12 de mai. de 2009

Filhotes de Gato

Comportamento/Curiosidade

Qual admirador de animais que não adora um filhote?
Filhotinhos de gato são uma belezinha, nos apaixonamos de cara! Pode ser cria do mais feinho dos vira latas (se é que isso existe... rsrs...)! Mas há algumas coisas que o novo "proprietário" do bebê gatinho deve saber e se preparar!


Se for adquirir um bebechano não se iluda ao achar que terá o equivalente a um bebê humano. Gatinhos são tão explosivos quanto uma criança já com alguns aninhos de idade. Mas seja otimista! Se você acha que tem energia para correr atrás da "criança" por alguns meses vale MUITO a pena! É uma experiência maravilhosa e divertidíssima.

Passei por essa experiência duas vezes e não me arrependo!

Mas vamos lá!

Filhotes de gato custam dinheiro (adotados ou adquiridos num gatil). No início da vida eles precisam de cuidados veterinários rotineiros.
São necessários os reforços de vacina e esterilização (castração).

É importantíssimo que não os deixemos de lado. Você precisa
construir um bom laço afetivo com o bebê gatinho, é importante que ele tenha confiança em você.

Comece cedo um treinamento. Dê a ele prêmios (petiscos) quando fizer alguma coisa correta ou que você queira que ele faça. Esses petiscos são recomendáveis também para quando você viver visitas em casa, assim ele irá sempre associar novas pessoas a uma coisa boa.
Mas lembre-se que mesmo com tudo isso você não saberá como será a personalidade do bichano quando for adulto. Isso depende de alguns fatores. Você poderá
ter uma idéia de como será o seu gato se souber como era a mãe dele. Em casos de gatos comprados de criadores isso se torna um pouco mais simples. Entretanto, o legal mesmo são as diferenças, se é assim conosco, porque não com os animais? Temperamentos diferentes são administráveis com certa tranquilidade. É como se acostumar com a personalidade de uma pessoa.

Fique atento! Filhotes podem acabar derrubando coisas de prateleiras e estantes. Eles adoram brincar com enfeites. Nessa fase pode haver a necessidade de guardar alguns objetos que ele possa derrubar no chão e quebrar. Você terá perdido alguma lembrança e ele também poderá se machucar.

Cortinas são um alvo que eles adoram! Mas nunca bata no bichinho! Ele ainda não sabe que isso é errado. Repreenda-o com um firme "NÃO" ou use um borrifador de água, que é algo que poderá administrar longe dele, assim ele não irá associar a você uma coisa ruim, dessa forma, o que passa a ser ruim para ele é a cortina, e não você.

Pergunte ao veterinário como cortar as unhas do seu gatinho, terá que fazer isso toda semana ou a cada duas semanas (diferente da onicectomia, que é uma prática cruel onde extraem por completo as garras do animal, isso pode até matá-los. Há uma matéria sobre isso no blog Miaudote, clique aqui caso queira saber mais informações).

Mas não restrinja ele de subir em alguns lugares, gatos adoram subir em coisas, gostam de altura pois é como seu instinto selvagem diz que ele está por cima, sob controle da situação. Determine a ele esses locais de acesso e ele será feliz, do contrário o bichano poderá ficar "frustrado" e começar a fazer outras coisas indesejáveis.

O ideal é que o gatinho tenha uma outra companhia felina. Ele, com certeza, irá mexer menos em suas coisas pois gostará mais de brincar com um companheirinho. Se você passa o dia todo fora será melhor ainda.

Lembre-se que é importantíssimo que gatos fiquem sempre dentro de casa. Além de não haver a necessidade que os cães tem, a rua se torna um lugar perigosíssimo para os gatos, fora as crueldades das pessoas as quais estarão submetidos.

Esse post, na verdade, é uma descrição de tudo o que passei e soluções que tive de encontrar quando os meus eram filhotes. :^)

Espero ter ajudado alguém.


Abraços!

Lauesg



40 comentarios:

Daniela disse...

Muito bacana este post. Vc que escreveu??? Me autoriza a colocar no meu site com as devidas referências?? Obrigada
Bjs

Lauesg disse...

Oi Daniela!
Escrevi esta manhã... Pode publicar sim! Depois me passa o link pra eu ver como ficou! :^D

Abração!

EROS - Deus do Amor e da Família disse...

Fantastico...gostei muito do que escreveu, é bem verdade tudo isso. Faço tudo para que o meu Eros (nome do meu gato) seja muito feliz.

Daniela disse...

Olá, já coloquei! Estou em fase de agregar conteúdo ao site. Obrigada pela ajuda!
O link é http://www.veterinariaemdomicilio.com.br/index.asp?Menu=Conteudo&IdGrupo=13

Daniela disse...

Ai que ótimo. Agradeço muito a sua ajuda! E se quiser pode me enviar alguns artigos que vc escrever ou que vc achar na net ok?
Obrigada.
Bjs

Paolla disse...

Pois é... o Calvin derrubou todos os meus bibelôs de estante, acabou com os meus porta-retratos e agora escolheu dormir atrás do Playstation, pois é quentinho. Isso porque agora já tem mais de 1 ano, mas é terrível como um filhote.

Tamara Planeta Emagrecimento. disse...

Excelente!
Parabéns!
Beijos.
Tamara - CAFÉ COM GATO.

Guiga disse...

Eu amo cães (aliás, amo tudo que é bicho!) mas verdade seja dita: um filhote de gato dá muito menos trabalho que um filhote de cachorro! Os dois são lindinhos, fazem gracinhas, dá vontade de amassar! Mas limpar a sujeirada (de cocô de xixi) de uma ninhada canina é tarefa ingrata! :S
Já tive muitos filhotinhos aqui em casa, e é uma delícia! Mas a pessoa sempre tem que ter em mente que alguma "destruição" vai haver: minha cortina de contas foi pro espaço, minha coleção de origamis (mesmo na prateleira mais alta, eles conseguiram pular lá), cortinas com fios puxados (mesmo com 5 arranhadores disponíveis) e por aí vai! Mas pergunta se eu preferiria minha vida sem eles? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO!!!!! :D

Simplesmente gatos disse...

Oi , vim aqui falar para quando você tiver tempo visitar meu blog :

é Simplesmente gatos
www.simplesmentegatos.zip.net

Boa noite

Nana disse...

Muito interessante e explicativo para os pais de primeira viagem!!

Lauesg disse...

Gente! Obrigadaço pelos recados, elogios e observações! :^D

Me perdoem a falta de tempo nesta semana para responder cada mensagem em particular! Prometo me redimir na semana que vem! rs...

De qualquer forma os posts continuarão!

Abraços!

aninhas disse...

Parabéns!!!
Adoro os teus desenhos :)
O teu trabalho é espectacular :)
Mt caricato para gatinhos ;)

hugs and kisses from kikos world

Denise disse...

Olá!
Ih!!! Já criei tantos bebÊs que perdi a conta! Lá na casa da minha mãe, quando eu morava lá, os vizinhos tinham o hábito de abandonar gatinhos, pq sabiam que os cuidaríamos. Uma vez minha irmã achou uma caixa com CINCO filhotinhos e levou pra casa! Adoro bebês gatos! E depois de adultos o amor deles é comovente!
Bjs

Anônimo disse...

eeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuu amo gatos.....
inclusive tenho um gatinho preto,seu nome eh dodge.
eu aaadoro ele e sempre to catando gatos na rua......
os gatos sao os seres maaais tittikinhos q eu ja vi
bbjjiinho pros bebecos do brasil!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Adorei!
Acabo de adotar uma gatinha e é meu primeiro bicho de estimação, estou procurando ler tudo para aprender como educa-la sem traumas!
Obrigada pela ajuda!
Tainá

Anônimo disse...

queria saber com quantos meses o filhote de gato começa a comer?

Anônimo disse...

Oi tbm gostaria de saber quando os gatinhos começão a comer. ganhei um Filhote e el ainda esta tomando leite .

Lauesg disse...

"Anônimos"... A melhor pessoa para indicar a idade que o gatinho deve começar a comer é o veterinário. Levar bebechanos no vet dês de pequenos é a melhor atitude a se tomar. Eles vão receber as vacinas necessárias, vermífugos e complementos alimentares.
Leite bovino não é um bom alimento para gatos.

Grande abraço!
Lauesg

RM disse...

Ola,
Ajudou muito sim! Estava erroneamente incentivando as brincadeiras com minha mao, e ja tava toda arranhada! Providenciarei os brinquedinhos pra ja, alem da Hello Kitty que ela ja tem! rsrrsrs

Unknown disse...

adotei um gato e morro de raiva e decepção. ele subiu na prateleira do quarto e pulou em cima do meu notebook e agora não liga mais porque ele quebrou a placa do computador. Me arrependo muito de ter adotado ele - já tive 3 cachorros e nenhum me deu um prejuízo tão grande assim - ou irei matar ele a pauladas ou devolver ele pra rua onde ele estava passando fome e frio. seria bem merecido.

Melissa Cristina Rodrigues Weber

= Tudo Gato = disse...

Leonardo / Melissa... Cada animal é de um jeito, assim como cada raça etc. Cães como labradores (por exemplo) podem acabar com a lataria de um carro com mordidas (conheço casos assim) ou esbarrando em outras coisas causando danos irreparáveis. Tudo depende.
Gatos não são tão populares quanto os cachorros porque são muito mais complexos de serem entendidos, mas não impossíveis.
A idade do bichano influencia muito também. Filhotes brincam muito e não pensam nas consequências, assim como crianças humanas.
Se ele for mais velho e tiver com esses problemas comportamentais o que funcionaria é homeopatia ou florais.
Agora... matar a pauladas só vai mostrar o quanto você é ignorante e como inda vai demorar para o mundo mudar.
Uma pessoa inteligente iria estudar o animal que vai adotar antes de adquirí-lo. É como ter um pitbull e só deixá-lo acorrentado o dia todo e ainda esperar que nunca seja violento com alguém. Ou ter uma tartaruga aquática e não tirá-la da água para que o casco seque e não junte fungos ou outras doenças (o que acarretaria num gasto grande também).
É preciso entender o animal e quais as necessidades dele.
Gatos pulam e saltam de um lugar para o outro, faz parte da natureza deles. Seu computador estava dando bandeira, deveria saber disso já que tem um gato em casa.

Agora... Quer um conselho? Suponho que sim, já que veio até aqui relatar isso. Entregue o gato para alguma entidade que cuida de animais de rua (certamente há alguma em sua cidade com um blog na net). Com certeza quem for adotá-lo (seja quem for) terá mais paciência e informação que você.

Boa sorte.
Lauesg - Tudo Gato

@sarahbio disse...

gostei da resposta bem dada. nada mais precisa ser acrescentado diante de um comentário desses... fico triste quando leio algo assim e percebo que existe tanta crueldade no ser humano...

Vanessa disse...

Esse Leonardo / Melissa tá querendo mesmo é chocar, não creio que seja verdade, tá uma cara de fake que dói!

= Tudo Gato = disse...

@sarahbio, também fico triste... "Não acredito em bruxas, mas que elas existem, elas existem"! rs...

Vanessa, Acabei de falar isso pra alguém no twitter. Também acho que é um bonitão querendo atenção.

Anônimo disse...

Leonardo / Meliissa

è por esse tipo de comentário no mínimo infeliz que eu prefiro mil vezes os animais a certas "pessoas", se é que se pode chamar alguém como vc de "!pessoa" ou "ser humano". Os bens materiais vem e vão, e quando a gente passa dessa vida não leva o notebiik com a gente, mas sim os nossos atos com o próximo, inclusive e especialmente com aqueles que dependem de nós, como os animais!

Anônimo disse...

Laura facil voce falar não é você que perdeu o emprego por causa da crise mundial não é você que esta desempregada a 6 meses e não é você que ficou sem computador até para procurar emprego. Ratifico que estou muito decepcionada e muito arrependida de ter adotado o gato e confesso não saber o que fazer com ele no momento. se vim até esse site demonstra omeu desespero com a situação. Pode se passar anos desempregada na cidade de São Paulo devido a muito motivos até porque se eu não me recolocar rapidamente ele tambem vai passar fome junto comigo. Fácil criticar dificil é ajudar quem precisa.

Melissa Cristina Rodrigues Weber

= Tudo Gato = disse...

Laura, Muito obrigado! Realmente os bichinhos merecem toda compreensão.

"Melissa", Ficar desempregado não é bom pra pessoa alguma. Lamentamos muito isso, mas pelo visto precisa muito mais de ajuda vinda do mercado de trabalho do que do blog.
Entendo seu nervosismo, os gatos as vezes parecem piorar o momento que passamos, mas não é culpa deles (só querem chamar atenção para brincar ou ganhar carinho) e a violência não o fará perceber que ele fez algo errado. Ele também não se sentirá "punido" por ser novamente largado na rua, simplesmente continuará tentando sobreviver.
Por isso a orientação é sempre de encontrar outro dono ou alguém que encontre outro dono para você. O que seria bom... Se está "desempregada" não deveria adotar um novo animal, já que isso gera gastos grandes, mesmo que os danadinhos não quebrem nada.

Abraço,
Lauesg - Tudo Gato

Veridiana disse...

Hahahaha, se a família passar fome a culpa é do gato.
Melissa, vai fazer uma faxina que rende 70 reais o dia. E arranje logo um dono para o gato.
Mas não me venha se fazer de coitada dizendo que falar é fácil. Dá a impressão de que você quer que a gente te ajude financeiramente. Esquece.
(Lauesg, desculpa minha postagem grosseira. Se quiser, pode recusar. Mas é que não tenho paciência com pessoas de má índole (falar em matar um animal a pauladas para mim é sinal de má índole).

Anônimo disse...

Direito de Defesa

1-) Por partes. Eu não estava desempregada quando adotei o albert. Fiz isso porque me afeiçoei a ele quando o vi jogado na porta da empresa que eu tive o desprazer de trabalhar um dia. Ele sempre se comportou bem - não sujava casa nem nada e aprendeu sozinho a usar a caixa de areia. Essa arte do computador foi a primeira e única que ele aprontou e espero ser a ultima.

2-)Veridiana

Me indica ai então um lugar que paga isso em faxina que me disponho a fazer imediatamente. Faço serviço doméstico desde os 11 anos de idade e sempre continuarei fazendo - acho que já tenho prática nisso porque já estou com 30 anos. Para informação geral, sou pos graduada em redes de computadores, graduação em engenharia elétrica telecomunicações e falo 4 idiomas. O problema é que as grandes capitais alegam que qualquer função é simples demais para receber salários médios que dirá altos e empresas não dão oportunidades as pessoas. Isso de plano de carreira não existe mais nesse país - me formei em 2006 e ainda não subi a gerente - continuo técnica. Empresário bom na minha opinião é aquele que ganha dinheiro sem precisar contratar funcionários.

3-)Reconheço ter expressado mal meu sentimento de revolta com o albert - de fato não sabia que este blog defenderia assim desta forma os gatos.
O que me chateia também é o fato de ninguem ao menos tentar concordar comigo - o que ele fez foi muito errado, causou um prejuizo indesejado e na hora mais errada possível. Não vi uma pessoa tentando me dar um concordo com voce mas nao irei esperar isso.

4-) Não sou desumana tanto é que tirei o albert do meio da rua e dei a ele um lar, comida e abrigo e faço o melhor por ele. No momento estou com muita raiva devido o que ele fez e tambem vim a este blog tentar entender o porque ele fez isso se estava se comportando antes. Não sou desumana a ponto de largar ele na rua sozinho denovo - Falar não é o mesmo que fazer - Também não bateria por mais que ameaçasse. Nunca bati nos meus animais e não pretendo começar a fazer isso.

5-) Sempre trabalhei muito pelas empresas que passei e não sera diferente na próxima - carrego as empresas nas costas sempre por ser minha natureza de dar o sangue onde estou. Nunca tive medo de trabalho e não vou começar a ter nunca - seja o que for que eu desempenhe. Reforço que vim a este blog somente tentar descobrir se o que ele fez é normal ou tentar ver se alguem passou algo parecido comigo. Não esperava reações assim tão violentas e prova que a desumana não sou de fato eu. Eu não colocaria da forma como voces colocam mas cada um cada um. Não irei mais postar nada aqui - não se preocupem - desisto da ajuda que procurei e como faço normalmente na vida irei me virar sozinha - aprenderei entao o que é ser mãe de gatos sozinha. Nunca neguei ajuda a ninguem na vida - não pretendo começar - esta aí a prova do albert que aqui esta a 3 meses bem vivo e bem tratado e assim vai continuar apesar de ser levado. Por hora ele ainda leva o record de teimosia da casa.

Acreditando encerrar o assunto e peço desculpas pela intromissão no universo de vocês a qual eu repito não irá acontecer denovo.

Melissa Cristina Rodrigues Weber

PS: Espero que nenhum de vocês tenha um prejuízo deste porte como eu tive.

Anônimo disse...

Tanto não é fake que continuo a responder o assunto - não perco tempo com assuntos inapropriados e não gosto de perturbar ninguem. só vim aqui tentar entender o porque do ocorrido - e asseguro que meu computador não estava dando bandeira não - estava guardado quieto na prateleira onde é unico local dele - o albert que foi mexer nele assim do nada. Reasseguro que se tentei falar do assunto até por alertar que talvez ninguem passe por isso - se esse alerta ajudasse alguem eu me daria por feliz. Acredito ser melhor encerrar o assunto e insisto não postar mais nada aqui.

Melissa Cristina Rodrigues Weber

Thaís Lima disse...

Alguém aí já criou gatos e cachorros ao mesmo tempo??
tenho dois cachorros em casa e por isso estou com medo de adotar um gatinho, pois não faço idéia de como poderei fazer o convívio ser saudável para todos.

Anônimo disse...

Olá! boa noite gostaria de saber oque fazer com um filhote de um mês e meio que adotei?Ele adoeceu da noite pro dia teve diarréia ficou bastante debilitado e gelado levei imediatamente ao veterinario que relatou-me um tipo de verminose e disse que a hipotermia ocorreu devido a pouca alimentação ja que recem nascidos(gatos)devem se alimentar de 3 em 3 horas e eu não o fazia.
Agora estou com ela em casa em tratamento com antibiotico leite adequado e horarios corretos mas sinto que ela não esta nada bem,se alguem puder me ajudar agradeço desde já,pois meus filhos ficariam muito tristes se ela não resistisse obg! Aguardo resposta Dayane

Anônimo disse...

Amei o texto acima, eu amo a vida, eu amo a natureza, amo os animais, são vidas que não merecem serem abandonadas ou maltratadas, jamais!!é como se fosse um filho meu! Parabéns Lauesg pelo texto! de fato muito bem elaborado e dedicado aos nossos bichinhos que tanto amamos!

Vitória Morgado disse...

olá, eu tennho 3 gatos, más um deles fas pouco tempo que adotei,, ela é um pouco brava, más ela é filhote,, o que é que eu faço, para eles se acustumarem um com o outro.

Unknown disse...

minha gatinha eu achei na rua a alguns dias tenho cuidado dela como minha filha , mas tem uma coisa que ta mi deixando muito agoniado e sem saber o que fazer mi da ate remocio , pois ela fica mamando na coberta e eu num sei o que fazer.

Carolina disse...

Adorei a dica!

Pati disse...

Ai gente, pior que de certa forma eu entendo a Melissa...Eu amo bichos, confesso que amo mais bicho do que gente. Sempre fui acostumada com cachorros, mas resolvi adotar um gato p/ fazer cia. ao meu cachorro que fica sozinho enquanto trabalho. Optei por um gato ao invés de cachorro pq me falaram que era mais fácil de cuidar, já tinha lido sobre gatos então comprei arranhador, brinquedinhos, enfim, tudo o que falavam que precisaria p/ um gatinho. Passei 2 semanas sem trabalhar só p/ dar uma atenção maior ao gatinho e p/ acostumar meu cão com ele.

Só que me arrependi fortemente, só não doei ele pq falam que o gatinho se apega ao dono(embora não pareça) e ficará triste. Ele está com 3 meses e não consigo deixar ele dentro de casa nem por 5min... Ele simplesmente não para quieto. Fica querendo pular na cortina, no sofá, comer fio, e gente, eu li muito sobre como educar, mas o bicho parece surdo...O fato de ele nem dar bola é o que mais me irrita. Muitas vezes xingo o gato, meu cachorro abaixa o rabo como se fosse com ele e o gato mesmo nada...Dou chances até q ele me tira do sério e eu simplesmente pego ele, coloco na área de serviço e deixo ele lá...Ele fica na área de serviço e pátio (que tem muro alto e por enquanto não dá p/ele pular). Fico pesquisando p/ver se encontro outras pessoas passando pelo mesmo, mas é muito difícil encontrar.

O que ainda não entendo é o fato de as pessoas acharem " bonitinho" o gato estragar as coisas, não darem bola p/isso, eu vejo isso como um elogio a crianças mimadas, que é algo que me tira totalmente do sério.

Me falaram que gato era inteligente, mas só me provam o contrário.

Dou muito carinho nele, mas a cada dia que passa dou menos pq as atitudes dele só me faz querer me afastar...

=(

Adry disse...

Adorei a sua resposta a este ser rude cruel e materialista. Leve o gato pra quem tenha sanidade e amor por Estes bichinhos. Melissa vc esta perdendo o juizo

Adry disse...

Tenho uma gata que nao estraga nada. Porque ela ja tem 1 ano. Filhotes crescem gente ignorante. Leiam Ai na net todas as informaçoes. EU pouco sabia sobre Gatos ,mas por amor to me informando e fiz ate o parto dela.Falar de falta de emprego é o fim da picada.todos passamos por desemprego e os gatos nao tem culpa. Deveria saber que filhote dar trabalho e as vezes prejuizo,mas a culpa é de quem nao se informou.

Anônimo disse...

Filhotes de gato com 1 mês pode tomar agua de coco ?!?!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...