Saúde

Recebi de uma amiga essa notícia da qual eu não tinha conhecimento. A prefeitura de São Paulo está realizando pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a castração gratuita de cães e gatos.

Agora não temos mais desculpas!

A castração colabora para diminuir o abandono nas ruas de ninhadas indesejadas, além disso reduz bastante a incidência de tumor de mama em gatas (fatal em quase 100% dos casos), zera a possibilidade de a fêmea ter piometra (infecção uterina, que pode levar à morte), evita marcação de território se o gato for castrado antes de adquirir esse péssimo habito, além de deixar o gato mais calmo, sem aquele desespero para sair de casa.

A castração diminui o interesse do gato em ir para a rua, mas não impede que ele saia! É obrigação do dono manter seus animais sempre longe das ruas, colocando telas em janelas, muros, portões, etc. Gatos e rua NUNCA combinaram!

Castrar os gatos (e cachorros) e mantê-los fora das ruas é a forma correta de cuidar de nossos animais!

Dêem uma olhada onde está escrito "Links", no final da página desse endereço a seguir.Tem uma porção de links para idéias de enclosures (cercado para gatos não irem pra rua) muito utilizados fora do país. http://home.comcast.net/~u62/enclosure.html

A questão de manter os gatos em casa é que um gato sem acesso às ruas pode chegar até 15 anos, ou bem mais, enquanto que um gato que tem liberdade para dar suas voltinhas geralmente tem tempo médio de vida de 3 anos.


Segue abaixo o link com as informações do CCZ para a castração gratuita!

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=27421


Abraços!



16 comentarios:

Tamara Allgäuer de Melo. disse...

Geeeeeeeente como amo seus desenhos!!!!!!!!!!!
Muito importante esse seu post.
A POSSE RESPONSÁVEL É CONDIÇÃO ÚNICA DE TODO SER HUMANO DESSE PLANETA!!
Pena que a própria prefeitura use um termo que nós protetores de animais queremos mudar: Castração, pois tem uma conotação negativa para leigos.
O termo adequado e cada vez mais difundido é ESTERILIZAÇÃO.
QUEM AMA, ESTERILIZA.
Lauesg, parabéns pela iniciativa!!
Grande beijo.
Tamara e Dolores.

Lauesg disse...

Rs... Obrigado Tamara e Dolores! :^D

Que bom que gosta dos desenhos. Estou planejando mudanças simples para o visual blog que darão mais ênfase às ilustrações, que são o diferencial divertido do Tudo Gato, o que chama a atenção para ler um post grande como esse! rs...

Pois é... "castração" é uma palavra repulsiva mesmo! hahaha... Prometo que corrijo nos próximos! Obrigado pelo carinho! :^D

Nana disse...

Lauesg :
Muito bom esta informação!!!
Pena que lá na Zoonoses os animaizinhos que estão lá são castrados muito cedo.
Peguei a Cristal e a Madona lá...
Qdo fui lá procurar uma irmã para a Cristal ví Madona e foi amor a primeira vista, mas ela ainda não havia sido castrada. Tinha 2 meses e meio e 250g ache um crime castrá-la tão pequena!!Disse que até me comprometia a assinar um termo que se me deixassem tirá-la sem castrar a castraria assim que crescesse um pouco, mas não foi possível, no dia seguinte a castraram no outro a peguei.
Por conta disso ela teve uma infecção mto grande (peritonite) e quase a perdemos.
Mesmo assim levar seus próprios animais lá não tem nada haver com isso!!
Bjs

Lauesg disse...

Olha só Nana! Não sabia desse lance de castrarem os bichinhos tão cedo!
Obrigado pela informação.

Grande abraço!

Anônimo disse...

ola quero falar que eu vou ganhar um cachorro e quero castralo.Você pode me ajudar?

Cristine disse...

Gente...por favor, não confundam as coisas!

Qq gato castrado, assim com em qq tipo de cirurgia, pode pegar infeccção e inflamação!
Se houve algum problema foi falta de limpeza da parte de quem fez a castração!

Isto nada tem a ver com a idade do animal, pelo contrário, já me falaram q é muito mais saudável castrá-los bem jovens, antes do período de cio (q acontece entre 5 e 6 meses)!
Com meus gatos foi assim e são todos muito saudáveis!!!
Abçs, Cristine

Lauesg disse...

Cristine, Obrigado pela informação! Eu realmente não saberia dizer qual é a melhor idade, claro que antes do primeiro cio, mas a partir de quantos meses seria o ideal?
Não publiquei nada assim ainda porque não tive essa informação vinda de um veterinário.
Muito obrigado pelo comentário!

Abraços,
Lauesg - Tudo Gato

Angelita disse...

euu qru castrar o meu gato , ois direto aparece um gato em meu quintal qee bate nele e o coitado fica todo quebrado, mas moro em itapevii e onde tem um lugar por perto que eu osso castra-lo de graça. meu e-mail é angeel.cat@hotmail.com see voces puderem me mandar um e-mail com os dados para mim seguir agradeço!
Angelita

Unknown disse...

moro na vila rubi interlagos gostaria de saber qual local mais prossimo para fazer a castraçao das minhas gatas gratuitamente

Anônimo disse...

eu moro em Parelheiros e dou Parabens pelos colaboradores que ajudam a diminuir os abandonos e a infestação de gatos que nasce sem destino. se possivel mande o endereço onde possa castrar meu gato gratuitamente no e-mail augustorf10@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu moro em em São Paulo na região Interlagos e queria muito cadastra minha gata gratuita.Qual local mais proximo?
Obrigada Beijos..

Unknown disse...

bom dia eu moro em são matheus e gostaria de saber qual local mais prossimo pra fazer a castração da minha gatinha gratuitamente pq ela e muito novinha e ja deu cria de 5 gatinho obrigado ana

caroline disse...

Oiie meu nome caroline tanho 11 e moro no eliza maria e queria castra a minha gata pq ela ja deu 4 crias e eu queria muito crastrala e uqria saberer o local que se cratra garuidamente

Anônimo disse...

VOCÊS ESTÃO PREOCUPADOS COM CÃES E GATOS? TUO BEM AS VEZES ELES SÃO CHATOS MESMO...

MAS A LONGO PRAZO ESSA DIMINUIÇÃO DE "PREDADORES" NAO VAI FAZER COM QUE A POPULAÇÃO DE "PRESAS"(pragas como os ratos) AUMENTE?????

SE A LONGO PRAZO CASTRANDO 3-6 GATOS POR DIA DIMINUIREMOS AO LONGO DE 10 ANOS 66.000.000 E OS RATOS Q ESSES GATOS TODOS COMERIAM QUEM COME? OS CASTRADORES? AXO QUE OUTRAS MEDIDAS DEVEM SER TOMADAS EM RELAÇÃO AO DESBALANCEAMENTO DAS POPULAÇOES DE ANIMAIS

Anônimo disse...

Quer dizer então que os gatos são obrigados a trabalhar de graça para os seres humanos. Existe uma forma mais correta de acabar com o problema da superpopulaçao de ratos assim como também de baratas nas cidades, é só dar a destinação adequada para os rejeitos por exemplo não deixando restos de comida pelas ruas e terrenos baldios que são transformados em verdadeitos lixões. Os gatos não tem que limpar a sujeira dos humanos, não são nossos empregados. Eu faço a minha parte, se cada um fizer a sua eles serão libertos da escravidão a que vem sendo bubmetidos há muuuito tempo. Pense nisso, eles não podem assumir a responsabilidade pelo desequilibrio ecológico, mas sim os verdadeiros culpados, os humanos.

Anônimo disse...

Sr. Anônimo preocupado como os ratos...

Eu sei o que você pode fazer para acabar com os ratos: cace-os, cozinhe-os ou frite-os, depois coma com bastante tempêro!


Ah!... Os meus gatos só comem Whiskas! Se quiser acabar com os ratos, coma você os roedores!

Postar um comentário

Olá!
Estamos muito gratos por receber seu comentário aqui no Tudo Gato!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...