de ter uma patinha atrofiada, ela é especial,mas não atrapalha em nada, é terrivel, não para um minuto. De manhã quando meu marido sai, ela vem pra minha cama, e dorme, porém quando acorda e eu estou dormindo, ela simplesmente me morde muito, no braço, pernas,mãos, sei que é pra chamar atenção, mas não vejo a hora de passar esta fase, ela morde doido, como a amo, tento não perder a paciência, sei que uma hora vais passar

Anônimo disse...

Olá, meu gato se chama Sansão. Ele apareceu na porta da minha casa com 2 ou 3 meses mais ou menos e um mês depois caí em forte depressão. O Sansão foi fundamental no meu tratamento. Ele é como o Toninho mencionado neste post. Meu marido e eu amamos muito ele. Brinco de pique-esconde com ele o tempo todo e ele gosta de morder meus pés quando estou debaixo do edredom. É meu companheiro à 1 ano e 2 meses. Depois que castrei ele, ficou mais manso mas ainda dá suas mordidinhas...

Anônimo disse...

Mtu bom.. rsrs

istela disse...

ola achei varias historias aki interessante e parecida com a minha.tenho um gato com 8 meses o cherry ele tem comportamentos muito estranhos peguei o cherry com dois meses.ele do nada me morde estava a dorme no sofa quando ele me mordeu no braço k acordei com tanta raiva k me tirou sangue do braço na hora nao pensei e bate nele com foça e colokei num canto isolado passado oum tempo ele venho se roçar nos meus pes como se nada tivesse acontecido.ele pega a bucha de lavar loiça rasga,ja perde as contas de quantas ja comprei.tira os papeis do balde de lixo do banheiro e leva para o meu quarto.nossa faz cada coisa k eu penso k esse gato tem alma de cachorro.para distrair ele com brincadeiras ele adora k eu jogue a bolinha e mande ele buscar.ele nao para parece k tem uma pilha duracel meu namorado diz k ele nao é normal k nunca viu um gato desse jeito.ate tomando banho ele n me deixa em paz fica esperando sair do banho se deixar ele entra se fecho a porta ele mia mia, gosta de mamar nas minhas roupas fica pesando k a teta da mãe se tiro ele fica bravo e mostra os dentes sou obrigada a ficar babada por causa do chery aff.me ajudeeee isso é so uns de entre tantos do comportamentos dele.

Unknown disse...

olá boa noite gostaria de saber porque a minha gata só morde a minha esposa gostaria de uma resposta obrigado a a quem me responde boa noite....

Anônimo disse...

Tenho 3 gatas, todas adotadas. E o "problema" é com uma delas. Ela deixa com que eu a pegue e brinque com ela, mas quando ela vem espontaneamente no meu colo, pode saber que ela vai me morder. Ela gosta de esfregar a carinha em mim, esfrega e depois morde, e morde forte! Digo NÃO, mas ela repete. As vezes morde minhas mãos, as vezes as pernas, ja me mordeu ate a orelha hehehe Não sei porque ela faz isso e nem consegui ainda educa-la.

Helo disse...

eu tenho uma gatinha, e quando estamos brincando com ela, eu minha mãe e minha irmã, ela morde muito e não é só na mão,ela morde até quando não estamos brincando, estou sentada no sofá e ela vem mordendo .
porque ela faz isso?

Unknown disse...

gostaria de saber se tem alguem q pode me ajudar?
minha gata deu cria,eu quero saber com ate q idade os filhotes mamam?

Anônimo disse...

Desde hoje, passei a considerar perigosa essa mania dos nossos gatos nos morderem. Tenho uma gata de 2 anos, criada com todo carinho. Eu estava deitada no tapete, ela deitou do meu lado, e sem mais nem menos, mordeu meu pescoço, e não foi mordida fraca. Além de ter ficado as marcas dos dentes, o lugar é muito perigoso, pois foi exatamente sobre a veia. Poderia ter ocasionado um ferimento grave em mim. De agora em diante, não confio nunca mais.

Anônimo disse...

Interessante a matéria!
A pouco tempo adotamos um gatinho de rua que estava bem filhotinho mesmo quando pegamos, meu primeiro gato pra falar a verdade (detestava gatos antes dele), mas esse conseguiu me comover. kkkk
Então, ele adora carinho, ficar no colo da gente, e se não fizer carinho nele ele fica "massageando" e vai atrás da mão da minha pra botar a cabeça em baixo, aí vira farra! kkkk
Só que no meio disso ele da umas mordiscadas de leve, mas ainda assim dói, já que os dentes do danado são muito finos ainda.
Mas é assim né, tem que ser firme na hora de reprimir (sem bater é claro).
Mais uma vez, parabéns pelo texto!

VALDEMI disse...

Nao gosto. De. Gato

VALDEMI disse...

Tenno. Gate Mai ele. E. Bom

sandra disse...

Oi tenho uma gatinha Marie, ela é muito maluquinha, morde, anda em nossas costas e implica muito com minha cachorrinha, estou toda marcada de quando me pula. Mas nos a amamos.

laddy mihau disse...

Minha laddy é uma sapeca...não gostem que a peguem no colo,passou a mão na barriguinha ai vem dente.
Apesar de ter sofrido um acidente quando pequena ao qual perdeu dois dedo da patinha,isso logo depois de ter perdidoa irmã de acidente,ela continuo afetiva..vem sempre dormir comigo...sempre achei que as mordida,que São bem fracas,pudessem ser uma forma dela de brincar,tambem pensei que pudesse ser o gênio dela pois ela sempre foi mas arisca e valente....minha LADDY é meu pedacinho..AMO demais esse bichinho....ela é o xodô da casa...

Anônimo disse...

Meu Biel tá com o péssimo hábito de pular nas pernas das pessoas de uma hora pra outra, sem aviso, de boca aberta pra morder. Sei que é sem querer machucar mas machuca, principalmente minha filha de 6 anos...

Kelly Borges disse...

Olá pessoal tudo bem ?
Eu criei gatos desde criança. E nunca senti nada. Porém fiquei 8 anos sem cria los. Hoje resolvi adotar um filhote. Porém senti uma alergia imensa. Meia olhos coçaram tanto que nunca tive esse problema. Mas não quero dispensar meu filhote. Pois eu amo de mais. Alguém sabe o que eu posso fazer ou que medicamento tomar para melhorar ou amenizar esse problema ?? Obrigada

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...